#FaceDaDeprê: redes sociais afetam o bom humor e a autoestima das pessoas

Diminuir o tempo gasto nas redes sociais pode melhorar sua rotina | Reprodução Pinterest
Diminuir o tempo gasto nas redes sociais pode melhorar sua rotina | Reprodução Pinterest

Cresce a cada dia o número de pessoas com acesso à internet, assim como a quantidade de pessoas portadoras de smartphones e computadores portáteis.  Se essa expansão assusta, a quantidade de horas investida por nós, brazucas, em frente aos dispositivos conectados à web é ainda mais surpreendente.

:: Padrão global de beleza? Veja as transformações de Photoshop em cada país
:: 7 melhores perfis de decoração para seguir no Instagram

Segundo uma pesquisa realizada pela Secretária de Comunicação da Presidência e divulgada em março deste ano, o brasileiro médio fica cerca de 17 horas e 30 minutos por semana (de segunda a sexta-feira) navegando na internet. Estima-se que mais de 50% deste tempo seja investido em rolagens infinitas nas redes sociais mais populares do país, como o Facebook e o Instagram.

Com tantos acessos e tempo de permanência que bate recordes, esses sites tornaram-se objeto de estudo de pesquisadores italianos. Eles analisaram o cotidiano de mais de 50 mil pessoas, incluindo o tempo de uso da internet, a periodicidade de saídas com os amigos e a frequência com que eles assistem televisão.

Após o acompanhamento diário, os estudiosos pediram que as pessoas avaliassem a qualidade de suas rotinas, assim como o nível de confiança nas pessoas mais próximas. Os efeitos da forte e prolongada exposição às redes sociais foram revelados em um relatório de 40 páginas divulgado na última semana.

Os resultados confirmaram duas hipóteses: nada substitui o tradicional contato pessoal, físico e verdadeiro com os amigos e as redes sociais podem fazer bem, sim, desde sejam utilizadas para aproximar amigos da vida real.

Ainda segundo o relatório, o longo tempo de navegação expõe demais os usuários aos discursos de ódio e mensagens negativas, muito comuns no meio cibernético. Esse clima negativo acaba afetando o humor e a auto-estima dos usuários. 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna