O sapato, a bolsa, o maiô e mais: 10 itens de moda essenciais de todos os verões

Embora existam tantas novidades irresistíveis de toda nova estação, que provocam desejo imediato, saber aproveitar um clássico é como um dom que colabora – e muito – com o estilo e facilita a vida na hora de arrumar a mala e de organizar o closet.

Isso sem falar na “cola” fundamental para as tendências, ou seja, são peças que servem de base para receber o que há de novo na temporada. Os essenciais têm layout atemporal, fazem sempre bonito e sobrevivem por anos com idêntico valor, como a gente comprova com esta lista dos 10 clássicos de todos os verões. Com eles, você estará bem vestida em qualquer calor, em qualquer balneário, em qualquer piscina. Quer ver?

  1. Espadrille: a sandália com solado de corda une conforto e beleza com um delicioso toque praiano. Tem origem lá pelos idos do século 14, na região mediterrânea da Catalunha, quando era usada por soldados e trabalhadores do campo. Mas foi mesmo na década de 1950 que ganhou status fashion, quando a tradicional fábrica espanhola Castañer criou um design mais sofisticado para o sapato. Foi Saint Laurent que encomendou à fábrica a primeira espadrille com salto anabela, que pisou na passarela nos anos 1970, dando início ao sucesso que se mantém até hoje. Ah! Se você puder ter um modelo Castañer original, vale muito a pena, viu?
Espadrille Castañer/Foto netaporter.com/Reprodução

Espadrille Castañer/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Bolsa de palha: charmosa e funcional, imprime um toque deliciosamente rústico ao estilo, inclusive em combinações urbanas. Deve ter um tamanho bom, de médio para grande, para ser realmente prática à beira do mar ou da piscina, carregando os básicos de um dia de férias. O formato fica ao gosto de quem usa, mas a gente realmente aposta no tom natural como o verdadeiro clássico, tá?

:: Conheça a linha de bolsas My Bag Donna, parceria com a Nanda Blue

Bolsa de palha Kayu/Foto netaporter.com/Reprodução

Bolsa de palha Kayu/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Maiô preto: perfeito para desfilar pelas areias, ideal para a caminhada de fim de tarde, companheiro de bons banhos de mar, ótimo para ser usado como body nas festividades praianas – ou até na balada da cidade –, deve ter poucos detalhes, ter uma modelagem mais comportada e vestir muito, mas muito bem. Por isso, prove até encontrar o que mais você ama porque ele vai ficar com você por muitos verões.
Maiô Karla Colletto/Foto netaporter.com/Reprodução

Maiô Karla Colletto/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Pantalona branca: Chanel “roubou” a ideia dessa calça dos marinheiros francesas, portanto, não à toa, ela faz parte do imaginário do estilo de todo balneário chique que se preze, além de vestir bem silhuetas distintas. Se você for mais cheinha, escolha um tecido mais firme, que não marque, e com a cintura no lugar. Se você for mais baixinha, prefira barras menos amplas para não achatar demais a silhueta. De resto, use por tudo, inclusive com o maiô preto para um drinque ao final de tarde. É muito elegante!
Calça pantalona Roland Mouret/Foto netaporter.com/Reprodução

Calça pantalona Roland Mouret/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Óculos aviador: ele é chique, é despojado, é versátil, é o fundamental. Ponto. Se for para investir em um modelo que vai durar pra sempre, sem dúvida, é este, que foi o primeiro óculos de sol da história a ser produzido em série, lá na década de 1930, quando foi criado pela Bausch e Lomb para os pilotos americanos, e permanece como o mais vendido até hoje. Escolha o tom de metal e as lentes que mais lhe agradem e tenha certeza que está usando um dos mais charmosos clássicos contemporâneos.
Aviador LInda Farrow/Foto netaporter.com/Reprodução

Aviador Linda Farrow/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Chapéu fedora de palha: com origem nos anos 1920, este modelo, também chamado borsalino (devido à fábrica homônima italiana que reivindica sua criação) ou trilby, como dizem os ingleses, é uma versão do panamá, com a mesma depressão na copa frontal. Ele pode ter vários tipos de aba: curta, média ou longa, mas a palha é fundamental para dar o toque veranil. A gente adora os modelos de aba média, que apresentam uma linha mais sofisticada, como este da imagem. Escolha a cor que mais lhe agradar e fique protegida e linda.
Fedora de palha Melissa Odabash/Foto netaporter.com/Reprodução

Fedora de palha Melissa Odabash/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Caftã: com origem na indumentária típica de países do Oriente Médio, esta túnica alongada ganha inúmeras interpretações ocidentais, inclusive em versões curtas, mas mantém sempre certo ar de exotismo. É perfeita como saída de praia ou para receber os amigos em um jantar em casa, para um passeio de barco ou para correr atrás do filho na areia, para o restô da moda ou o passeio ao pôr-do-sol, ou seja, versátil como só ela. Elo entre luxo e conforto, o caftã pode ser estampado, liso, bordado, tudo vai depender do gosto de quem usa. O certo é que deixa a mulher chique mesmo em altas temperaturas.
Caftã Adriana Degreas/Foto netaporter.com/Reprodução

Caftã Adriana Degreas/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Camisa branca: clássico em qualquer estação ou ambiente, a camisa branca também faz bonito nas férias de verão. Use um modelo alongado, que pode, inclusive, ser roubado do guarda-roupa masculino. A gente adora as de tecidos naturais, como o linho ou a seda, que têm tudo a ver com o clima da praia. Onde usar? Ora. Por tudo e com tudo: como saída de praia, com shorts, com cangas, com a pantalona branca, na piscina, na areia. Uma dica? Fica linda sobre o maiô preto junto a um colar poderoso e à bolsa de palha para aquela esticadinha pós-sol.
Camisa Jil Sander/Foto netaporter.com/Reprodução

Camisa Jil Sander/Foto netaporter.com/Reprodução

  1. Short jeans: não importa a idade, o estado civil ou a conta bancária, um short jeans é necessário no verão, o que muda é o modelo. Os mais compridinhos são perfeitos para quem quer manter um ar comportado. Já quem não teme ousar, pode escolher modelos cavados, perfeitos para serem usados sobre os biquínis para dar uma voltinha na praia. Os escuros são mais elegantes. Os desbotados, mais moderninhos. Fica lindo com tudo, com chinelinho ou salto alto, com maiô ou com camisa branca, com bata ou com top de seda.
Short jeans Frame/Foto neatporter.com/Reprodução

Short jeans Frame/Foto neatporter.com/Reprodução

  1. Macacão: prático acima de tudo, elegante sem qualquer dúvida, o macacão é perfeito para a mala de verão, já que imprime um toquezinho de luxo sem pesar na bagagem. A gente indica modelos em tons vibrantes e solares, com traços tropicais ou, nosso favorito, em animal print, principalmente em preto e branco, de zebra, que é uma padronagem mais discreta e enjoa menos do que tigres e onças. A modelagem deve ser sequinha e sem muitos detalhes para permanecer por mais tempo no closet.
Macacão L’agent by Agent Provocateur/Foto netaporter.com/Reprodução

Macacão L’agent by Agent Provocateur/Foto netaporter.com/Reprodução

Leia também
:: 10 tendências para arrasar nas férias (e o que levar na mala de verão)
:: Greenery: veja looks para combinar a cor de 2017

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna