Saiba como administrar melhor o tempo: veja dicas para fazer 2017 render

Por Rossana Silva, especial

Enquanto você começa essa leitura, provavelmente já tem em mente quais são as suas metas de Ano-Novo. E talvez sejam as mesmas de Gabriela, Caroline, Larissa, Geanina ou Simone. Elas são cinco das muitas leitoras que responderam ao nosso chamado nas redes sociais, pedindo que compartilhassem com a gente as resoluções para 2017 para além dos desejos de paz, amor e saúde, o que cada uma se propõe a fazer, aprender, começar, melhorar no ano que se inicia. Algo que dependa, antes de tudo, de dedicação e persistência. E, claro, das dicas de especialistas para apontar o caminho nossa parte no trato.

Nas histórias dessa reportagem, você vai se identificar com ao menos uma das cinco metas escolhidas justamente por serem desejos de muitas de nós. E verá por onde começar. Ao longo do ano, vamos acompanhar como as cinco leitoras estão se saindo na empreitada. Inspire-se e faça acontecer em 2017.

Leia também
:: Sua meta de ano-novo é ter uma alimentação mais saudável? Confira as dicas para cumprir esta resolução
:: Consumo consciente é sua resolução para o ano? Confira dicas para cumprir essa meta

CAROLINE MACHADO MARTINS, 32 ANOS, ESTUDANTE DE ENGENHARIA CIVIL

“Acordo às 6h e vou dormir às 22h, sempre com agenda supercheia e corrida. Tenho dois filhos, Diego, quatro anos, e Arthur, dois anos, e estou grávida de quatro meses. Não trabalho fora, mas apoio alguns trabalhos do meu marido, que é autônomo. Além disso, estudo Engenharia Civil na UFRGS. A cada fim de semestre, é um turbilhão. Por isso, a administração do tempo é meu principal desejo para 2017.”

11

Se a organização do tempo, por si só, é um dos maiores desafios contemporâneos, a tarefa costuma ser ainda mais difícil para as mulheres sobre elas tende a recair o maior peso das atividades domésticas e do cuidado com os filhos.

– É cobrada da mulher a capacidade de dar conta de uma série de tarefas muito diferentes entre si – destaca a coach Mileine Vargas.

Quem tem filhos pequenos sabe que os ponteiros do relógio parecem dar voltas mais depressa. Para elas, Mileine costuma lembrar que a relação com o tempo vai mudando conforme as crianças vão crescendo. Ao ganhar independência, os pequenos liberam espaço na vida das mães. Enquanto isso não acontece, os coachs Mileine Vargas e Gabriel Carneiro e a jornalista Ana Cardoso, autora do livro A mamãe é rock, indicam o caminho para que Caroline – e outras leitoras nesta situação – consigam ter um 2017 em harmonia com a agenda.

PRIORIZE JÁ

  • Comece a organizar suas tarefas, respeitando uma escala de importância. Para definir as prioridades, pense no que traz resultado efetivo (e não necessariamente financeiro) para você, como trabalhar, cuidar dos filhos ou estudar. Com base nesse critério, elimine da agenda o que você vinha fazendo mesmo sem obter retorno.
  • Se a prioridade do dia for, por exemplo, ir à academia, tente cumprir essa tarefa preferencialmente no início da manhã, liberando espaço para outras atividades no restante do dia.
  • Estabeleça um máximo de 10 itens para cada dia e sinalize três como prioridade. As restantes devem ser importantes, mas não urgentes. Podem pular para a lista do dia seguinte.
  • Talvez o tempo que lhe falta esteja se esgotando no WhatsApp, nas redes sociais ou diante da TV. Identifique suas principais distrações.

ORGANIZE

  • Tenha um quadro na cozinha ou no escritório para colar, em post-its, lembrando o que precisa ser feito. Como guardar muitas tarefas e atividades na cabeça provoca estresse, colocar os compromissos no papel, seja em pequenos bilhetes ou em uma lista de atividades, esvazia a mente.
  • Aproveite o período no qual os filhos estão na escola para as tarefas que exigem mais atenção. Depois, programe as atividades nas quais as crianças podem ser envolvidas, como ir ao supermercado.
  • Poupe tempo: veja que despesas mensais você pode pagar por débito automático e, se você vive as maratona de festas de aniversário dos amiguinho e colegas dos filhos, compre vários presentes de uma só vez.

Leia também
:: Correr na rua é sua meta? Confira tudo o que você precisa saber para se preparar
:: Como investir? Conheça as possibilidades para fazer seu dinheiro render

12

TERCEIRIZE

  • Não existe fórmula pronta para a divisão das atividades domésticas. O ideal é buscar um arranjo que não sobrecarregue uma das partes – em geral, a mulher. Dica: recorra à tabela de divisão de tarefas proposta pela jornalista Ana Cardoso no livro A mamãe é rock. Em uma coluna, liste as tarefas de cada área da casa (quartos, sala, banheiro, cozinha, banho). E, ao lado, quem é o encarregado. Se seu nome for o único ou o mais repetido, é hora de propor ao marido e aos filhos uma distribuição mais igualitária.
  • Para as crianças, delegue funções como secar a louça e arrumar a cama. Embora nos primeiros dias isso vá mais atrapalhar do que ajudar, em algumas semanas fará diferença no seu volume de tarefas. E, além de tudo, será um bom aprendizado.

FOQUE NO POSSÍVEL

  • Planeje o que você pode fazer considerando um cenário possível. Em algum momento, você terá de dar prioridade a uma atividade, embora continue desenvolvendo outras simultaneamente. É importante ter em conta que você fez o que era possível naquele momento. Se você quer apenas o diploma na faculdade, não precisa ter a mesma dedicação de um aluno que sonha em se graduar com láureas.
  • A sociedade pode fazer exigências que não condizem com a realidade da maior parte das pessoas, como ter a vida social e familiar em dia ao mesmo tempo em que você estuda, trabalha, viaja e assiste às séries do momento. Comece a analisar quais destes itens (ou outros) você dispensa, nem que seja momentaneamente. E relaxe.
  • Não se cobre demais. Não exija, por exemplo, que os filhos estejam sempre impecáveis – basta que estejam confortáveis, limpos e alimentados. E lembre-se de que estará tudo bem mesmo se você não der conta de algo em 2017. Em 2018, a vida segue.

INFORME-SE E INSPIRE-SE

No celular: o app Todoist é um organizador de listas de tarefas.

Na livraria: o livro Faça o tempo trabalhar para você e alcance resultados extraordinários, da coach Tathiane Deândhela, ensina métodos para fazer o tempo render mais. E em A mamãe é rock, a jornalista Ana Cardoso conta histórias da rotina com duas filhas e como a maternidade pode ser maravilhosamente imperfeita.

00c0a7f7

Elas te representam: da esquerda para a direita, no sentido horário, as leitoras Gabriela, Simone, Geanina, Larissa e Caroline

FOTOGRAFIA: Bruno Alencastro.
STYLING, PRODUÇÃO DE MODA E OBJETOS: Gabriela Casartelli (A Imaculada).
ASSISTENTE DE MODA: Bruna Furtado (A Imaculada).
CABELOS: Willian Teixeira e Deivid Santos (RhedCo).
MAQUIAGEM: Fernanda Martins e Jhoritza Souza (RhedCo).
AGRADECIMENTO: Lívia Machado.
OS LOOKS: Gabriela: calça, blazer e blusa Lizáli e brincos Renner; Simone: saia e t-shirt Chica Bolacha, colar Eliana Colognese, pulseiras de acervo da stylist. Geanina: vestido e cinto Lojas Pompeia; Larissa: camiseta e top Paquetá Esportes e tênis Asics; Caroline: macaquinho Lojas Pompeia e relógio de acervo da stylist.
Leia mais
Comente

Hot no Donna