Alerta pechincha! O que vale (e o que não vale) a pena comprar em liquidação

Você já foi ao brechó e levou para casa um vestidinho vintage incrível, que ninguém tem igual. Desapegou daquelas blusas que estavam há anos paradas no closet. Mas, durante a limpa, se deu conta de que ainda faltam algumas peças básicas para facilitar a vida na hora de compor os looks, como uma calça preta e um jeans novo para substituir o antigo. Aproveite: nesta época, as liquidações são a melhor saída para quem precisa adicionar um ou outro item ao armário, ainda que esteja tentando economizar.

– É a oportunidade para comprar peças atemporais, que vão complementar e agregar ao guarda-roupa. Sempre indico investir em peças que fogem ao modismo da estação – sugere a consultora de estilo Ana Carrard.

– Também é quando, muitas vezes, a gente consegue comprar aquela roupa que namorou a estação inteira e não havia adquirido pelo preço – completa.

Fashionista por menos
:: Um guia para seguir na moda em época de crise
:: 8 brechós e bazares para conhecer em Porto Alegre
:: 6 sites para alugar roupas de festa, sapatos e bolsa

Não custa lembrar: antes de ir ao shopping, vale dar uma boa olhada no que você já tem e listar quais peças gostaria de incluir. De nada adianta precisar de uma calça social preta e acabar comprando um jeans novo só porque estava com desconto.

– Comprar por comprar, na minha opinião, é ruim em qualquer época, seja de liquidação ou não. Então, a melhor dica para quem está pensando em investir agora é pensar se precisa mesmo – ensina a stylist Gabriela Casartelli.

Para ajudar você nas compras, convidamos as entendidas em liquidação Ana e Gabi a indicar as peças mais bacanas em que vale a pena investir.

Veja também
:: 5 peças da liquidação de verão que farão bonito no frio
:: Selecionamos as marcas que já entraram em liquidação para você aproveitar

dicas1

dicas2

dicas3

E as tendências?

Além dos clássicos que sempre encontramos nas lojas, algumas tendências de 2015 permanecem em alta e podem ser encontradas por precinhos menores nas liquidações. As dicas são da Gabi Casartelli:

• Listras sólidas, mais escuras e largas

• Blusas com ombro de fora, que fujam da pegada ciganinha e boho

• Florais míni e com pegada grunge, que têm tudo a ver com nosso outono

• Mules versão flat, que seguem fortes na próxima estação

 

10 mandamentos da liquidação

1. Antes de ir às compras, limpe seu closet. O que não usa mais pode ser doado ou até revendido em bazares.

2. Depois da faxina, liste as peças que fazem falta no dia a dia: aquela calça mais clássica, uma blusinha branca ou o sapato neutro.

3. Estipule o quanto você tem de grana para investir e não gaste mais do que você pode. De nada adianta ter novidade no armário e a conta no vermelho.

4. Quando chegar ao shopping, vá direto nas araras que têm o que você precisa. Assim você economiza tempo e evita cair na tentação de comprar algo que não precisa só porque está barato.

carrie2

5. Fuja de peças que não tem o seu estilo para não cair em roubada. Não é porque está barata que você vai se “convencer” a usar quando chegar em casa.

6. Evite também aquela peça que você lê que “é bom ter” (incluindo as da nossa lista!), mas que não tem a ver com seu armário ou o que você gosta. Se você tem pavor de salto alto, faz sentido gastar
R$ 300 em um par que vai ficar parado no armário?

7. Compre peças do seu tamanho. Levar algo menor porque você quer começar aquela dieta na segunda-feira ou um pouquinho maior para ajustar é quase certeza de que a peça vai ficar parada no closet.

carrie1

8. Descontos cumulativos podem ser uma armadilha para quem é consumista e influenciar a comprar aquilo que você não precisa. Que tal levar uma amiga para vocês duas aproveitarem a barbada e ninguém comprar a mais?

9. Considere o valor final da peça e não o desconto. Segue valendo a pena?

10. Antes de sair do provador rumo ao caixa, combine mentalmente a peça nova com pelo menos outras cinco que você já tem em casa. Funciona? Então vale.

 

Para seguir

Perfis do Instagram rastreiam ofertas por aí para ajudar você a não perder nenhuma barbada

@HojeVouAssimOff
Ana Soares, que comanda o blog Hoje Vou Assim Off, compartilha seus achados baratinhos em lojas de departamento, brechós e outros lugares bacanas.

@Infiltradas
Atualizado pela jornalista Júlia Sales, destaca as etiquetas vermelhas por aí – incluindo até achados em lojas populares e camelôs.

@ALoucaDaPechincha
Achadinhos em centros de compra como o Bairro Bom Retiro e a Rua 25 de Março, em São Paulo, ofertas em outlets e bazares.

Leia mais
Comente

Hot no Donna