Contemporaneidade e pós-moderno influenciam criações dos novos designers da Udesc

Fotos: Felipe Carneiro/Agência RBS
Fotos: Felipe Carneiro/Agência RBS

por Cristal Muniz

Em um camarim pequeno e improvisado, os 43 formandos do curso de Design de Moda da Udesc, em Floripa, se apertavam cada um com seus três looks enfileirados, esperando a vez para fazer maquiagem e roupa ou em fila para entrar na passarela. A minicoleção de formatura da primeira faculdade de Moda de Santa Catarina foi desfilada na 4ª edição do Octa Fashion – Observatório de Cultura e Tendências Antecipadas, na noite de quinta-feira no Norte da Ilha.

O nervosismo de quem não estava com tudo pronto aparecia nos olhares e na circulação das pessoas de um lado para o outro. Enquanto isso, os modelos esperavam entediados em seus quimonos marrom cáqui. Esse momento é o de maior aflição, de ver os modelos prontos, confessa Cassia Guerra, formanda que fez uma coleção inspirada no filme Ela, de Spike Jonze. Para quem já estava esperando para desfilar, sorrisos e ansiedade de ver na passarela uma parte pequena da coleção que foi criada ao longo do ano.

Sem se preocupar com tendências, o tema das coleções foi a contemporaneidade e o pós-moderno. Ficou claro que os conceitos trabalhados eram únicos para cada designer, refletindo as influências pessoais de cada um. Quando o formando entrava na passarela dava nitidamente para perceber: os modelos carregavam os gostos e referências daquela pessoa, traduzidos em roupas, acessórios e na trilha sonora.

Um dos destaques foi a coleção Réquiem, da designer Tatyla Ritti, que trouxe modelos vestidos com a temática da arte grotesca e dos cadáveres em looks conceituais. Em uma coleção inspirada pelas mulheres de Almodóvar, Jeniffer Luccas Esteves misturou peças de tecido grosso com fendas e recortes que as modelos desfilaram com uma espécie de capacete de flores. Lindo.

Juliana Neves fez a plateia suspirar quando os pequenos modelos entraram ao som de Yann Tiersen, da trilha sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, desfilando uma coleção infantil inspirada no mundo do mar. Outra coleção que fez o público se manifestar foi a Stay Cool, da Carolina Didone _ quase todo mundo se surpreendeu quando a primeira modelo desfilando um body se virou e revelou um PVC transparente nas costas que deixava tudo à mostra.

Leia mais
Comente

Hot no Donna