Tudo que você precisa saber para viajar para o Japão e ver as cerejeiras

Photo by bady qb on Unsplash
Photo by bady qb on Unsplash

A primavera é aquela época do ano em que milhares de turistas vão até o Japão para ver um dos espetáculos mais lindos do país: o Cherry Blossom, ou, florada das cerejeiras. Mas há muito mais significado para este período, que vai de março ao final de abril, do que simplesmente a beleza das árvores cor de rosa nas ruas.

No Japão, a estação das flores representa o fim de um ciclo e o começo de um novo. O mês de abril marca o início dos novos anos letivos e fiscal e a estréia dos recém-formados no mercado de trabalho. E o início da primavera no Japão, representado pela floração das cerejeiras. E para representar todos esses acontecimentos e mudanças, acontece o Hanami.

Photo by Timothy Ries on Unsplash

Photo by Timothy Ries on Unsplash

Hanami é o costume tradicional de contemplar a beleza das flores, em especial as flores das cerejeiras, tanto à luz do dia quanto à noite. O nome da flor da cerejeira é Sakura e significa beleza feminina, simbolizando o amor, a felicidade, renovação e esperança. No Japão atual, o Hanami pode ser simplesmente contemplar a florada das cerejeiras ou, ainda, reunir os amigos para uma espécie de piquenique sob a sombra das árvores floridas – que muitas vezes acaba virando uma festa e/ou um banquete ao ar livre.

Photo by Chris Lu on Unsplash

Photo by Chris Lu on Unsplash

Nos dias de hoje, quando a primavera se aproxima, toda a nação se transforma em um tom de rosa. Meses antes da chegada da primavera, os varejistas mudam para o modo sakura – os supermercados ficam cheios de flores de cerejeira e criações de produtos com sabor de cerejeira tomam conta das lojas de conveniência (em 2018 os destaques incluem batatas fritas de flor de cerejeira e flor de cerejeira da Pepsi).

Quando as flores chegam, é hora de entrar no então modo hanami e curtir os festejos para apreciar as flores. O cherry blossom não tem uma data específica para ocorrer, mas geralmente acontece entre os meses de março e abril. Em 2018, o evento começou um pouco mais cedo e estará com sua floração completa entre a última semana de março e a primeira e segunda quinzena de abril, na maioria das regiões (veja na imagem abaixo).

Porém toda essa empolgação dura pouco: após a floração, as flores vão caindo até desaparecer num curto período entre uma e duas semanas. Por isso é importante se programar para conseguir visitar o país nas datas exatas para curtir de perto este espetáculo! Se você não conseguiu chegar a tempo este ano, se programe para curtir este espetáculo em 2019!

Quer  saber alguns dos melhores lugares para curtir a beleza da floração das cerejeiras? Veja abaixo:

Parque  Ueno, Tóquio

Foto Pexels

Foto Pexels

Shinjuku Gyoen, Tóquio

Photo by Masaaki Komori on Unsplash

Photo by Masaaki Komori on Unsplash

Ilha de Okinawa, local da primeira Cherry Blossom no Japão

Foto Pixabay

Foto Pixabay

 

Imperial Palace Park, Kyoto

Foto Pixabay

Foto Pixabay

 

Osaka Castle, Osaka-shi

Photo by Yu Kato on Unsplash

Photo by Yu Kato on Unsplash

Leia mais:
:: Abril é o mês perfeito para viajar! Vem ver 12 destinos surpreendentes para botar o pé na estrada
:: Dicas para viajar com apenas uma mala de mão
:: Voo solo! Os 3 destinos mais seguros (e incríveis!) para mulheres que querem viajar sozinhas

Leia mais
Comente

Hot no Donna