Criações de designer gaúcha para novelas da Globo caem nas graças das telespectadoras

Acessórios produzidos por Betina Werner já foram usados por atrizes em oito produções da TV

Betina Werner | Foto: Liane Neves/Divulgação
Betina Werner | Foto: Liane Neves/Divulgação

O cenário brasileiro tem um perfil singular de consumo: a maior vitrine do país são mesmo as novelas da Globo. Tudo o que as atrizes usam vira ouro. E foi um desses “toque de Midas” no horário nobre que mudou a vida da designer gaúcha Betina Werner.

Nascida em Estrela, formada em Hotelaria, Betina começou criando acessórios como terapia, para uso próprio, sem se preocupar com o futuro da atividade. Seus maxicolares viraram objeto de desejo de amigas e de mulheres da família, que passaram a encomendar uma peça aqui, outra acolá.

Em 2012, levou uma caixa com 50 itens para expor em um bazar na Associação Leopoldina Juvenil, na Capital. Lá, conheceu a designer de couro Cris Baggio, que fez uma ponte com a figurinista global Júlia Brant. O encontro rendeu: as peças foram usadas por uma das personagens mais fashionistas de 2013, a advogada Patrícia (Maria Casadevall), de Amor à Vida.

Patrícia (Maria Casadevall) em "Amor à Vida"
Patrícia (Maria Casadevall) em “Amor à Vida”

 

O hobby virou linha de produção nos últimos anos. A pedido de outros figurinistas da emissora, Betina criou peças para Flor do Caribe (2013), Boogie Oogie (2014), O Rebu (2014), Geração Brasil (2014), Império (2014) e Babilônia (2015).

Guiomar (Cláudia Netto) em "Flor do Caribe"
Guiomar (Cláudia Netto) em “Flor do Caribe”

 

Em 2015, quando A Regra do Jogo foi ao ar, a coleção Funk Chic emplacou a lista de mais pedidos da Central de Atendimento ao Telespectador (CAT).

Adisabeba (Susana Vieira) em "A Regra do Jogo"
Adisabeba (Susana Vieira) em “A Regra do Jogo”

Criada por encomenda da figurinista Maria Sales, a série de correntes, cintos e colares inspirados no universo funk foi idealizada em apenas um mês para cumprir o cronograma da novela.

– Meu desafio era: como tornar o funk algo bem chique? Tinha que ser delicado – recorda Betina sobre o colar da rebelde Belisa, vivida por Bruna Linzmeyer.

Belisa (Bruna Linzmeyer) em "A Regra do Jogo"

Belisa (Bruna Linzmeyer) em “A Regra do Jogo”

Foto: Jonas Adriano, Divulgação

Foto: Jonas Adriano, Divulgação

O processo de criação passa longe do computador. Betina pensa em um tema, escolhe os fornecedores, recolhe os materiais que curte (couro, fios sintéticos e metais com 200 tipos de banhos) e monta combinações em cima de uma mesa.

– É tudo artesanal e na base de tentativa e erro – brinca.

Betina criando acessórios | Foto: Andréa Graiz
Betina criando acessórios | Foto: Andréa Graiz

Com venda por redes sociais, a marca Betina Werner ganha um showroom ainda este ano na Capital. Enquanto isso, a designer aguarda a estreia da novela das 19h Haja Coração (título provisório), em maio, na qual a coleção Safári Chic (fotos da galeria abaixo) marcará presença.

– O segredo foi o casamento entre a qualidade e o estilo diferente. Tem muita biju igual no mercado, pequeninas e discretas. Essa é uma pegada exuberante – conclui.

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna