Com 30 anos de carreira, estilista Ricardo Almeida é uma das referências em moda masculina no Brasil

Time de famosos: Alexandre Nero, José Loreto, Seu Jorge e Gabriel Leone, no encerramento do mais recente desfile da grife de Ricardo Almeida | Foto: divulgação
Time de famosos: Alexandre Nero, José Loreto, Seu Jorge e Gabriel Leone, no encerramento do mais recente desfile da grife de Ricardo Almeida | Foto: divulgação

De atores como Rodrigo Santoro a políticos como o prefeito de São Paulo, João Doria, a lista de homens poderosos que vestem Ricardo Almeida parece não ter fim. Referência nacional quando o assunto é uma alfaiataria impecável, o estilista sabe como ninguém vestir um homem com elegância e conforto além, claro, de garantir uma silhueta mais moderna.

– Hoje não temos o mesmo preconceito que existia antigamente, o que também abriu condições para que os homens possam explorar mais e tentar coisas diferentes para não ficar iguais sempre – afirma o alfaiate desde São Paulo, em entrevista à Donna por telefone. – Não tem mais esse papo de não usar camisa rosa. O homem usa o que ele quiser, quando ele quiser e para ir aonde ele quiser.

Ricardo Almeida é dono de um império com 18 lojas próprias – duas delas dedicadas exclusivamente à linha feminina –, além de mais de 120 multimarcas espalhadas pelo país que revendem seus ternos, calçados, jeans e camisas polo. A produção foi triplicada no ano passado, quando inaugurou uma fábrica de 7,8 mil metros quadrados no Bom Retiro, região tradicional para a indústria têxtil em São Paulo. Com isso, é possível produzir hoje mais de 7,7 mil camisas e 6 mil peças de alfaiataria por mês, tudo para suprir a crescente demanda, mesmo em tempos de crise.

– Quando você faz isso em um momento de crise, as pessoas reparam mais ainda – afirma. – Na realidade, a crise é ótima porque me dá oportunidade. As pessoas vão comprar de quem é melhor, não vão gastar em qualquer lugar.

Autodidata, aos 14 anos Ricardo já cuidava do estoque na loja de roupa de cama da família. Apaixonado por motociclismo, saiu da empresa aos 19, para trabalhar com reforma e venda das máquinas. Mas foi só no início da década de 1990 que começou a cortar seus moldes: em 1991, abriu a primeira loja, quando começou a desenhar e montar sua linha de ternos. Hoje, um cliente da marca tem tudo do que precisa para se vestir: de sapatos a camisetas, cashmeres a costumes completos, encontra de tudo com a assinatura de Ricardo. Ele também desenha roupas sob medida em sua loja-ateliê da Bela Cintra, rua localizada na área nobre da capital paulista, onde recebe clientes com hora marcada.

O estilista Ricardo Almeida | Foto: divulgação

O estilista Ricardo Almeida | Foto: divulgação

FICA A DICA

♦ Para os noivos

Especialista em vestir noivos para o grande dia, Ricardo Almeida dá a dica para quem vai subir ao altar:

– Os mais tradicionais buscam ternos em cinza mescla ou preto. Quem quer seguir um caminho diferente opta por um azul em tons mais fortes, como o marinho. É uma cor nova entre os noivos. Se o casamento for na praia, de dia, pode usar um terno claro, gelo ou areia. Para quem quer abusar, um xadrez bem marcado. E todos os trajes são feitos com colete.

♦ Apostas confirmadas

Ricardo Almeida compartilha suas combinações preferidas:

– Hoje é importante ter um bom jeans para usar com blazer. E também uma camiseta diferente, que você mistura com alfaiataria. Uma calça xadrez superdescolada com uma polo lisa fica incrível.

♦ Inspiração

Um ícone de estilo para os homens? O estilista aponta o ex-jogador inglês David Beckham, que já foi eleito o homem mais estiloso do mundo pela revista GQ, referência em moda masculina.

– Ele se produz e se preocupa com moda.

Leia mais
:: Direto da Inspiramais, estilista Walter Rodrigues antecipa o que será tendência no próximo inverno
:: Os 40 anos de carreira de Solaine Piccoli, a estilista dos sonhos
:: Em entrevista, estilista Ronaldo Fraga fala sobre o papel da moda

Leia mais
Comente

Hot no Donna