Tchau, fraldinhas! 4 passos para ajudar as mães na hora de desfraldar o bebê

No processo de retirada das fraldas dos bebês, a paciência deve ser o lema dos pais e das mães. Não adianta querer apressar, nem forçar a criança a deixar a fralda de lado de uma vez. Tudo deve ocorrer de forma natural, aos poucos, e sem pressionar o bebê – que pode resultar em problemas mais sérios, como a prisão de ventre.

Veja também
:: 5 benefícios da amamentação para as mães
:: Aprenda a lidar com a birra dos pequenos
:: Filhos: já visitou a seção do nosso site dedicada aos pimpolhos?

Para ajudar os pais, reunimos algumas dicas simples que podem ajudar na hora de desfraldar os pequenos. Espia só:

1. Qual é a hora certa para tirar as fraldas?

Segundo especialistas, quando a criança já possui domínio de habilidades básicas como correr, andar e consegue ficar sentada por um período de pelo menos cinco minutos, já é um sinal de que o processo pode ser iniciado. Outro indício é quando a própria criança já consegue comunicar aos pais que fez xixi ou cocô apontando ou falando.

shutterstock_240471148

 

2. Decidi desfraldar, e agora?

O primeiro passo é explicar o que acontece no banheiro para que assim o pequeno entenda que ali é o local correto para se fazer as necessidades. Compre um penico para a criança, explique para o que ele serve e espere ela se familiarizar com o objeto. Depois tente estimulá-la a fazer suas necessidades ali, sempre estando junto com ela, conversando e explicando o porquê de tudo isso. O mais importante: não force! Deixe que o pequeno se sinta à vontade para usar o peniquinho. Vale até usar artifícios, como comprar cuecas ou calcinhas – iguais aos do papai e da mamãe!

01tftdesfralde17082015_al

3. E o que fazer durante a noite?

Apenas depois que o bebê conseguir acordar pela manhã com a fralda seca é que se pode arriscar tirá-la também durante à noite. Muitas vezes as crianças podem se esquecer de pedir para ir ao banheiro, por isso os pais devem perguntar se o pequeno está com vontade várias vezes ao longo do dia. Depois de seis meses os pais já podem consideram o processo completo.

penico

 

4. Quando o bebê deve começar a usar o vaso sanitário?

Depois do penico, os pais devem incentivar a criança a usar o vaso sanitário. Os redutores de assento são auxiliares eficazes nessa fase de adaptação. Algumas crianças demoram mais que outras para deixarem as fraldas, mas isso é completamente normal. A entrada na escola também colabora para que a própria criança queira deixar o uso, já que lá ela verá exemplos de coleguinhas que deixaram as fraldas. O mais importante é fazer desta transição um período de proximidade e amor com o pequeno.

shutterstock_132651941

 

* Fonte: Alô, Bebê

Leia mais
Comente

Hot no Donna