Hotlist: 11 rótulos de espumantes e vinhos para uma ocasião especial

Por Destemperados

Entre champanhas, espumantes e vinhos, este rótulos têm a capacidade de deixar almoços e jantares ainda mais agradáveis. Eles também caem bem como presente em datas especiais

v700b9f53c


ANTINORI TIGNANELLO 2011

Este italino da Toscana é composto de uvas 80% Sangiovese, 15% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc. Amadurece 12 meses em barricas de carvalho e 12 meses em garrafa. Acompanha bem pratos da culinária italiana, como assados, massas e risotos.

v800b9f4cb

LUIZ VALDUGA
Produzido com varietais diversos, o que dificulta uma possível repetição, esse sofisticado vinho da Casa Valduga é uma homenagem ao patriarca da família Valduga. Denso, forte e com final prolongado, combina bem com carnes e massas com molhos.

v400b9f4c1

POUILLY-FUISSÉ BOURGOGNE WINES
Com cor variando entre o amarelo pálido e o ouro denso, esse vinho branco tem notas de amêndoas e avelãs, além de um toque cítrico, em sua composição. No sabor, é bem delicado.

Leia também:

:: Estudo afirma uma taça de vinho equivale a uma hora de academia
:: Cinco dicas para começar a apreciar vinhos e espumantes
:: Vídeo: passo a passo para abrir e servir espumantes

v200b9f4b2

POMMERY BRUT ROYAL CUVÉE LOUISE
Localizada em Champagne, na França, a Maison Pommery tem uma cave subterrânea com 18 quilômetros de túneis escavados, que são capazes de abrigar mais de 20 milhões de garrafas. Entre os rótulos produzidos pela cave está o Pommery Brut Royal Cuvée Louise, feito exclusivamente com uvas de vinhedos Grand Cru e em anos especiais – a colheita dessas uvas é manual. De cor amarelada, a bebida encanta já no visual. Tem aroma de nozes e castanhas. Na boca, mantém o sabor por tempo prolongado.

v300b9f4b8

CAVE GEISSE BRUT 2002
Produzida em Pinto Bandeira (RS) – 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir –, essa espumante ficou em guarda ao longo de 14 anos, tempo que fez com que ele absorvesse diversos aromas.
De cor dourada intensa, tem aroma de frutas secas e especiarias. Harmoniza bem com pratos com molhos bem condimentados.

v700b9f4c6

 

BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2008
Considerado um dos maiores segredos dos produtos de Brunello, este vinho teve sua produção em apenas 200 caixas. Entre os adjetivos que já recebeu em premiações estão fenomenal, soberbo e incrivelmente puro. Este tinto, produzido com uvas Sangiovese, combina com pratos fortes, como javali assado, lasanha de cogumelo, picanha suína e queijos maduros.

v00b9f53b

CATENA ZAPATA ESTIBA RESERVADA 2006
Formado pelas uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec, este tinto só é produzido em anos de safras especiais. Vinho preferido da família Catena Zapata, descansam em barris de carvalho francês por 24 meses. Desta safra de 2006, foram produzidas 34.700 garrafas. Trata-se claramente de um vinho de guarda. Combina com cordeiro e carnes grelhadas.

120165-TAITTINGER-Catalogue12/13

CHAMPAGNE TAITTINGER MILLÉSIME BRUT 2008
Produzida com uvas selecionadas de vinhedos Grand Cru, essa champanha tem notas de chá verde e toques cítricos e florais. É feita com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, pelo método champenoise. Ideal para ser consumido junto a aperitivos, esse rótulo é também o acompanhamento ideal para peixes ou carnes brancas.

v600b9f546

GIUSEPPE MASCARELLO E FIGLIO BAROLO SANTO STEFANO DI PERNO 2006
Esse tinto é denso, com notas de cereja, morango silvestre e couro. Amadurecido em carvalho esloveno por 36 meses, combina muito bem com cordeiro assado e batatas, carne bovina marinada ao vinho e polenta.

Reprodução

Reprodução

TIKAL LOCURA 2006
Este tinto é composto por 85% Malbec, 10% Bonarda e 5% Torrontés vinificada junto com a Malbec. Vinho de sabores intensos e rótulo diferenciado, tem uma produção bem pequena e maturação de 18 meses de carvalho francês. Harmoniza bem com carnes grelhadas e carnes de caça. Trata-se de um tinto robusto com muitas nuances.

v5Amour de Deutz

AMOUR DE DEUTZ MILÉSSIMÉ 1999 BLANC DE BLANCS BRUT
Considerado um champagne de acabamento impecável, o Amour de Deutz Miléssimé 1999 Blanc de Blancs Brut foi produzido com uma das melhores safras de Chardonnay já vistas. Rótulo exclusivo de safras especiais, tem uvas Grand Cru de Avize, do Le Mesnil Sur Oger e de Villers Marmery. Tem aroma de avelã, pão torrado e fava de baunilha.

Leia mais
Comente

Hot no Donna