Roteiro! Uma seleção de lugares em Porto Alegre para desfrutar o melhor da primavera ao ar livre

Não fez tanto frio neste inverno, vamos combinar. Tampouco fará nos poucos dias que ainda restam para a estação dar passagem à chegada da primavera. E primavera é primavera, vai dizer? O espírito da gente parece receber uma injeção de ânimo e entusiasmo. Dá vontade de sair mais cedo e voltar mais tarde para casa. Sair para fazer qualquer coisa: tomar um café, um sorvete, caminhar pela rua, sentar em meio ao verde, fazer algumas comprinhas, sorver um chope gelado, almoçar sem pressa. O roteiro sugerido tem opções para todas essas ideias, mas sempre com uma única coisa em mente: não deixar de viver à luz do sol e a céu aberto. Afinal, isso é primavera.

:: Peru muito além do mochilão: por que o país andino nunca esteve tão na moda
:: Um roteiro pelos mercadinhos chiques de Porto Alegre

Floricultura Winge

Casais de namorados, solitários em busca de sossego, famílias inteiras, donos de cachorros: é extensa e variada a turma que descobriu e aderiu a um dos programas mais lúdicos e prazerosos de Porto Alegre – o passeio com paradinha para um café na Floricultura Winge. Localizada na rua Dr. Mário Totta, no bairro Tristeza, há mais de um século, recebe admiradores de plantas e jardinagem em um terreno de 33 mil metros quadrados. Quer caminhar, escolher plantas e temperos, montá-las em lindos vasos e desopilar dos problemas em um lindo dia primaveril? Não deixe de conhecer – sem pressa.

00b1e1c7

Em uma casinha romântica, construída no século passado e localizada logo à direita de quem entra funciona o Café & Prosa, que oferece as mais variadas delícias para um pit stop a perder de vista. Tortinhas salgadas e doces, sanduíches, sucos, chás e cafés podem ser apreciados na parte interna, com janelões para o jardim ou nas mesinhas embaixo de árvores e ombrelones. Pedida certa pela maioria é o cappuccino com Nutella, a torta de nozes com damasco e o panini recheado com presunto, queijo e tomate. Dica de programinha maravilhoso? Chamar as amigas, pedir um clericot ao entardecer e voltar com alguma recordação plantada em um lindo vaso desse magnífico refúgio da cidade.

00b1e1c3

Viva Open Mall e Shopping Paseo

Passear no shopping e olhar para o céu: sim, é cada vez mais possível fazer esse tipo de programa em Porto Alegre. O conceito de viver fora de quatro paredes começou com o Paseo Zona Sul e intensificou-se com o Viva Open Mall. Unir o prazer das compras com almoço ou jantar e café ou chopinho ao ar livre nunca foi tão prazeroso. Inaugurado há seis meses, com bicicletário à disposição e conceito pet friendly, o Viva Open Mall tem suas particularidades, como a loja conceito da Neugebauer e seus 30 sabores de Bib’s – 22 deles exclusivos. Outra deliciosa parada é a Chocólatras Anônimos, que oferece um cardápio incrível de confeitaria. Destaque para a Tortinha Tricolor – a preferida de um…. Colorado! Sim! O craque D’Alessandro é fã e não vive sem esta mistura de chocolate amargo com trufa ao leite e trufa branca.

Abertura do Viva Open Mall © 2015

Outro inquilino do shopping, o Vermelho Grill serve desde os seus janelões ao fundo do restaurante a vista incrível do verde do Parque Germânia. A estrela principal do cardápio é a carne vermelha, proveniente de rebanhos de gado de raças britânicas, de criadores que atuam produzindo animais jovens, de carne macia, saborosa, com marmoreio, sem gordura em excesso e muito saudável. Dentre os cortes oferecidos pela casa estão o assado de Tiras, T-bone, Prime Rib, Entrecot, Bife de Chorizo e Master Beef. Quer uma dica de acompanhamento? Purê de mandioquinha com bacon. Delícia! Criada para ser considerada um paraíso de presentes e lembranças, a Borogodó Chic convida qualquer um a se perder entre suas prateleiras de detalhes para a casa.

Presente no espírito de quem vive a Zona Sul, o Paseo é ótima parada para os botequeiros de plantão, que adoram bebida e comida de boteco. Logo na entrada, Natalício e Tirol dividem preferências com petiscos, caipirinhas e chope gelado. A Babbo Giovanni é uma pizzaria italiana tradicional de cujo forno à lenha saem pizzas deliciosas. Se a fome for grande, minha dica é pedir o pão de calabresa com muzzarela de entrada – e comer a sobremesa a alguns passos dali, na gelateria Gianluca Zaffari. O chocolate com amêndoas é sempre uma ótima pedida.

:: 4 dicas para a decoração da sua casa ficar com ar de primavera
:: Os novos sabores de primavera da deliciosa sorveteria Arte Freddo

Florêncio Ygartua

Na mesma região da incensada Padre Chagas, a Doutor Florêncio Ygartua vem se consolidando como a rua que não permite mais passar em branco tamanho o número de atrações que ali estão abrindo suas portas. No primeiro quarteirão, entre as ruas Mostardeiro e 24 de Outubro, a loja Artenossa ganhou deliciosas companhias. Para quem não conhece, a Artenossa foi uma das pioneiras neste endereço – e é um dos destinos mais procurados por quem curte decoração. Aos sábados de manhã, a portinha de entrada estreita dá acesso a um amplo salão abarrotado de produtos e vive um incessante entra e sai de pessoas (mulheres na maioria) buscando desde móveis rústicos até objetos de porcelana.

Vizinho à Artenossa, o Mercado Brasco virou point de quem curte produtos orgânicos e selecionados ao melhor estilo empório, pão fresquinho e uma cervejinha gelada tomada no bico mesmo, em momento superdescontraído de jogar conversa fora nesse período de temperaturas amenas. Ao lado do Brasco, a Chocolates Prawer, que dispensa apresentações, colocou mesinhas na calçada para oferecer uma variedade de cafés e um delicioso e superespecial chocolate quente de experimentar de joelhos.

00b1dcfc

Se esticar os olhos, do outro lado da rua, bem em frente, verá um paraíso de gelados. É a Arte Freddo. Antes localizada na rua Miguel Tostes, a sorveteria de gelatos artesanais mudou-se para a Florêncio, trouxe os antigos e conquistou novos clientes. Não é para menos. Experimentei as quatro novidades da nova estação e não sei dizer qual é a melhor: Laranja, Manga & Gengibre, Detox (abacaxi, maçã, hortelã, couve e gengibre), Morango e Nerissimo (chocolate com base de água, levíssimo).

00b1dcff

A quadra entre as ruas 24 de Outubro e Padre Chagas tem um perfil mais gastronômico. O caçula do pedaço é o 20Barra9, restaurante despretensioso e com conceito de bar que serve espetinhos, hambúrgueres e sanduíches com carne de churrasco. Bom é sentar em um dos bancos da rua, comer, beber e ver a vida passar. Ao lado, o Press Hilário, primogênito da região, mantém o alto movimento de locais e forasteiros com seu cardápio variado. A fim de um belisque rápido? Não deixe de pedir uma das pizzas de massa fininha e receita guardada a sete chaves. Do outro lado da rua, o Maryaki e o Amêndoa dividem os comensais a fim de um almoço descompromissado. Enquanto o Maryaki caracteriza-se por uma gastronomia funcional, sem glúten, lactose e fritura em seu cardápio repleto de saladas e grãos, o Amêndoa faz as vezes de restaurante durante o dia e champanharia à noite.

Café/Bar Area 51

00b1dcf1

A produtora Zeppelin Filmes e a escola de atividades criativas Perestroika criaram a Area51, um complexo cujo objetivo é funcionar como um polo inovador para experimentos tecnológicos, didáticos, culturais, audiovisuais e empreendedores. O que pouca gente sabe é que foi inaugurado ali um café/bar. Localizado no prédio centenário do antigo seminário Concórdia, é praticamente um oásis na movimentada Lucas de Oliveira, no bairro Bela Vista. Tem à disposição mesas, cadeiras e espreguiçadeiras em meio ao verde – e com direito até à companhia de hortas orgânicas ao redor. O local bomba mesmo no final de tarde e à noite, quando alunos da escola deixam a aula para o intervalo ou resolvem voltar mais tarde para casa. Aberto ao público, oferece um conceito de café e bar, com cardápio de drinques, como caipira, mojito e piña colada, vinhos, cervejas e espumantes. Há até opções de picolés alcoólicos. Funciona diariamente das 8h às 22h. Na sexta, o expediente estende-se até a 1h. O bicicletário é um convite para tirar a magrela da garagem aos sábados, estacionar no Área 51 e pedir um café com farroupilha para o desjejum embaixo das árvores e ao som dos passarinhos ao redor.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna