10 hits do frio que devem bombar no próximo inverno

As tendências mais quentes apresentadas no SPFW

Foto: Zé Takahashi

Entre tantas propostas apresentadas no vai e vem da passarela do São Paulo Fashion Week, elegemos os 10 hits do próximo inverno na lista elaborada com a ajuda de duas catarinenses posicionadas na fila A dos desfiles do SPFW: Samira Campos, jornalista de moda, xerife do programa Estilo Samira Campos, na TVCOM, e Flávia Cavasotti, blogueira e it girl da Ilha. Confira.

Geométrico

No inverno, as estampas florais cedem espaço aos geométricos, com muito xadrez, listrado e pied de poule. Nos moletons de Juliana Jabour o geométrico puro ganhou espaço em aplicações metalizadas e nos vestidos anos 1920 bem ao estilo Gatsby de Reinaldo Lourenço ele foi composto em fitas verticais douradas ou prateadas. Puro glamour!

Ousadia

Dangerette, a periguete “danger” de Gloria Coelho é a modernete que abusa da ousadia. Mas não se engane, ela em pouco lembra o estereótipo das periguetes. Em cartaz em quase todos os desfiles, essa mulher se joga nos decotes, fendas vertiginosas, barriga de fora nas cropped e muita transparência. Muito sexy, mas nada vulgar.

Esportivo de luxo

Copa do Mundo no Brasil não tem como passar em branco pela moda. Por isso, além das insipirações que vêm do esporte, como o moletom, que apareceu em muitas coleções numa pegada bem cool, as referências mais literais apareceram na Osklen, que conseguiu criar um esporte chique. Destaque para as bolsas bola, feitas em parceria com a Topper, e para a estampa Arquibancada, com pontos de cor que simulam o colorido da arquibancada desfocado.

Renda

Sim, a renda segue em cartaz com força. E Alexandre Herchcovitch prova que ela ainda tem approach graças aos desejáveis looks totalmente rendados feitos em parceria com Martha Medeiros. As noivas de Samuel Cirnansck, inspiradas nas bonecas de porcelana russa, também abusam da renda.

Vermelho

Vale do bordô ao vermelho-vivo. Seja na lã, como no casaco-vestido de Tufi Duek, conjugado ao preto no vestido geométrico de Gloria Coelho ou na proposta do couro com tricô em Patricia Motta, ele é vedete da estação.



Sim, a lã é um clássico do frio, mas nesse inverno ela será alçada a estrela, assim como o couro. Desde a lã rendada na Animale, passando pelo degradê do colete da Ellus até a clássica agora bombada pied de poule, que apareceu em desfiles como Colcci e Vitorino Campos.

Comprimento mídi

Ele já andou rondando o guarda-roupa da brasileira sem muito sucesso mas parece que dessa vez emplaca. Veio na maioria das passarelas, mas ganhou destaque em formato godê na Colcci, além de brilhar nas coleções de Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch em versão um pouco mais longa, em vestidos e saias pela canela. 

Moletom

O moletom pegou carona em dois retornos bombados: anos 1990 + sportwear. Com up grade fashion, a peça ganhou sofisticação com bordados brilhosos e geométricos como na coleção de Juliana Jabour ou ares college no modelo conjugado com lã e combinado à minissaia na Colcci. A Triton também apostou. Entre as cores para a peça, o cinza e o preto reinam confirmando a pegada esporte-chique.

Couro

– Ele já vem aparecendo, mas no inverno ele atinge um novo degrau, crescendo ainda mais – pontua a expert Samira Campos. Rústico em Ronaldo Fraga, que fez um coleção 90% em couro, sofisticado em Pedro Lourenço, misturado ao tricô em Patricia Motta e com paetê na Ellus, ele aparece em múltiplas e diferentes versões, texturas e tratamentos. Trend alert: vestido de couro preto, que esteve em cartaz em Animale e Tufi Duek, deve se tornar um must have do frio.

Transparência

O tule segue reinando e garantindo o efeito que já estamos vendo em vestidos nesse verão. A transparência do tecido finíssimo, que gera ilusão de não estar ali, ganhou bastante espaço nas proposta de Gloria Coelho e Lino Villaventura. Em versão alta costura tecnológica e apuro técnico, a transparência de Pedro Lourenço veio dos efeitos ópticos das pontos vazados sobre a roupa garantidos pela fusão de tule com crepe.

* Laura Coutinho viajou a convite da Tenco Shoppings

Leia mais
Comente

Hot no Donna