De boyfriend a skinny: no Dia do Jeans, o ABC da peça mais democrática do armário

A etiqueta da calça jeans anda parecendo bula de remédio: junto com preço e tamanho, a loja avisa se aquela peça é slim fit / flare / cropped / stonewashed e por aí vai.

É dia do jeans!
:: Qual o modelo ideal para o seu tipo de corpo?
:: No nosso Pinterest, um board recheado de looks para quem ama jeans

Para minimizar dilemas na hora da compra, Donna traz um guia das principais expressões usadas para descrever a calça preferida de 9 entre 10 mulheres.

– Boot cut: é a versão melhorada da boa, velha e original calça reta. A boot cut é um pouquinho mais ajustada na altura das coxas e se abre levemente a partir dos joelhos. O comprimento é mais longo, quase cobrindo o peito do pé. Tem fama de desenhar as curvas da mulher e de ser um modelo que casa com todo tipo de corpo.

– Boyfriend: modelo mais larguinho (como se você tivesse pego emprestada a calça jeans do namorado), usada com cintura baixa. Passa a ideia de uma peça alguns números maior, que fica bacana quando combinada com top justinho para distribuir melhor as proporções.

jeans_boyfriends


– Capri:
febre nos anos 1960, ainda é escolha de quem adora usar jeans com tênis num estilo colegial. A capri tem comprimento curtinho, na metade da canela. Quem é baixinha deve evitar o corte, pois ele tem fama de “achatar” a silhueta.

jeans_cropped

– Cropped: não tão curto quanto a capri, nem tão longo quanto a boot cut. O jeans cropped deixa todo o peito do pé à mostra e é perfeito para usar com scarpin (e não precisar ficar brigando com a barra da calça). Para dar a impressão de pernas mais longas, experimente o combo cropped de lavagem escura + blusa na altura dos quadris + scarpin nude. É tiro e queda!

jeans_capri


– Destroyed:
um dos modelos mais amados do momento, o destroyed vem cheio de rasgos e recortes. Não há sutileza na peça: às vezes, os rasgos são tão grandes que boa parte da perna fica aparecendo. Compõe produções poderosas. O jeans destroyed preto e com modelagem mais ajustada no corpo é amado por famosas como Rihanna e Miranda Kerr.

jeans_destroyed

– Delavé: não é um modelo, mas um estilo de lavagem de jeans. O fabricante coloca alvejante na peça para que fique bem mais clara.

– Flare: a flare é uma boca de sino mais comportada. Vem justa desde a cintura e vai se abrindo a partir do joelho. Para ser bacanaa, a flare tem que estar ajustada no comprimento perfeito: não pode ser longa demais, arrastando no chão, e nem curta demais, em estilo cropped. Na hora de fazer a barra de uma flare, tenha em mente: a calça deve cobrir o peito do pé.

jeans_flare

– Resinado: é um acabamento semelhante ao couro obtido com a aplicação de um spray no tecido.

jeans_resinado


– Skinny:
o jeans mais justinho que existe. Com bastante elastano, vem grudado ao corpo da cintura até o tornozelo. Perfeito para usar com botas. Se quiser adotar skinny com salto alto, eleja um modelo cropped. O excesso de barra amarrotada sobre o pé compromete o visual.

– Stonewashed: é o tipo mais comum de lavagem de jeans. O tecido é lavado com objetos ou produtos químicos que promovem um leve desbotamento. É o que dá a cara de calça usada, batida, velhinha que tanto amamos.

 

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna