Cropped top ganha espaço e leva leva mulheres a batalhar pelo abdômen sarado

Shivani Vora, The New York Times Service

Mesmo para os alheios à moda, é difícil ignorar que a barriga sarada está subitamente na cara do mundo de uma forma não vista, talvez, desde que uma jovem Britney Spears aparecia sem parar nos canais de música na TV. Blusas curtas, que deixam a barriga de fora, estão em todos os desfiles de primavera, de Proenza Schouler e Dolce & Gabbana a linhas mais econômicas como Tibi e Alice & Olivia. Elas também aparecem aos montes nas prateleiras fast fashion de redes como Zara, H&M e Forever 21.

E são também destaque nos tapetes vermelhos, como no baile de gala do Metropolitan Museum – no qual, apesar do rígido código de vestimenta, Rihanna usou um ousado top frente única de Stella McCartney com saia longa; Anne Hathaway causou em um bustiê Calvin Klein vermelho com saia; Emma Stone vestiu um conjunto similar da Thakoon, mas em dois tons de rosa; Imogen Poots usou um vestido-sutiã Proenza; e a modelo Cara Delevingne  desfilou de top e calça branca (também de Stella McCartney). Todas tinham ao menos 2,5 centímetros de barriga orgulhosamente expostos.

croppednafesta

Talvez essas estrelas tenham sido incentivadas por outros casos recentes, como a renda branca de mangas curtas de Taylor Swift no Academy of Country Music Awards, no início de abril, ou no top verde que Mindy Kaling ostentou na PaleyFest 2014, ou o oásis de tops curtos no festival Coachella, incluindo o de Emma Roberts.

Para a comentarista de moda Mary Alice Stephenson, hoje o visual evoca uma elegância refinada, em vez da sensualidade manifesta que costumava sinalizar (veja Jeannie é um Gênio).

– A barriga é a nova zona erógena, mas não de uma maneira vulgar – afirma Mary Alice.

Sim, você pode mostrar todo o seu abdômen com um top-sutiã, mas a maioria das roupas oferece apenas uma espiada. Mesmo assim, isso está deixando as mulheres frenéticas quanto a malhar seus músculos abdominais. Desde o surgimento do biquíni, as mulheres vêm experimentando ansiedades sazonais sobre suas barrigas. Fisiologista da Universidade de Auburn, Michele Olson destaca que intervalos de exercícios aeróbicos – corrida com caminhada – são o primeiro passo para um abdômen definido.

– É preciso ter menos gordura total para ter uma barriga firme, e não fazer centenas de abdominais ou agachamentos – garante.

Quer investir na barriga (quase!) de fora?
:: 4 maneiras de usar cropped top no trabalho
:: Com saia, calça ou short: os truques para usar a peça preferida da temporada

Mas Kate Young, que ajuda a vestir Miranda Kerr, Natalie Portman e Michelle Williams, opina que ser esbelta como as estrelas de cinema não é um critério para o estilo.

– Se você possui muita gordura na região do abdômen, então é melhor evitar as blusas curtas, mas mostrar um pouco de pele funciona para muitos tipos de corpos – diz ela, sugerindo equilibrar a sensualidade da blusa com uma calça ou saia de cintura alta.

Segundo Amy Smilovic, a fundadora da Tibi, as 10 blusas curtas de sua coleção primavera devem ser balanceadas com partes inferiores mais cheias.

– Eu as uso, mas nunca sem um blazer e saia ondulante ou um culotte amplo – explica.

 

*Fotos: Josh Haner, NYTNS

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna