#donnaindica: três lugares em Porto Alegre que têm o sabor e o clima do Uruguai

Fotos: Maurício Capellari
Fotos: Maurício Capellari

Voltou com saudade do país vizinho? Porto Alegre também tem gostinho de Uruguai em diferentes bairros e com distintos perfis. Para quem quer um almoço completo, um lanche ou um boteco, aí está a nossa seleção de lugares para visitar e revisitar (ou conhecer!) o sabor uruguaio.

POSTA DEL DIABLO

A bandeira do Uruguai ao alto saúda os visitantes do bar, cujo nome faz menção ao vilarejo Punta del Diablo, localizado a quase 300 quilômetros de Montevidéu. O proprietário do local, Martin Yordi, é um uruguaio radicado em Porto Alegre há 15 anos. O Posta foi aberto há três anos, antes da Copa do Mundo, e recebeu visitantes de todos os países que tomaram conta da cidade. Provaram delícias como os sanduíches calientes, as empanadas (pastéis de forno tradicionais, com carne ou brócolis ou queijo e presunto) e o especial bolinho de costela, prato que ficou em segundo lugar na última edição do concurso Comida di Boteco. Para acompanhar, cervejas uruguaias bem geladas, como Norteña e Zillertal.

Onde fica: Posta del Diablo – Rua General Lima e Silva, 587, bairro Cidade Baixa
Na web: facebook.com/postadeldiablo
Horários: terça a domingo, das 18h às 0h

PARRILLA DEL SUR

O restaurante mais famoso da cidade pelo jeito uruguaio de fazer a carne dos pampas. Foi eleito pela quinta vez a Melhor Cozinha Uruguaia de Porto Alegre no prêmio da Revista Sabores do Sul 2016. O carro-chefe, é claro, são as carnes, feitas no sistema de grelhas dos hermanos. No menu, nosso último pedido incluiu cortes como picanha (tapa de cuadril) e matambre com relleno de queijo, bacon, chimichurri e salsicha parrillera. Hongos (cogumelos) com queijo roquefort são uma boa entrada. Não vá embora sem pedir uma sobremesa. A dica é a torta de alfajor (feita com várias camadas crocantes, recheada com doce de leite e coberta com chantilly). E mais: tem espaço kids, famoso por pendurar nas paredes os desenhos da gurizada.

Onde fica: Parrilla del Sur – Nilópolis, 111, bairro Petrópolis
Na web: parrilladelsur.com.br
Horários: segundas, das 18h30min à meia-noite, e de terças a domingos, das 11h30min à meia-noite.

EL CHURRERO

Desde outubro de 2014, Lucas Menegassi abriu o simpático El Churrero para matar a vontade de quem adora um bom churros. E não pense que fica apenas no sabor tradicional: além do doce de leite, você escolhe entre baunilha, brigadeiro, avelã ou Romeu e Julieta. A novidade do verão é a combinação do churros com sorvete. Detalhe: a massa do churros é vegana, e o recheio de goiabada também. Prefere um salgado? Tem o sabor churros de parmesão e cream cheese. E experimente ainda os panchos típicos, com aquele pãozinho crocante, salsicha defumada artesanal acompanhada de chimichurri, mostarda, catchup, parmesão, azeite de oliva e queijo. Irresistível!

Onde fica: El Churrero – Rua Bento Figueiredo, 26, bairro  Rio Branco
Na web: facebook.com/elchurreroPOA
Horários: de terça a sábado, das 13h às 20h (quintas até as 21h). Domingo e feriados, das 14h às 19h (o local retorna das férias coletivas em 2 de março)

Leia também
:: Guia Uruguai! Destino popular entre os brasileiros tem praia, balada, moda e natureza
:: Guia Uruguai: um roteiro das melhores baladas e sunsets do país vizinho
:: Histórias e dicas de mulheres que viajam sozinhas mundo afora

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna