Para trabalhar perto dos filhos! Conheça coworkings em Porto Alegre que têm espaço kids

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com todas elas, a história é a mesma, só diferem os nomes, as datas e os perfis. A mulher se torna mãe e vê suas prioridades mudarem. Precisa readaptar sua rotina para continuar estudando ou trabalhando – afinal, com quem vai ficar o bebê?

Muitas vezes, a readaptação é simples, em outras tira tudo do lugar. E foi assim que dois novos empreendimentos surgiram em Porto Alegre nos últimos meses, motivados por mães que queriam uma alternativa para poder seguir produtivas e estar próximas dos filhos. Conheça o Moma Coworking + Kids, no bairro Cristal, com estações de trabalho e área infantil com cuidadoras, e o Espaço Manas, no Moinhos de Vento, local multiuso e loja coletiva, com um andar para eventos e cursos junto aos filhos.

MOMA

• Av. Icaraí 1717, Sala 610
• O Moma funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30min, e em outros horários mediante agendamento. • Os valores do dia avulso no coworking office ou no Moma Kids são de R$ 10 a hora e R$ 30 o turno.
• Atende bebês a partir dos quatro meses até os quatro anos. A partir dos cinco, há atividades dirigidas. O Moma Kids tem uma cuidadora disponível em horário comercial, com a possibilidade de ter mais cuidadoras conforme a necessidade.
• Veja mais em fb.com/momacoworking

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A arquiteta Aline Sillos, 30 anos, virou mãe e enfrentou o conflito de trabalhar em home office para não precisar colocar a filha, Cecília, na escola logo nos primeiros meses. Depois, sentiu aquela famosa culpa de colocar a bebê na escola integral para poder trabalhar fora.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Junto à irmã, a advogada Nádia Sillos, 29 anos, inaugurou no início do ano o Moma Coworking + Kids, que oferece estações de trabalho com internet e toda a estrutura necessária (impressora, telefone, café…). Na sala ao lado, funciona o Moma Kids, com capacidade para oito crianças e apoio de micro-ondas para esquentar mamadeira e alimentos, brinquedos de diversas faixas etárias e cuidadora em horário comercial. Sem falar na comodidade da televisão que mostra em tempo real tudo o que se passa no espaço kids, na sala ao lado. Conforto e segurança para mãe nenhuma botar defeito.
– É uma opção para que a mulher exerça a maternidade e a carreira, sem conflitos, do seu jeito e sem perder um período tão importante na sua vida que são os primeiros anos de vida da criança. Quando a mulher está tranquila na relação entre trabalho e filhos, pode até melhorar seus resultados – opina Aline.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi o que ocorreu com a contadora Juliana Prado Vieira. A primeira filha, Alice, chegou em 2014 e motivou a busca por mais qualidade de vida. Mesmo contratada por CLT, conseguiu a oportunidade de fazer home office pelos dois anos seguintes, mas não foi um período tranquilo. Em 2017, nasceu o segundo filho, e a rotina com um bebê 24 horas a fez rever novamente as necessidades. Desde maio, a contadora utiliza o espaço do Moma para trabalhar e ficar com o pequeno Alexandre por mais horas.
– Eu me programei para me adaptar a essa nova rotina e tem sido maravilhosa a experiência, como uma brisa fresca após o sufoco de tentar levar tudo ao limite e exaustão. Estar em um espaço onde posso me concentrar e ainda estar perto do meu bebê me deixa mais tranquila e focada no meu trabalho – conta.

MANAS

• Rua 24 de outubro, 1.681 – loja 05
• Aberto de segunda a sexta, das 12h30min às 20h, e sábado das 10h às 13h (em dias de eventos até as 17h)
• Saiba mais em fb.com/manasespacocoletivo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O embrião do Manas nasceu em um curso de mães ministrado por uma equipe de parto humanizado. Os encontros presenciais das gestantes e as trocas por WhatsApp motivaram as amigas Carolina Cozzatti e Juliana Nogueira a investir no sonho do grupo: o futuro com um mundo mais acolhedor e mais respeito, com foco em mulheres e suas crianças. Assim, a tribo deu origem a um espaço multiuso, com várias propostas em um mesmo local.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Manas Espaço Coletivo é um mix de loja colaborativa, sala de atendimento para profissionais liberais e um amplo mezanino para atividades, como cursos sobre puerpério, introdução alimentar e amamentação. Nessas e em outras ocasiões, o cantinho kids é o recurso para que mães fiquem bem próximas de seus filhos. É lá também que muitas aulas infantis ocorrem, como musicalização, canguru fit (para mães e bebês) e yoga baby.
– Nos horários livres, é também lugar de chimas coletivo, roda de conversa e de muitos abraçaços – conta Juliana. – Aqui, é tudo com as mães e feito por mães. É para mostrar a importância e a diferença que uma rede de apoio faz.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A loja colaborativa funciona por meio de exposição de produtos, feitos por mulheres empreendedoras e relacionados ao universo kids e materno. São 31 marcas, como a de roupas orgânicas Baby Green is Great, fraldas ecológicas da Fralda Chique, itens de enxoval artesanais da Tha Na Mão. Na sala para locação, a ideia é proporcionar a profissionais liberais a volta ao mercado de trabalho com dias e horários flexíveis. Tem depilação, flash tattoo, micropigmentação e mais.

Leia mais:
:: Após juntar economias por três anos, casal de Porto Alegre partiu com os filhos para um ano sabático
:: Não aceitamos crianças: onda “childfree” em pousadas e restaurantes divide opiniões
:: Pesquisa mostra como, para muitas mulheres, ainda é difícil conciliar filhos e metas profissionais

Leia mais
Comente

Hot no Donna