Como ensinar as crianças a serem mais organizadas

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Arrumar a casa e ter algumas tarefas frequentes em casa são maneiras de introduzir a organização na vida das crianças. Essa é uma boa maneira de explicar que a arrumação da casa não é uma função só dos pais e sim algo que deve ser repassado aos filhos, independente do gênero. Mas como começar a inserir a organização na vida das crianças?

A arquiteta e personal organizer, Margô Belloni dá algumas dicas para incentivar a criança a viver em um ambiente organizado. Entre elas, começar a introdução pedindo para eles arrumarem seu próprio espaço, mais tarde tendo outras funções em casa como lavar a louça e cuidar das áreas coletivas da casa.

Margô aconselha a não tornar a organização algo rígido ou como forma de punição, e sim trazer para a rotina da criança de uma maneira lúdica.

– Se incentivado desde cedo, a organização não se torna uma obrigação para as crianças, se for proposta como parte da brincadeira tão pouco se tornará chata.

Para dar um sentido de organização maior nas tarefas rotineiras, ao arrumar os brinquedos é interessante separá-los por tamanho ou modelo. Margô sugere as caixas plásticas transparentes e com tampa para guardar estes brinquedos, assim é possível ver o que está dentro do recipiente. Para quem está no processo de introdução das tarefas em casa, comece incentivando a criança a organizar os próprios pertences, que já é um bom início e acostuma a rotina de arrumações.

– Se a criança for estimulada desde cedo e mostrar interesse em fazer sua cama e guardar seus brinquedos, com quatro, cinco anos é possível realizar essa tarefa sozinha, mas com a supervisão de um adulto. A criança deve ser elogiada e parabenizada por suas atitudes pró-ativas.

Leia mais:
:: Dê fim à bagunça: confira dicas de organização da apresentadora do Santa ajuda, do GNT
:: Foco na organização da casa: móveis aramados têm uso versátil e preços acessíveis
:: Currículo de mãe: as habilidades que você adquire ao criar filhos devem ser valorizadas na carreira

Leia mais
Comente

Hot no Donna