Conheça os personagens e movimentos que inspiraram o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC)

Samuel Casal e Ramon Rodrigues, da Gráfica Clandestina. Fotos: Felipe Colvara/Divulgação
Samuel Casal e Ramon Rodrigues, da Gráfica Clandestina. Fotos: Felipe Colvara/Divulgação

Criatividade, inovação e design produzidos em Santa Catarina são as estrelas da mostra SCMC Transcultural, realizada pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) em cartaz até o próximo sábado, dia 13, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Floripa. No espaço estarão dispostas as peças criadas por alunos de instituições de ensino locais em conjunto com profissionais de 17 indústrias catarinenses. A abertura ao público, com entrada gratuita, ocorre neste domingo, das 10h às 20h.

Depois de descobrir o resort culture no ano 7 (2012) e identificar personagens que representam essa cultura no ano 8 (2013), a vertical Inteligência Compartilhada apresenta quem são os movimentos e pessoas que estão transformando o estado por meio da arte, da cultura e do design. Tudo isso em capsule collections de sete itens, exibidas em instalações.

Entre os nomes que serviram de inspiração para o SCMC estão Teka Simon (Brasileirando), Samuel Schmidt (Cidades Invisíveis), Celaine Refosco (Orbitato), Felipe Caprestano (Face Couture), Edna Mesadri (Das Catarinas) e Simon Casal e Ramon Rodrigues (Gráfica Clandestina).

Celaine Refosco, do Orbitato. Foto: Felipe Colvara/Divulgação

Celaine Refosco, do Orbitato

Dario Bergemann, do Agrícola da Ilha. Foto: Felipe Colvara/Divulgação

Dario Bergemann, do Agrícola da Ilha

Felipe Colvara, do Kombinacomfoto. Foto: Felipe Colvara/Divulgação

Felipe Colvara, do Kombinacomfoto

Flávia Vanelli, da Ratorói. Foto: Felipe Colvara/Divulgação

Flávia Vanelli, da Ratorói

Jefferson Matias e Christopher Stoner, da Santa Costa. Foto: Felipe Colvara/Divulgação

Jefferson Matias e Christopher Stoner, da Santa Costa

Márcia Cardeal. Foto: Felipe Colvara/Divulgação

Márcia Cardeal

Samuel Schmidt, do Cidades Invisíveis.

Samuel Schmidt, do Cidades Invisíveis

Workshops compartilham inspirações

O SCMC realiza este ano sete workshops e palestras gratuitas com os personagens que inspiraram as coleções. É uma oportunidade de o público entender o momento que vive Santa Catarina e desbravar o estado através dos seus movimentos.

Os temas dos eventos são: Economia de Afetos (7/12), Ilustração Tátil (8/12), Tricô e Crochê (9/12), Natureza que Inspira (10/12), Intervenções Artísticas (11/12), Processos Criativos Experimentais (12/12) e Fotografia para Iniciantes (13/12). Todos são gratuitos e tem início previsto para 17h, no CIC. As vagas devem ser reservadas pelo e-mail scmc@scmc.com.br.

Inteligência Compartilhada

Principal vertical do SCMC, o Inteligência Compartilhada surgiu com o objetivo de promover um intercâmbio entre estudantes de moda e design e equipes de criação das empresas. No início de cada ano, ocorre um processo seletivo de escolha destes estudantes, que recebem a oportunidade de criar, em conjunto com os profissionais, uma capsule collection sob orientação da consultoria criativa do projeto.

Vários workshops ocorrem durante o ano todo para debate de tendências de comportamento e consultoria na criação dessas coleções, que são apresentadas numa mostra que está entre os maiores eventos de moda do país e ocorre sempre no fim de cada ano.

Sobre o SCMC

O SCMC está no ano 9 e reúne 17 empresas e entidades de ensino que acreditam que é possível, através da descoberta de uma identidade de moda e design, agregar valor aos itens produzidos em Santa Catarina. Juntas, estas empresas faturam mais de R$ 4,1 bilhões e empregam 25 mil pessoas.

São elas: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu.

Serviço

SCMC Transcultural – 7 a 13 de dezembro, das 10h às 20h, no CIC,
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Entrada gratuita

Leia mais
Comente

Hot no Donna