Tchau, inverno! Como organizar o armário para a temporada de calor

Nesta semana, o inverno ficou para trás e quem deu as caras foi a primavera. Junto com a estação mais florida do ano, vem chegando também os dias de calor – e a hora de fazer aquela arrumação no closet. Saem os blusões de lã e os casacões pesados, entram os vestidinhos e shorts.

— O começo de uma nova estação é a melhor época para organizar os armários, pois podemos analisar tudo o que não foi usado durante os meses passados e pensar no que podemos descartar. Fazendo essa seleção, abriremos espaço para as peças de verão, evitando o acúmulo de roupas que não serão utilizadas na temporada —, explica Juliana Faria, personal organizer da YRU Organizer .

Para te ajudar na missão, a expert em arrumação listou os principais passos que vão te ajudar a deixar o closet funcional e prático para a temporada mais quente – e ainda garantir que suas peças de inverno fiquem bem guardadinhas para quando o frio voltar. Vem ver:

O que fazer com as peças de frio:

– Todas as peças de inverno mantidas no armário após o uso devem ser lavadas. Guardar roupas usadas pode ocasionar bolor, mau cheiro e acentuar manchas que ficarão difíceis de serem eliminadas.

– Depois de limpas e secas, guarde as peças mais pesadas em sacos de embalagem a vácuo ou sacos plásticos com desumidificadores, sempre bem vedados com fita crepe. Adotar este processo fará com que as peças estejam limpas para próximo inverno, sem precisar lavar tudo novamente.

:: Cheiro de mofo nos casacos e nas botas? Como conservar roupas e sapatos de inverno

childs-closet-after-organizing-45-1132x751

 

Aproveite a faxina para avaliar o que fica e o que sai

– Separe tudo o que serve e o que não serve. Se houver peças que você queira guardar mesmo que não caibam mais, tire do armário e guarde em sacos ou malas. Quando voltarem a servir, traga de volta sem a necessidade de lavar. As demais, separe para doação.

– Faz mais de um ano que você não usa aquele blusão de lã? Possivelmente, não fez falta. Libere espaço no armário e inclua na sacolinha de roupas para doar.

– Separe as roupas que você não usa com frequência, mas que te trazem lembranças, em uma pequena mala. Não custa lembrar: selecione apenas aquelas peças mais importantes, viu?

Veja também
:: Como organizar seu closet para facilitar na hora de escolher o look

giphy

– Mantenha no armário somente aquilo que você realmente usa. Não se apegue na possibilidade de precisar da peça numa ocasião futura.

– É importante deixar espaço entre os cabides para as roupas respirarem. Nada de aperto!

– Guarde sempre no mesmo local aquilo que foi usado – principalmente para saber o que precisa ser lavado ao final da estação.

– Comprou um tênis novo para a academia? Se o antigo já estiver gasto, descarte. Uma regra bacana de organização é: sempre que trouxer algo novo para casa, se desfaça de algo que não usa mais com frequência. Assim, você garante espaço e não

5f917e2ce18443101b45efb3c32d2d1a

 

Na hora de organizar o armário

– Pendure em cabides tudo aquilo que é muito volumoso ou que amassa com facilidade: vestidos, camisas, calças de tecido, casacos. E atente ao que não pode ser pendurado: peças de lã, linha, tricot e malhas muito pesadas.

– Guarde em gavetas tudo aquilo que amassa menos: roupa íntima, meias, roupas de ginástica, pijamas, camisetas.

– O ideal é abolir as pilhas nas gavetas, pois dessa maneira não conseguimos enxergar as peças que estão embaixo e com isto formamos a bagunça na hora de procurar o item desejado. A dica é guardar as peças em escadinha ou rolinhos.

– Organize os sapatos por categoria: chinelos, sandálias de festa, tênis, rasteirinha, e por ordem do que é mais usado.

– Separe as bijuterias por categorias e em um organizador de forma que cada peça tenha um local para morar, para não enrolarem umas nas outras.

:: Como evitar ácaros e cheiro de mofo nos armários

closet6

 

Precisa de um help? Aposte em utensílios organizadores

— Os produtos organizadores nos ajudam a manter as categorias criadas, como por exemplo: caixas, cestos, porta-joias, suportes, prateleiras, separadores, etc. Quanto menor a peça, maior a certeza de que precisaremos de algo para guardá-la, pois precisam morar em um espaço confinado para que não se percam entre as demais —, ensina a personal organizer.

September-201

Leia mais
Comente

Hot no Donna