Bolsa de mulher: peso em excesso afeta ombros, coluna e articulações

Limite de carga é determinado pela capacidade física, dizem especialistas

Foto: Reprodução

O que é indispensável na bolsa de uma mulher? Além de documentos, dinheiro e celular, a lista certamente incluirá mais uma série de itens: maquiagem, álcool gel, lenço, perfume, escova de cabelo, bloquinho de anotações…

Tudo depende do estilo dela. Pois há um fator mais importante a considerar, alertam os médicos: o peso. Quem carrega bolsa pesada demais pode ter problemas relacionados à má postura, além de tendinites, hérnia de disco ou desgaste dos discos da coluna.

? O desconforto postural é o primeiro sinal de que há algo errado ? diz o ortopedista Marcus Vinicius Galvão Amaral, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). ? Se há dor prolongada por dia, o momento é de controlar a ansiedade feminina no que diz respeito àquela velha história de que tudo é necessário.

Os ombros e a coluna são as regiões mais prejudicadas, mas pescoço, braços, quadris e pernas podem ser afetados devido à pressão nas articulações. E, diferentemente do que se diz sobre as mochilas, que devem ter no máximo 10% do peso do usuário, no caso das bolsas a tiracolo o mais importantes são o preparo e a resistência de quem as carrega.

? É o mesmo princípio do treinamento de atletas. É preciso de condicionamento para suportar determinada carga. E, para isso, o exercício físico é ideal ? diz o médico.

Usar bolsas transpassadas, que ajudam a distribuir melhor o peso pelo corpo, e optar por modelos menores, que ajudarão a limitar os pertences, são algumas dicas do ortopedista para evitar danos provocados pelo peso excessivo.

Leia mais
Comente

Hot no Donna