Ranking revela os nomes mais escolhidos para bebês em 2014

Tem mulheres que nem estavam grávidas ainda, mas já tinham certeza de como chamariam o filho. E tem também as mamães e papais que deixam para escolher só pertinho – ou até depois – do nascimento qual será o nome do bebê. Principalmente no segundo caso, há quem se inspire em nomes que vemos muito por aí em novelas e na televisão para batizar os pequenos.

Mas, segundo um levantamento divulgado pelo site BabyCenter Brasil, nomes épicos, inspirados em reis, mitologias e heróis, também estão em alta, assim como nomes vindos do passado. Baseado no cadastro de 87.803 bebês nascidos em 2014, o levantamento Nomes da Moda no Brasil mostrou que Sophia e Miguel continuam sendo os queridinhos de pais e mães e ocupam a primeira posição entre os mais usados para meninos e meninas.

:: #DonnaRetrô: os bebês de famosos que nasceram em 2014

Há também outros dos nomes que estão conquistando a preferências dos futuros pais: Heitor para os meninos e Lara para as meninas. O fato de serem nomes curtos e fortes não é coincidência: mães e pais declararam que essas características guiaram sua decisão. Heitor entrou no grupo dos 10 nomes de meninos mais usados, e Lara se aproxima do topo da lista dos 10 mais, aparecendo em 14° lugar.

Uma curiosidade observada no ranking foi a influência da Copa. Se por um lado, a atuação do técnico Felipão à frente da Seleção Brasileira derrubou até o nome Luiz Felipe para bebês, nem os 7 a 1 da Alemanha conseguiram abalar o enorme carisma do jogador David Luiz, e seu nome continuou em ascensão. No ano do vexame do Brasil na Copa, Luiz Felipe caiu nove posições e agora é o 67° na lista, enquanto David Luiz já ocupa o 48° lugar. Até Felipe caiu 4 posições, para 16°.

bebes

Inspirados no passado e no novo

O ranking dos 100 nomes mais escolhidos para meninos em 2014 mostrou um contraste: tanto nomes modernos quanto nomes bem tradicionais e antigos estão em voga. Entre os modernos podemos observar Gael, que entrou na lista após o sucesso do ator Gael García Bernal e do nascimento do filho do ator Thiago Lacerda; e Noah, que vem se popularizando depois que a atriz Danielle Winnits o escolheu para o seu filho. Já em relação aos nomes antigos e tradicionais, Vicente, Antônio e Raul estão entre as preferências.

Entre as meninas, a tendência de nomes simples e curtos também se repetiu. As combinações “Ana alguma coisa…” e “Maria alguma coisa…” estão em baixa. Um exemplo bem claro disso é que os nomes “Ana Clara” e “Maria Clara” apresentaram queda em 2014, enquanto o nome Clara, sem acompanhamento, cresceu. O nome feminino que mais caiu foi Maria Vitória, despencando 25 posições. Maria Eduarda, embora ainda esteja entre os dez nomes mais comuns, vem caindo há anos depois de fazer muito sucesso na década passada. Maria Luiza é o único nome composto que continua forte principalmente por conta do amado apelido “Malu”.

:: Os 10 momentos mais fofos do príncipe George, o Royal Baby

Os nomes terminados em “y” também estão em queda. No ranking de 2014, todos eles caíram: Isabelly, Emanuelly, Gabrielly, Emilly, Stefany, Evellyn e Kamilly, sendo que os três últimos saíram do ranking dos 100 nomes mais escolhidos para meninas. Nomes singelos, como nomes de flor, subiram rápido: Liz (grafia com “z” preferida pelos leitores) já está em 71° lugar, depois de ter estreado no ranking em 2013. Joana, Maitê e Elisa vêm crescendo.

Atrizes inspiram nomes de meninas

A beleza e o carisma de atrizes, tanto dentro como fora das telas, levaram à ascensão de diversos nomes, como Nicole, personagem de Marina Ruy Barbosa em Amor à Vida; e Heloísa, a marcante delegada vivida por Giovanna Antonelli em Salve Jorge. Mas não é só com as atrizes que isso acontece. O nome que mais subiu para meninos em 2014 foi Thales, estreando já no 59° lugar – justamente o personagem do bonitão ator Ricardo Tozzi na novela Amor à Vida. Junte-se isso à febre dos nomes de origem grega (vide Heitor) e o fato de ser um nome curto e forte, e pronto: receita de sucesso para um nome de bebê.

E até o programa de TV The Voice vem influenciando as escolhas dos pais de meninos. Daniel, nome do jurado do reality show brasileiro, subiu cinco posições este ano e apareceu no 19° lugar. Além disso, estão nascendo mais menininhos chamados Adam, com clara inspiração em Adam Levine, jurado do programa norte-americano. Em 2014, o nome teve um aumento de 121% em comparação com 2011, data da estreia do reality show.

BB

Conheça o ranking:

Meninas:
1. Sophia
2. Alice
3. Julia
4. Isabella
5. Manuela

Meninos:
1. Miguel
2. Davi
3. Arthur
4. Pedro
5. Gabriel

Nomes que mais cresceram na lista dos 100 mais usados

Meninas:
Antonella, Liz, Joana, Nicole, Eloá, Clarice, Lara, Clara, Maya, Mariah, Nina.

Meninos:
Gael, Bento, Thales, Davi Luiz, João Miguel, Vicente, Benício, Antônio, Noah e Alexandre

Nomes duplos

Nomes duplos para meninas:
Maria Eduarda, Maria Luiza, Maria Clara.

Nomes duplos para meninos:
João Pedro, Pedro Henrique, João Miguel.

Leia mais
Comente

Hot no Donna