Confira dicas para deixar a casa de praia com cara de férias

Com atenção a pequenos detalhes é possível construir um ambiente de puro relaxamento

Móveis em madeira clara combinam com casa de praia
Móveis em madeira clara combinam com casa de praia Foto: Reprodução

Curtir o melhor da praia na companhia de amigos é um dos melhores programas da estação. Com a casa cheia fica sempre mais divertido. Mas é preciso planejar tudo muito bem para que as férias não se tornem uma trabalheira e um pesadelo. Antes de sair distribuindo convites, confira dicas e sugestões que preparamos especialmente para facilitar este momento.

A casa de praia costuma servir de refúgio da correria, do estresse e da dureza da cidade. Para a arquiteta Patricia Milano, nada melhor para receber os amigos do que um espaço ao ar livre, com elementos despojados.

? Almofadas no chão, velas, pé na grama… Todos nós buscamos o oposto das experiências que vivemos no nosso dia a dia urbano. Quanto menos coisas na casa, melhor. Isso facilita na hora de limpar e evita acumular pó e mofo enquanto ela estiver fechada durante o ano – aconselha a arquiteta.

Patricia defende que a decoração de uma casa de praia precisa deixar claro que estamos na praia e não na cidade.

? Isso não quer dizer que ela deve estar cheia de peixinhos – brinca. – Na busca por mais conforto, as pessoas acabam deixando o ambiente muito parecido com a sua casa da cidade, o que tira toda a graça da situação.

O que torna uma casa de praia mais interessante é a diferença de sensações e experiências que se pode ter em um espaço que remete ao lazer e ao bem-estar.

? Proporcionamos essa atmosfera quando utilizamos materiais naturais, como o tijolinho à vista, a madeira, os tecidos naturais e frescos – diz Patrícia.

Para garantir uma boa acomodação dos convidados é necessário prestar atenção ao aconchego do ambiente. Este conforto pode ser alcançado de várias formas, como em boas roupas de cama e cortinas em tecidos leves que transmitam tranquilidade para o descanso. – Além disso, apostar em elementos como velas e aromatizadores de ambientes é uma ótima ideia. Iluminação indireta também traz a sensação de tranqüilidade. Pode-se conseguir esse objetivo investindo em abajures e arandelas.

O mobiliário e os acessórios que compõem a decoração da casa devem ser de fácil manutenção e limpeza. O mobiliário pode ser desenvolvido em marcenaria, com padrões amadeirados claros. Patricia avisa que evitar o uso excessivo de vidros é uma boa pedida, em razão da maresia.

Para os revestimentos da casa, o conselho é investir em um piso frio (cerâmicas ou porcelanatos) por terem grande durabilidade e serem fáceis de limpar. A arquiteta também recomenda o uso de tinta anti-mofo para as paredes, devido ao clima úmido da praia. No quesito esquadrias, as de PVC apresentam ótima durabilidade e requerem pouquíssima manutenção.

Leia mais
Comente

Hot no Donna