Meu Porquinho: aplicativo te ajuda a controlar as finanças

Atentar aos gastos e definir o que é mais importante e merece, de fato, investimento, são cuidados essenciais para manter a vida financeira tranquila e sem percalços. Para auxiliar no controle das cifras, muitas pessoas utilizam tabelas e programas dedicados especialmente a isso. Se antes estávamos presos ao computador e às pastas repletas de folhas, hoje tudo pode ser cuidadosamente vigiado a partir do celular.

Buscando facilitar a vida de quem se preocupa com o controle do dinheiro, Felipe Rios, Matheus Ruschel e Nelson Terra, todos universitários gaúchos, desenvolveram o aplicativo Meu Porquinho. Com a praticidade de ter tudo ao alcance dos dedos, nenhum gasto fica de fora da lista ou corre o risco de ser esquecido.

“A ideia surgiu por três fatores: o desejo de desenvolver um app, a necessidade de uma ferramenta mais ágil e prática do que as antigas planilhas e a insatisfação com a qualidade dos aplicativos já disponíveis.”

Diferenciais como gastos geolocalizados, gráficos com despesas dividas por área, registro de transferência e bloqueio por senha, levaram o aplicativo ao lugar de destaque na AppStore. Outro ponto forte do projeto é o nome, que foge da seriedade dos já conhecidos aplicativos de finanças. Meu Porquinho tem a interface simples, o que impede que pessoas não familiarizadas com contabilidade se assustem com a função.

Além do projeto, os meninos compartilham a paixão por tecnologia, programação e dispositivos móveis. Preferências refletidas na escolha profissional: Felipe cursa Engenharia de Produção, Matheus estuda Ciências da Computação e Nelson está no nono semestre do curso de Engenharia da Computação. Entre eles, é comum o pensamento de que futuras oportunidades de inovação estão completamente ligadas à tecnologia.

Com a boa recepção dos usuários e mais de 3 mil downloads na conta, o foco agora é aperfeiçoar e agregar novas funcionalidades ao aplicativo. — Estamos sempre tentando melhorar, lançando atualizações e tentando retribuir ao máximo o carinho e a atenção dos usuários—, afirma Felipe.

Por enquanto, o programa está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional iOS. A adaptação do Meu Porquinho para celulares Android é uma meta ainda sem prazo para a equipe. Para experimentar o aplicativo e planejar melhor os gastos, basta acessar este link.

Leia mais
Comente

Hot no Donna