Vai ser a anfitriã? Veja 5 dicas para organizar um evento com sucesso e sem dor de cabeça

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Dezembro é o mês mais cheio de compromissos do ano: amigo-secreto das amigas, festa de final de ano do trabalho, além das ceias de Natal e Ano-Novo. Tem gente que tira de letra, mas organizar um evento assim demanda tempo, criatividade e, algumas vezes, dinheiro.

Está pensando em ser anfitriã? Donna consultou as especialistas Maria Eduarda Santos, proprietária da Respira Eventos, e Luana Almeida, da Lu Eventos, e dá as dicas pra você.

Atenção ao cardápio

Para ninguém passar fome, pergunte antes se os convidados têm restrições alimentares. Não vai servir carne a um vegetariano, correto? Também não é necessário exagerar na diversidade de bebidas. Se o orçamento está apertado, invista em duas ou no máximo três opções.

–  Não tem problema nenhum perguntar aos convidados a preferência deles, e você ainda otimiza os gastos. Pode escolher dois alcoólicos e água e suco – orienta Maria Eduarda.

Caso você queira investir na recepção com jantar, escolha algo temático e que seja prático na hora de servir, como indica Luana:

– Na época que antecede o Natal, pode ser um prato único, como um porco assado e cortado em pedaços. Assim, os convidados ficam mais à vontade para ir petiscando.

Aposte no self service

Se você não tiver garçom, a dica é reservar um cantinho onde os convidados possam se servir à vontade. A única preocupação será com a reposição das bebidas e a limpeza dos copos. Pode também apostar em baldes de gelo para acomodar as garrafas.

Sobre a alimentação, criar um bufê de antepastos também facilita bastante. As pessoas se servem à vontade e você não fica tanto tempo ocupada com o menu.

– Uma mesa com queijos picados, salames, torradinhas com patês funciona muito bem em ocasiões como essa – sugere Maria Eduarda.

Prepare um kit especial para o lavabo

Deixe sobre a pia do banheiro do lavabo uma cestinha com fio dental, enxaguante bucal, absorventes, band-aids e remédios contra enjoo, dor de cabeça ou má digestão. Isso mostra uma atenção especial com os convidados.

Vai ter crianças? Prepare-se!

É fundamental criar um espaço para receber os filhos dos convidados. A dica de Luana é acomodá-las em uma saleta ou quarto com TV, alguns brinquedos, cadernos e lápis de cor à disposição.

– Seria interessante também, se possível, ter uma pessoa que vigie as crianças. Assim, os pais podem curtir a festa sem se preocupar – sugere Maria Eduarda.

Oriente seus convidados

Não se esqueça de informar os convidados quanto à existência ou não de estacionamento no local. Também é importante orientar sobre a segurança das redondezas, se é tranquilo deixar o automóvel na rua.

– Não tem nada pior do que a pessoa sair da festa e se deparar com algum problema no carro. Acaba com a noite de qualquer um – lembra Maria Eduarda.

Leia mais:
:: Comemoração em casa? Confira dicas para receber bem seus convidados

Leia mais
Comente

Hot no Donna