Arquiteto Sérgio Rodrigues é homenageado no Fashion Rio

Exposição sobre o trabalho do designer de móveis ocupa uma armazém inteiro no Pier Mauá

Sérgio Rodrigues é um dos principais designers de móveis do Brasil
Sérgio Rodrigues é um dos principais designers de móveis do Brasil Foto: Cris Vieira

Um dos principais designers de móveis do Brasil, Sérgio Rodrigues ? criador da poltrona Mole, que está no acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa) ? é homenageado com uma exposição do seu acervo pessoal e de suas principais peças, no armazém 5, do Fashion Rio. É um espaço inteiro dedicado à obra do arquiteto.

 

Famoso por ter concebido a cadeira Mole, em 1957, Sérgio criou outras poltronas de sucesso. Cinco das principais cadeiras assinadas por ele ? Mole, Oscar, Kilin, Diz e Beto ? ficam expostas, separadamente, em cabines com auto-falantes, e os visitantes podem interagir e escutar a história de cada nome dado às peças, narradas pelo próprio designer.

Há ainda textos sobre o trabalho dele como um depoimento bem humorado de Millor Fernandes, sobre a cadeira Mole. Em certo trecho, ele diz: “…não me sentei, rolei. Que artefato, meus amigos!”.

A exposição tem curadoria de Mari Stockler e também conta com depoimentos em vídeo do arquiteto e parte do acervo pessoal dele, que inclui caderneta escolar, cartas, fotos da infância e maquetes de casas projetadas por ele.

Ao todo, são aproximadamente 40 móveis distribuídos pelo armazém, em meio a imensos painéis fotográficos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna