Run, baby! 10 dicas para quem quer começar a correr

Foto: Charles Guerra/BD, 19/4/2013/Agência RBS
Foto: Charles Guerra/BD, 19/4/2013/Agência RBS

Cada vez mais praticada pelos brasileiros, a corrida requer alguns cuidados para garantir os benefícios. O atleta e treinador esportivo Rodrigo Baltazar, da Newpace Assessoria Esportiva, de Florianópolis, listou 10 dicas imprescindíveis para quem vai começar no esporte.

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1. Faça uma avaliação física com seu médico
Exames como a ergoespirometria e o ecocardiograma são fundamentais para avaliar a capacidade aeróbica e, consequentemente, a intensidade do treino. Os exames também alertam para problemas cardiovasculares como arritmias e hipertensão que precisam ser tratados e supervisionados antes de começar a correr.

2. Adquira um bom par de tênis
Se você já deu os primeiros passos ou está iniciando a prática da corrida, deve começar com um tênis adequado ao seu tipo de pé e pisada. Um treinador ou fisioterapeuta podem ajudar na escolha do modelo mais apropriado.

3. Siga uma orientação especializada
Embora você possa melhorar a aptidão física correndo por conta, é muito melhor seguir um plano de treinamento – especialmente se o seu objetivo é correr uma prova de 5km, 10km, meia maratona ou maratona. Junte-se à uma assessoria esportiva ou um grupo de treinamento local para que você possa treinar com outras pessoas e obter a orientação de um treinador.

4. Varie o ritmo da corrida
Correndo sempre numa velocidade constante e sem novos estímulos – correr em subidas e fazer os famosos treinos de tiros – fazem com que sua corrida estacione e você não melhore seus tempos ou alcance os novos objetivos.

5. Corra em lugares diferentes
Assim como você não deve executar o mesmo ritmo todos os dias de treino, também não deve treinar no mesmo lugar todos os dias. Buscar novos locais e variar o terreno, não só irá manter as coisas divertidas e interessantes, mas também irá ajudá-lo a melhorar seus pontos fracos. Isso pode melhorar a sua corrida nas subidas ou encontrar um ritmo consistente em um terreno plano.

6. Mantenha um diário de treinamento
Escrever uma agenda de treinos detalhada, compartilhar seus treinos em redes sociais ou gravá-los em um aplicativos vão ajudá-lo e inspirar à ser consistente. Isso acabará por aumentar seu condicionamento físico.

7. Não treine sozinho
Às vezes, correr só é exatamente o que você precisa. Mas o treinamento com parceiros, dependendo da ocasião e do objetivo, pode ajudar a manter as coisas divertidas e inspiradoras. Cuidado para não correr com alguém que tenha um ritmo muito mais forte ou muito mais fraco que o seu.

8. Fique mais forte
Se você quer ser um corredor consistente tem que fazer mais do que apenas correr. Para evitar lesões por sobrecarga e diminuir a fadiga durante a corrida, fazer exercícios e treinos para fortalecer os músculos são fundamentais. Os mais indicados são pilates, treinamento funcional e musculação.

9. Inscreva-se para uma prova
Estar inscrito numa prova que está de acordo com o treinos à serem executados, fará com que você esteja motivado a cada dia.

10. Pratique a paciência
Seja paciente. Melhoras de qualquer tipo levam tempo. Saiba que isso é uma parte essencial do processo de tornar-se um corredor, planeje seus objetivos a curto, médio e longo prazos, mas não queime etapas para alcançá-los.

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