Santa Ajuda: confira dicas do livro de Micaela Góes para organizar sua casa

Foto: Patrick Rodrigues, Agência RBS
Foto: Patrick Rodrigues, Agência RBS

Em seu primeiro livro “Santa Ajuda”, Micaela Góes compartilha dicas para organizar a bagunça e ter uma vida mais prática. Selecionamos algumas orientações da organizadora profissional para te ajudar a deixar diferentes peças da casa mais arrumadas.

A SALA

  • Setorize as estantes. Para cada nicho do móvel, determine quais objetos serão depositados por uso e tipo. Em um nicho, somente livros, em outro, CDs e DVDs, em um terceiro, suvenires de viagens. Mas lembre-se: apenas os mais importantes.
  • Se você não quiser furar a parede, existe um jeito prático de arrumar os quadros da sua sala: instale uma prateleira longa e rasa, como uma canaleta e apoie nela as molduras que deseja. Fica charmoso e dá mais mobilidade à organização.
  • Se a sala é o cômodo de entrada da casa, crie, perto da porta, um pequeno lugar para perdurar chaves, bolsas e casacos e correspondências. Isso facilita a entrada e a saída de casa e evita que você esqueça itens importantes do seu dia a dia.

A COZINHA

  • Se você leva muito tempo procurando por algo, significa que está no lugar errado. Os itens devem estar onde naturalmente procuramos por eles. Seguindo essa lógica, preencha os armários mais acessíveis com o que você usa com mais frequência.
  • Divida a cozinha por áreas de trabalho. Perto de onde você corta carnes, ficam as facas e tábuas. Na hora de cozinhar, os temperos devem estar à mão. Ao alcance de onde você toma café da manhã, cafeteira, pó e açúcar. Assim por diante.
  • Toda casa deve ter uma despensa, mesmo que seja um armário pequeno. O mais importante é criar um critério de organização. Separe por grupos, por abertos e fechados e atente para a data de validade (mais longas, ao fundo).

ARMÁRIOS E CLOSET

  • Cabides de cores e caimentos variados desviam a atenção e tumultuam a visão das peças penduradas. Padronizá-los gera um conforto visual e direciona o olhar para as roupas em si, facilitando o processo de escolha.
  • Instale ganchinhos nas laterais do armário ou em paredes livres do quarto ou do closet para pendurar acessórios, mas não todos. Faça um rodízio entre as peças para que você sempre tenha uma novidade para usar.
  • Adote as embalagens de TNT (tecido não tecido). Elas permitem que a peça “respire” pelos furinhos e, em geral, contêm um visor para espiar o conteúdo. Serve para proteger roupas da estação passada, além de peças e acessórios de festa, como bolsas e carteiras.
Ana Quintela, divulgação

Ana Quintela, divulgação

ÁREA DE SERVIÇO

  • Instale um pequeno varal exclusivamente para os panos de chão e seque-os longe das roupas. Mantê-los seco evita o mau cheiro. Outra dica: tenha panos de chão de cores diferentes para cada cômodo para não misturá-los.
  • Para facilitar a limpeza da casa, apronte uma cesta ou um baldinho com os produtos que você utilizará. Inclua também panos e escova. Isso vai evitar que você tenha que interromper o serviço para buscar algo que faltou.
  • Sobre secar roupas: dobrar o quanto antes peças secas facilitará (ou até eliminará) o processo de passar. Jeans devem ser secos do avesso e pendurados pelos tornozelos, para que os bolsos e cós sequem totalmente.

O ESCRITÓRIO

  • Como toda organização, arrumar um escritório deve partir do macro para o micro, o que anima o organizador a continuar e adentrar gavetas e miudezas. Mas nesse cômodo, tome cuidado para não eliminar documentos importantes.
  • Conforto é fundamental para trabalhar. Tenha somente o essencial na bancada de trabalho e libere espaço para usar o computador, ler e escrever. Invista em uma boa luminária e cadeira com braços e altura adequada.
  • Desenvolva estratégias sobre acúmulo de papéis. Limite a entrada de panfletos, separe contas a pagar das contas pagas e guarde somente documentos importantes, em pastas categorizadas (contratos, certificados etc).

Leia mais
:: Organizadora de vidas: Micaela Góes fala sobre sucesso após o programa “Santa Ajuda”
:: Uma santa ajuda: Micaela Góes responde sete dúvidas sobre organização

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna