UNFappening: artistas vestem famosas nuas com ilustrações

Em meio ao vazamento de fotos de celebridades nuas, que vitimou atrizes como Jennifer Lawrence e Kirsten Dunst e, mais recentemente, Avril Lavigne, Kim Kardashian e Vanessa Hudgens, uma iniciativa bacana visa minimizar um pouco o desconforto de quem foi alvo do golpe.

Trata-se do projeto colaborativo UNFappening, no qual artistas cobrem as imagens das famosas desnudas com ilustrações. O nome do site faz alusão ao Fappening, como o episódio ficou conhecido nos Estados Unidos.

— O ‘fappening’ aconteceu. Nós não podemos mudar isso. Mas podemos cobrir. É o mínimo que podemos fazer. Aqui está o trabalho de artistas que o fizeram — escreveram os idealizadores na descrição da página.

:: Como se proteger do vazamento de dados via iCloud

Criado por ilustradores holandeses em parceria com os escritórios de design e arte Red Urban e Artbox, o site também oferece um e-mail para que outros artistas compartilhem seus trabalhos.

Confira algumas das imagens:

Efeito do projeto é totalmente positivo?

Embora pareça louvável, a iniciativa gerou polêmica. Há quem diga que projetos como o UNFappening incentivam que as imagens continuem circulando na rede, quando na verdade deveriam ser ignoradas para não incentivar que ocorram novos vazamentos.

— Não está claro se os organizadores alcançaram, de fato, seu objetivo. Os artistas acabam olhando as fotos para manipulá-las. E faz bem fazer com que as imagens circulem, ainda que transformadas em arte? — questiona a Complex Magazine.

Vale lembrar que as fotos seriam exibidas em uma exposição na Flórida, que acabou cancelada.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna