Reforma prática em casa: 5 ideias que ajudam a transformar um ambiente

Foto: Lio Simas/Divulgação
Foto: Lio Simas/Divulgação

É quase um senso comum: todo mundo sempre quer mudar algo em casa, mas com praticidade, resolução rápida e custos moderados. Quando o orçamento está curto, é interessante focar em grandes extensões, como a capa de um sofá – normalmente o maior móvel da sala –, ou uma cor de impacto.
Reciclar uma peça antiga também é uma dica para os que adoram novas ideias. Quando uma obra se faz necessária, vale optar pelo material que interdita o ambiente por menos tempo, evitando efeitos cascata e imprevistos.

Selecionamos cinco projetos em que um dos pontos de destaque da foto é exatamente a solução mais prática.

Esta sala no litoral de Santa Catarina (foto acima) não teria o mesmo impacto visual sem os tijolinhos. O projeto da designer de interiores Fabiana Zeferino, porém, dispensou retirada de reboco e uso de cal para o efeito branco: é um papel de parede alemão.

A arquiteta Mariana Fogliato renovou a geladeira de modelo branquinho e tradicional ao adesivar o eletrodoméstico. O resultado é uma peça vintage que combinou com a textura contemporânea na parede.

Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação

Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação

No dormitório abaixo, projeto do escritório Bem Bolado, as cortinas com tecido da Casa Rima no lugar das portas do armário são puro charme. Mas também é uma forma diferente de reciclar um móvel usado.

Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação

Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação

O arquiteto Fernando Schwalm dá boas dicas para quem quer aderir às capas de sofá: zíper no lugar de elástico (que pode ceder com o tempo), e tecidos como sarja e lona. E conta: “As pessoas antes pediam capa mais justa, quase que para disfarçar. Agora, é mais comum assumir o visual”.

Foto: Adriana Franciosi/Divulgação

Foto: Adriana Franciosi/Divulgação

O living com jeitinho clássico light criado pela arquiteta Manoela Py foi pensado desde o início com este piso vinílico com aparência de madeira. Mas o material é sinônimo de praticidade: alguns modelos podem ser instalados sobre o piso antigo, o que reduz custo e tempo de obra.

Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação

Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação

Leia mais:
:: Dicas para decorar sua casa com estampas geométricas
:: O amarelo é a cor da vez na decoração para compor uma proposta sofisticada
:: Hits dos anos 90 podem ser usados novamente na decoração, agora repaginados e mais clean

Leia mais
Comente

Hot no Donna