Pé na estrada! Três destinos para viajar e curtir no inverno gaúcho

Foto: Nauro Júnior, Banco de Dados ZH
Foto: Nauro Júnior, Banco de Dados ZH

Sara Bodowsky gosta de comer bem, não dispensa um bom vinho e conhece como ninguém os melhores passeios Rio Grande do Sul adentro. A autora do blog Roteiro da Sara compartilha três dicas de viagem para curtir as baixas temperaturas no RS.

Para viajar sozinha: Vila Flores

“O nome é bucólico, e a cidadezinha, também. O caminho é simples: passando Veranópolis, Vila Flores é logo em seguida. Tem filó italiano, a celebração da fartura que os imigrantes nunca encontraram no Brasil, o ano todo: comidas típicas, vinho e muita festa. Uma sugestão de hospedagem é a Pousada dos Capuchinhos (foto abaixo), que até 2006 abrigou o Seminário Santo Antônio. Com piscinas de água térmica, é também opção para famílias.

00abd25b

Mas é possível fugir do burburinho, curtir os bosques que circundam o local e apreciar a paisagem. Entre as atrações, vá até a Casa Fiori, onde desde 1913 é produzido o famoso pão da nona – não à toa lá também é chamado Villa do Pão (no detalhe abaixo). Além de levar um para casa, deguste uma fatia com schimia e nata lá mesmo, acompanhada de um café com leite. Curta também os jardins e o trabalho em barro da L’Arte Ceccato, com muita história e uma energia vibrante. Desbrave a cidade devagarinho, sem pressa.”

00c5d528

 

Ama viajar? Espia também
:: Road trips pela América do Sul: 8 sugestões de roteiros para fazer de carro
:: 5 festivais para curtir ao redor do mundo
:: 5 roteiros de bate-e-volta para fazer com a família no feriado

 

Para ir com as amigas: Sant’Anna do Livramento (e Rivera)

“Meu amor pelos pagos celestes faz com que me sinta em casa em Livramento. Talvez porque a cidade brasileira e a uruguaia, Rivera, sejam praticamente a mesma – divididas por uma praça e uma rua. Impressiona que essa linha seja ainda mais clara nos costumes e na cultura dos dois povos, tão parecidos e ao mesmo tempo, tão singulares. Livramento está renovada, com praças e ruas melhoradas e foco no turista. Já em Rivera, em alguns momentos, me sinto em Montevidéu.

00c5d529

Na fronteira: duas cidades em um passeio

Aproveite para curtir o frio com muito vinho e assados – existem restaurantes ótimos nos dois países. Ah, não esqueça dos doces lácteos maravilhosos e dos queijos uruguaios (que vêm de Nueva Helvecia, colônia suíça no coração do país vizinho) – em Rivera, não deixe de visitar a loja Le Carroussel. É claro, os free shops também são uma atração e seguem valendo a pena com seus preços, ainda que não tão convidativos quanto há uma década. Em Livramento e Rivera, praticamente todos os hotéis são próximos da fronteira – deixe o carro e aproveite para caminhar.

00c5dd8a

Para fãs de queijo: a loja especializada Le Carroussel

 

Para curtir a dois: Pelotas

A Princesa do Sul está voltando, ainda bem, a ser um destino interessante para quem quer conhecer uma região rica em cultura e história gaúcha e brasileira. Além das charqueadas, que abrem suas portas para hospedar turistas que querem curtir um ambiente rural e romântico, o Mercado Central foi remodelado há pouco tempo e tem opções gastronômicas para todos os gostos.

0072525b

Volta ao passado na Charqueada Santa Rita

E nem preciso dizer que os doces portugueses conventuais (que são feitos especialmente com ovos e açúcar) são um motivo delicioso para visitar a região. Os restaurantes vão desde os mais sofisticados, como o Madre Mia e o Chu, até o famoso xis Bebum do Circulu’s (filé preparado no vinho) e o café no balcão do Aquários (aproveita e pede também o sanduíche Hiper, com seis camadas de pão de forma e recheado com presunto, pernil, lombo, chester, salame… por aí vai!).

00ab3204

Chu: alta gastronomia e ambiente requintado

Ah, e faz isso por mim? Vai até o Laranjal (te agasalha!) e toma um chimas sentado em um banco à beira da Lagoa dos Patos, sentindo o frio no rosto e ouvindo Kleiton, Kledir ou Vitor Ramil.

 

Leia mais
:: Jornalista e fotógrafa gaúcha conta sua experiência ao percorrer o histórico Caminho de Santiago
:: Turismo de luxo: Donna faz um tour por hotéis e restaurantes cinco estrelas em Paris e Amsterdã

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna