Clutch: como usar bolsa carteira, nossa boa e estilosa companheira | AsPatrícias

Fotos: Net-a-Porter, Reprodução
Fotos: Net-a-Porter, Reprodução

Essencial no closet de todas nós, a bolsa carteira – a clutch – é uma dessas peças que nascem por necessidade, mas se tornam tão queridas que acabam conquistando o cobiçado adjetivo “eterno”.

Companheiras perfeitas para uma noitada, além de úteis para levar os essenciais da vida (batom, celular, cartão de crédito), marcam estilo, fazem charme, revertem atenção. Tenha certeza: esse pequeno acessório é capaz de assinar o espírito de todo o visual, facilitando, inclusive, um gestual elegante, já que ela estará bem acomodadinha sob o braço durante a conversa boa.

Outras dicas d’AsPatrícias
:: Dia do rock: 5 estilos para você se inspirar

:: Do trabalho à balada: 4 ideias para usar short de couro
:: Tricô: 4 dicas de looks usando uma peça básica

A ideia da clutch surgiu nos tempos vitorianos, quando as damas carregavam pequenas bolsas com lenços e saias para cheirar. Mas o marco da clutch contemporânea está distante dos salões de tão idos tempos. Foi durante a Segunda Guerra que a carteira tornou-se fundamento do closet básico. E tudo graças ao racionamento do período, que fez o pequeno modelo ser o escolhido das mulheres – lembre-se que, durante o conflito, as matérias-primas eram escassas e quanto menor e mais sequinho, melhor. Desde então, a clutch ficou, para nossa felicidade, incrementando o dia a dia e sendo primordial para encontros especiais.

O interessante da clutch é que ela é perfeita para brincar com o estilo. Por exemplo, na hora de escolher uma bolsa carteira, vale apostar em materiais que você jamais usaria coloquialmente, como metais, palhas, pedrarias, penas. Ela também recebe bem um toque de exotismo, como um modelo comprado durante uma viagem especial. E ainda fica linda quando conta uma boa história, tem memória, como aquela lindeza herdada de família.

Ou seja, o importante da carteira não é o valor, mas, sim, o design. Vale procurar em feiras, brechós, lojas de produtos típicos, grifes estreladas, o que realmente lhe fascinar mais. E a considere especialíssima, como algo a realmente ser notado e a fazer a diferença no seu traje. A gente selecionou alguns modelos para inspirar você, algumas que estão conversando com as tendências da temporada e outras clássicas bem-vindas. Escolha a sua.

Minimalistas

carteiras minimalistas

(Fotos: Netaporter.com/Reprodução) Modelos Proenza Shcouler, Aerin, Christian Louboutin e Clare V

Com design limpo e sofisticado, são atemporais e fazem bonito com roupas de igual identidade ou com peças rebuscadas, criando um contraste bem-vindo.

 

Divertidas

carteiras divertidas1-1

(Fotos: Netaporter.com/Reprodução) Modelos Edie Parker, Charlotte Olympia, Anya Hindmarch e Sophia Webster

Deixe a sobriedade de lado e se renda a uma clutch que arrancará sorrisos por onde você passar. São demais e animam qualquer visual, até o mais básico. Ah! E não importa a sua idade, afinal, bom humor não tem nada a ver com data de nascimento, viu?! Nas fotos, Edie Parker, Charlotte Olympia, Anya Hindmarch e Sophia Webster.

Metalizadas

carteiras metalizadas-1

(Fotos: Netaporter.com/Reprodução) Modelos Diane Von Furstenberg, Jérome Dreyfuss, Saint Laurent e Christopher Kane

Nossa indicação número 1, ou seja, bastante versáteis, prateadas ou douradas, são as primeiras que se deve ter no closet já que casam bem com praticamente tudo, proporcionando um toque de luxo.

Estruturadas

carteiras rígidas-1

(Fotos: Netaporter.com/Reprodução) Modelos Jimmy Choo, Alexander McQueen, Diane Von Furstenberg e Kotu

Pequerruchas e requintadas, costumam ser conduzidas na mão em festas mais glamurosas ou para fazer cena quando você tiver vontade.

Inusitadas

carteiras rebuscadas

(Fotos: Netaporter.com/Reprodução) Modelos Nancy Gonzalez, Sophie Anderson, Oscar de La Renta e Dolce & Gabbana

Bordadas, enfeitadas, recortadas, enfim, com efeitos variados que as tornam estrelas nada discretas, perfeitas para impor personalidade ao visual. Assim como as divertidas, são ousadas e jamais passam em branco. Brilhe com elas.

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna