5 dicas para quem quer fazer um detox no closet (e mantê-lo organizado)

HBO, divulgação
HBO, divulgação

O horário de verão já está com os dias contados e as águas de março estão chegando para fechar a estação. E nós estamos aqui para lembrar que, além do detox pós-excessos da temporada, é hora de fazer aquele detox no closet. Nada melhor do que começar a organizar a vida pelos armários e ainda dar aquela atenção especial para as roupas de outono (por que não as de inverno também?). Para isso, nós conversamos com a personal organizer Juliana Faria, especialista em deixar cada coisa no seu lugar.

— O critério mais real  é o uso, o que não é usado pode ser doado ou vendido para abrir mais espaço. De que adianta ficar com dó de doar se não iremos utilizar? — questiona Juliana.

:: Estilo eterno: 15 peças essenciais para ter no seu closet
 :: 16 dicas de como organizar o closet para facilitar a escolha do look

Espia só cinco dicas básicas para começar a organizar o closet e deixar tudo arrumado, ordenado e sistematizado:

1. DESAPEGUE!

Sempre comece descartando tudo aquilo que não usa mais. Comece pelas peças que não foram usadas no último ano e também as que não servem mais. Deixe no armário somente o que você usa de fato.

— Coloque numa sacola aquilo que vai ser doado e já encaminhe. Se ficar muito tempo por ali, você pode ter uma recaída — aconselha a personal organizer.

O apego em excesso ocupa espaço no armário que poderia ser utilizado para guardar as peças mais usadas de forma mais organizada. Afinal, com mais espaço, menos roupas amassadas. Sem falar que, além de se livrar do que não serve mais, você estará fazendo bem para quem pecisa. Então desapegue!

giphy

2. Escolha certo

Escolha a parte do closet que mais incomoda para iniciar a organização. Só parta para o próximo alvo depois que concluir o primeiro. Caso existam coisas que precisem ser deslocadas para outro lugar, deixe separadas para depois encontrar uma nova moradia para cada peça.

3. Adote um método

A coisa mais importante na hora de organizar o closet é ter um método de organização. Tendo um, tudo fica mais fácil. Entre as opções, pode-se escolher o comprimento de manga ou cores. Por exemplo: reúna todos os vestidos, organize-os pelo tamanho da manga, depois separe os vestidos de mangas diferentes de acordo com a cor. Primeiro coloque os de manga longa na ordem de acordo com a cor, depois os de manga curta também por cor. Este método pode ser usado com as outras peças do armário.

closet-gif (1)

4. Mantenha!

Para manter um closet organizado, é preciso respeitar a organização e guardar as peças sempre no mesmo local. Caso não tenha tempo, deixe em cima da cama ou de uma cadeira para depois guardar adequadamente.

tumblr_n4021o34OF1qzojqro1_400

5. Uma última dica:

Nunca coloque várias peças no mesmo cabide, pois aquilo que não vemos, não usamos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna