Sete apps que facilitam a vida no trânsito

Drive Awake, Divulgação
Drive Awake, Divulgação

Renato Gava

Não é preciso ser dono dos mais modernos carros para ter acesso à navegação, vias de menor trânsito, endereço de postos de gasolina e até restaurantes nas redondezas. Com um smartphone e acesso à internet, é possível estar dentro do veículo e conectado ao mundo. Melhor: a maioria dos aplicativos é de graça, basta baixar no celular e começar a usufruir. Para quem acha que servem apenas como substituto do GPS, o mais utilizado, é bom se atualizar. Confira sete programas que facilitam bastante a vida de todo motorista.

DRIVE AWAKE
Esse app mostra o nível top da tecnologia atual _ à disposição de todos e de graça. Um software faz o reconhecimento facial do condutor e, se perceber sinais de sonolência (como piscadas mais longas), fará o smartphone disparar um alarme sonoro. Por enquanto, o sistema é disponível apenas para aparelhos que rodam com iOS (Apple). O programa é distribuído por uma rede gringa de cafés, a Amazon. E não é por acaso: quem está no trânsito e percebe a sonolência é convidado a se dirigir para uma das sedes da marca e tomar um cafezinho.

ONDE PAREI?
Da série “quem nunca”: voltar com as compras do shopping e esquecer onde parou o carro é
bem comum (basta perguntar a funcionários do local). Na maioria das vezes, a procura dura pouco, mas há casos mais complexos de total amnésia. O app Onde Parei memoriza o local em que o veículo foi deixado. Tem até a possibilidade de programar um alarme para lembrar a hora em que vence o período do rotativo. O sistema funciona por geolocalização, portanto é preciso algum cuidado: em garagens onde a internet não pega, o ideal é tirar uma foto do carro (pelo próprio aplicativo) para ter uma referência.

WAZE
Reina na maior parte do mundo e é um dos mais famosos meios virtuais de ajuda pela tela do celular. Bem intuitivo, o app informa os melhores trajetos para o lugar em que você deseja chegar, mostrando o tempo previsto com precisão. Oferece ainda informações atualizadas
de trânsito (inclusive acidentes e postos policiais) e sua base de dados é colaborativa _ os usuários ajudam fornecendo dados e opiniões. Em Porto Alegre, mesmo taxistas experientes se renderam à capacidade do aplicativo de encontrar os caminhos com menos tráfego e rota mais rápida.

CAMONROAD

Reprodução

Reprodução

O programa faz sucesso na Rússia, onde os motoristas têm fama de serem ainda mais violentos
e imprudentes que no Brasil. Para flagrar cenas bizarras, condutores usam o app no celular _ colocado na frente do carro, permite guardar os vídeos do smartphone numa nuvem, e
as imagens ficarão registradas mesmo se o telefone for quebrado ou roubado, o que pode acabar ajudando na segurança. O suporte para a câmera é vendido em várias lojas de produtos
de informática.

BRASILFLEX 2.0
Taí um programa bem brasileiro. Ele traz telefones de emergência, esclarecimentos sobre o DPVAT (um seguro que arrecada bilhões por ano, mas que ninguém sabe ao certo como
é distribuído o dinheiro) e um capítulo sobre a Lei Seca (explica os perigos de dirigir alcoolizado e os diferentes tipos de punições). Mas seu forte é ajudar o condutor a escolher a melhor opção de combustível. Antes de usá-lo, é preciso cadastrar seu carro.
Baseado no desempenho do modelo, o app já oferece a autonomia média, mas você pode alterar os valores se conhecer o consumo de seu carro. Com o dado registrado, ele calcula o preço por quilômetro de cada opção e faz a recomendação mais viável. O app mantém um registro de abastecimentos e ajuda a controlar a manutenção do veículo.

NAVIER HUD NAVIGATION

Reprodução

Reprodução

É o terror das empresas que vendem GPS. Permite personalizar o layout com as informações que o usuário desejar. Mas a peculiaridade do programa é ainda mais bacana: posicionado no painel do carro, permite projetar a tela do aparelho no para-brisas do carro. Mesmo veículos
antigos ganham um ar futurista com o recurso, que garante mais segurança por fazer com que o condutor não tenha a necessidade de virar os olhos. Um único porém: o programa ainda não está disponível em português. É a chance de praticar seu inglês (ou francês, alemão ou japonês).

IWRECKED
Envolveu-se em um acidente? Nessa hora, fica difícil achar caneta e até conduzir as perguntas
básicas para os dados que, certamente, o condutor precisará depois. O iWrecked é uma espécie de relatório de acidentes e reúne praticamente todos os dados que alguém precisa, por exemplo, para acionar o seguro ou registrar uma ocorrência _ o que pode fazer grande diferença numa eventual ação judicial. Até mesmo o nome do policial que atendeu à ocorrência ficará gravado, assim como fotos do local e dados de possíveis testemunhas.

Leia mais

:: Mulheres usam mais aqpps do que os homens no Brasil
:: Aprendendo com apps: dicas para crianças de diferentes faixas etárias
:: Make, viagens, saúde: apps para aproveitar tudo o que o verão tem de bom

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna