Saiba como escolher a iluminação mais adequada para as áreas externas da casa

Com o fim da alta temporada de férias, as áreas externas não precisam ser deixadas em segundo plano. Ainda tem muito tempo para curtir pátios, terraços e varandas. Como as temperaturas ainda estarão entre elevadas e agradáveis ao cair na noite, pensar na iluminação garante horas extras de uso para esses espaços tão desejados.

Mas fique ligada nos cuidados básicos, desde materiais que sejam resistentes para ficarem expostos ao sol e à chuva até a blindagem da fiação. Autoras dos dois projetos que você confere nas fotos ao lado, as arquitetas Luana Fernandes e Carla Tortelli, do escritório Arquitetando Ideias, listaram dicas para quem quer dar vida longa aos momentos ao ar livre.

Foto: Marcelo Donaduski, divulgação

Foto: Marcelo Donaduski, divulgação

Luminárias e lâmpadas

Para valorizar revestimentos, vegetações e esculturas, prefira as lâmpadas com facho fechado: PAR16 (dicroica), PAR20 ou AR – todas em opções de LED. Os balizadores são ótimos para demarcar caminhos, e as arandelas podem ser instaladas nas paredes ou em degraus de deques.

Distribuição dos pontos de luz

Determine a distância entre a luminária e a vegetação de modo que a luz banhe uniformemente todo arbusto. Se quiser destacar o caule de uma árvore, aproxime mais a luminária para obter o efeito desejado. Fica lindo com palmeiras, que têm os caules bem escamados.

Materiais

Dê preferência a materiais como alumínio pintado ou plástico ABS. É importante que sejam utilizadas luminárias próprias para uso externo, com blindagem para não entrar água.

Procure sempre o suporte de um eletricista profissional, para ter certeza de que a blindagem dos fios está correta.

Três dicas

luminarias

Confira mais dicas
:: Decoração feita em casa: veja três ideias artesanais simples e lindas
:: Tendências de decoração que marcaram 2016 e devem permanecer em 2017

:: Deques modulares são soluções práticas para decorar pátios e sacadas
:: Sugestões de como usar suculentas em vasos de concreto e embalagens recicladas
 

Leia mais
Comente

Hot no Donna