Donna - ir para home

Carolina Dieckmann, a vizinha famosa de todos nós

Ulisses Carrilho relembra a trajetória da atriz, desde seu início como modelo até o episódio em que foi vítima de crime virtual

16351872
Foto: Tabach

A lei 12.737/2012 foi proposta pelo deputado federal paulista Paulo Teixeira e entrou em vigor no dia 2 de abril de 2013.  Ela altera o Código Penal brasileiro para tipificar como infração uma série de condutas no ambiente digital, além de estabelecer punições específicas para a invasão de dispositivos informáticos. Na redação da lei, computadores e smartphones são chamados dessa forma, dispositivos informáticos.

Carolina Dieckmann é o tipo de celebridade que, apesar do nome composto, é chamada frequentemente pelo seu apelido. Simples assim: Carol. No entanto, a lei 12.737/2012 recebeu o apelido extraoficial de “lei Carolina Dieckmann“.  Enquanto a lei aguardava ser sancionada, Carol não foi “pega na tampinha” como a imprensa insistiu em publicar. Carolina Dieckmann foi vítima de um crime.

Outras colunas do Ulisses
:: A modelo que pode lhe ensinar o que é ser uma mulher
:: Evolução de estilo: de Sabrina Sato a Marc Jacobs

Ao todo, 36 imagens íntimas da atriz foram trazidas a público em maio de 2012. Ela recebeu ameaças de extorsão para que pagasse cerca de R$ 10 mil para não ter as fotos publicadas. Carol não cedeu. Após dar queixa, a Polícia descartou a hipótese de as imagens terem sido copiadas de uma máquina fotográfica que havia sido levada para o conserto. A justiça constatou em laudo que a caixa de e-mail da atriz havia sido violada por hackers. Em entrevista, Carol afirma que continua a fazer selfies eróticas para o namorado, que vive na ponte aérea Rio-SP.


Foto: Selmy Yassuda, Revista Contigo!

O caso foi notório porque Carol é nossa velha conhecida. A atriz preserva o estilo tipificado pelos americanos como “the girl nextdoor” com uma faceta bem mais brasileira, a vizinha.

O suprasumo do popular na televisão brasileira, que brinca com maestria na fusão da alta e baixa cultura, é o programa Esquenta, que em breve estreia sua nova temporada na Rede Globo, apresentado por Regina Casé. Carol recebeu uma homenagem do programa. Amiga de Preta Gil, apareceu um dia na gravação para ver a amiga. Carol, mais que vizinha, é aquela amiga que não precisa ligar antes de chegar para uma visita no dia 8 de janeiro de 2012. Chegou mais uma vez de surpresa dia 29 de janeiro. Dia 19 de fevereiro, Regina Casé é avisada de que a atriz está infiltrada em meio à plateia. Dia 26 de fevereiro ela é convidada do programa e almoça no palco, com naturalidade. Dia 25 de março a atriz está de novo na plateia, como uma “reles mortal”. No dia 1º de abril, Carolina ganhou das mãos de Mumuzinho o troféu de “a melhor amiga do Esquenta” ao som de Menina Carolina, sucesso de Bebeto do ano de 1981.

:: Assista aqui a homenagem do Esquenta a Carol

A empatia do público certamente se deve a outro fenômeno brasileiro.  Carolina Dieckmann começou sua carreira aos 13 anos quando foi descoberta por um scouter para ser modelo, mas estreou na televisão com um papel na minissérie Sex Appeal, de Antônio Calmon, em 1993. Desde então coleciona papeis em novelas.

Nenhum papel, contudo, foi mais marcante que Camila. Ao som de Love by Grace, a atriz cortou seus cabelos louros para gravar a cena em que a personagem que interpretava uma doente de leucemia dava adeus às malenas. A cena foi ao ar no dia 11 de dezembro de 2000 e rendeu 79% dos televisores ligados do país sintonizados no folhetim. A cena foi disponibilizada por vários usuários no YouTube. Um desses vídeos, intitulado Laços de Familia – Camila resolve raspar a cabeça detém sozinho a marca de mais de 3 milhões e 500 mil visualizações. Haja replay.

Essa nossa vizinha é famosa no meio da moda por usar um look típico carioca da Zona Sul. Vestidos longos e rasteiras arrematados com tranças no cabelo. À noite o comprimento do vestido sobe, vira mini. O salto acompanha o movimento e Carol sobe no salto e vai do pagode ao funk.

:: Moda, comportamento, cultura pop: outras colunas de Donna

Carol é aquela vizinha bonita, bem educada, que dá “boa noite!”, cumprimenta o porteiro com naturalidade e deixa um rastro de perfume ao sair do elevador. De dia a Carol gosta de ir à praia. Com uma de suas melhores amigas, Preta Gil, foi à praia e viraram notícia. Carol leva costumeiramente para a faixa de areia uma Goyard St. Louis cor de laranja, que custa cerca de 850 dólares. Preta foi à beira do mar com uma Louis Vuitton modelo Neverfull edição especial com estampa de Steven Sprouse. A bolsa custa cerca de  1300 dólares. Se a gente não puder fofocar sobre o vizinho… ah! daí não tem graça.

Por ano, os brasileiros gastam R$ 34 bilhões em produtos de higiene pessoal e cosméticos

Livro reúne informações úteis para evitar gastos com cosméticos e tratamentos

Matéria anterior
  Uma coletânea de estilos. Este será...

Donna Brands: os looks que estarão em cartaz no Donna Fashion Iguatemi

Próxima Matéria