Conheça a mulher que veste os galãs de Hollywood

Ashley Weston trabalha com atores como Harrison Ford, Vince Vaughn e Jon Hamm

Por Sheila Marikar, The New York Times

Não faz muito tempo, encontrei Ashley Weston. Ela andava depressa, para lá e para cá, na suíte do oitavo andar do London West Hollywood, colocando alfinetes e fazendo dobras em um terno cor de berinjela da Zegna.
Rami Malek, astro do drama para a TV Mr. Robot, que precisava de roupas para a festa do Homem do Ano da GQ e a premiação do Gotham Awards, parecia meio atordoado.

“O que quer experimentar primeiro?”
“Experimento o que você quiser”, diz ele a Ashley.
“Sapato?”
“O que achar melhor. Você é quem manda”, repete, humilde.
“Quer provar o terceiro terno?”
“Claro.”
“Ela sabe como as roupas ficam em mim e do que eu gosto; é uma combinação boa”, comenta Malek.

Esse é o efeito Ashley: seus clientes vestem o que ela sugere sem reclamar. E quase todos são do sexo masculino. Com uma clientela que inclui Harrison Ford, Jon Hamm, Liev Schreiber (foto abaixo), Paul Dano, Rob Lowe, Darren Criss e outras celebridades que nunca aparecem na lista dos mais malvestidos, a stylist de 28 anos é uma das poucas profissionais de Hollywood que trabalha quase exclusivamente com homens.

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– Eu sempre digo: ‘Pense em mim como uma extensão do seu cérebro. Basicamente sou você, apenas numa versão pouco mais refinada, mais clean. Conheço mais o assunto, ou seja, é como se eu eliminasse a encheção de você ter que escolher o que vestir’.

E eles apreciam esse cuidado quase maternal.

– Ela me ouve e sempre sabe o que me representa enquanto pessoa. Tem uma energia incrível e uma personalidade contagiante que sempre se reflete em tudo o que faz – conta Tyler Oakley, o astro do YouTube que Ashley vestiu para a cerimônia do Grammy (foto abaixo) e do Teen Choice Awards.

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Seu trabalho também chamou a atenção das grifes masculinas, tanto que Ashley participou da campanha publicitária da Brooks Brothers com atores como Geoffrey Arend e Matt McGorry.

– Ela é jovem e exuberante, mas, ao mesmo tempo, tem muito respeito pela tradição e o trabalho de alfaiataria. Faz questão que o cavalheiro com quem trabalha fique impecável e que o caimento seja perfeito, principalmente na questão do comprimento das calças e da largura dos ombros – comenta Arthur Wayne, vice-presidente mundial de relações públicas da Brooks Brothers.

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Durante a infância, Ashley nem pensava em um dia vestir astros e estrelas. Nascida no sul da Califórnia, estudou Psicologia e Pedagogia na Universidade da Califórnia em Los Angeles – e como parte do mestrado, passou um ano lecionando Matemática para o ensino médio em Compton, embora fosse sempre confundida com as alunas.

– É engraçado acabar de fazer 22 anos e acharem que você tem cara de quinze – diz com ar coquete que lembra muito o de uma chefe de torcida.

Só que ela logo percebeu que ensinar não era bem sua praia. Depois de alguns meses de estágio em várias empresas de marketing, agências de publicidade e de talentos, conheceu Mitchell Nguyen McCormack que, na época, era o diretor criativo do DestinAsian Media Group, que veste e fotografa atores para revistas asiáticas. Acabaram se aproximando por causa da ascendência vietnamita e o desejo de trabalhar no setor criativo, apesar das exigências familiares.

Ela passou dois anos com McCormack antes de assumir o cargo de stylist em tempo integral, em 2012. A princípio, trabalhava com homens e mulheres, mas depois que uma atriz impossível de agradar quis que ela adiasse a viagem de férias da família para o Havaí para lhe encontrar um vestido para a pré-estreia de um filme, Ashley decidiu trabalhar só com eles.

– Os homens não querem ficar experimentando roupa. Confiam na opinião dos outros. E se houver qualquer dúvida, basta eu bater os cílios – brinca.

Ajuda também o fato de ela incorporar itens masculinos em seu próprio visual. Para o nosso almoço no Soho House, em West Hollywood, ela apareceu usando uma blusa de gola alta Tommy Hilfiger que viu em um showroom enquanto procurava peças para os clientes.

– Sempre básico. Marinho, preto, sapato confortável porque ando muito, mas com um visual legal. Se eu aparecer desleixada, meus clientes não vão confiar em mim. Sou uma amostra do público deles. Representante do fã-clube feminino – afirma.

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Sua empresa, composta de quatro pessoas, tem um ar caseiro. Seu gerente é o namorado de cinco anos, Dorian Innes, a quem se refere carinhosamente de “namorente”. Embora a temporada de premiações seja o período mais atribulado, Ashley trabalha em entrevistas coletivas e pré-estreias o ano inteiro; às vezes, assume projetos mais pessoais, como a ocasião em que renovou o guarda-roupa de Vince Vaughn (foto acima), no início do ano.

– Foi um trabalho que durou dois, três dias. Nem sei quantos jeans 501 joguei fora. Ele estava vestindo coisas que o envelheciam muito – revela.

Embora os homens sejam, por natureza, menos exigentes, ela os encoraja a procurá-la a qualquer hora, principalmente se estiverem prestes a sair e ela não estiver presente para dar a última “ajeitada”.

– Sempre faço questão de dizer que estou no celular o tempo todo. É só ligar. Facilita muito a minha vida quando aparecem bem arrumados – explica, acrescentando que sempre pede a eles que lhe mandem selfies das roupas que usam. Enquanto isso, ela continua extremamente seletiva em relação às pessoas com quem trabalha.

– Vira e mexe algum cliente pergunta se eu toparia vestir a mulher ou a namorada. Recuso da forma mais delicada possível. Trabalho bem com roupas masculinas. E com homens – conclui.

Michael Kelly

Michael Kelly

 

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