Rainhas das telas! 7 filmes essenciais para você conhecer o universo das drag queens

Elas são as rainhas da noite por aqui e em Nova York. Conhecidas pelos exageros, elas entraram na esteira de programas de TV, premiações musicais e os holofotes da cultura pop se voltaram para as drag queens. Por isso, nós aqui da revista Donna separamos sete filmes que são essenciais para você conhecer o universo desta das drag queens.

:: 10 frases que um filho ouve dos pais quando conta que é gay
:: #GayIsOK: marca de beleza Lush doa renda de produto para instituições LGBT

1. A Gaiola das Loucas (1978)

Clássica comédia franco-italiana em que Ugo Tognazzi e Michel Serrault vivem um casal gay às voltas com a visita dos pais da noiva do filho de um deles, que não podem desconfiar de sua homossexualidade, muito menos de que são donos da boate de transformistas que dá título ao filme. Em 1980, a mesma dupla protagonizou uma sequência, também dirigida por Édouard Molinaro: ambos imperdíveis.

2. The Birdcage – A Gaiola das Loucas (1996)

Refilmagem hollywoodiana do sucesso dos anos 1980, com os ótimos (ainda que um tanto histriônicos, mas, vá lá) Robin Williams e Nathan Lane revivendo o casal homossexual da terceira idade com quase tanta graça quanto no original acima – e com direito a trilha sonora atualizada para a Miami dos anos 1990.

3. Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)

Talvez o mais emblemático filme sobre drag queens já produzido, é impossível resistir à união de excelentes atores, música melhor ainda e dramaturgia da melhor qualidade – sem falar, é claro, na fotografia deslumbrante do deserto australiano, por onde acompanhamos a viagem de duas drags (Hugo Weaving e Guy Pierce) e um travesti (Terence Stamp) rumo a um show.

4. Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar  (1995)

Se a história em muito lembra a de Priscilla, as drags hollywoodianas primam por exibir facetas para lá de inusitadas de atores marcados por heróis viris de filmes de ação: Wesley Snipes e Patrick Swayze montados são um deleite para os olhos, e John Leguizamo cumpre bem o papel de mais esganiçado do trio.

5. Ninguém é Perfeito (1999)

Por favor, mantenha os lenços por perto ao assistir a este hipersensível filme dirigido pelo mestre das lágrimas Joel Schumacher: após sofrer um derrame, o policial ultraconservador e megamachão vivido por Robert De Niro vê sua reabilitação depender das aulas de canto ministradas pela drag queen do apartamento ao lado, maravilhosamente interpretada por Philip Seymour Hoffman.

6. Kinky Boots Fábrica de Sonhos (2005)

Ninguém melhor do que uma drag queen para convencer o herdeiro de uma fábrica de sapatos a voltar a produção para modelos-fetiche tamanho acima de 40 na tentativa de salvar o negócio da família. Na pele de Lola, a extravagante drag convertida em designer de calçados, está Chiwetel Ejiofor, protagonista de 12 Anos de Escravidão (2013).

7. Pageant (2008)

Documentário que acompanha cinco participantes do concurso The Miss Gay America, maior competição do estilo disputada nos Estados Unidos – ao estilo de RuPaul’s Drag Race, o reality show televisivo responsável pelo grande boom de volta das drags aos holofotes da cultura pop.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna