Dia do Jeans: qual o modelo ideal para o seu tipo de corpo?

Desde 1872, quando foi fabricado pela primeira vez em Nimes, na França, o jeans passou de tecido usado para confeccionar uniformes de marinheiros a matéria-prima de algumas das peças mais democráticas do closet. Jaqueta, camisa, saia, vestidinho, macacão e, claro, a calça, são coringas que funcionam quase que como um pretinho básico na hora de montar um look. Afinal, quem não tem – ou já teve – uma pecinha que seja em jeans?

Britney-Spears-Justin-Timberlake-Red-CarpetOk, nós amamos jeans, mas quem supera a fixação do ex-casal Britney e Justin?

Nesta terça-feira, dia 20 de maio, o jeans completa 141 anos. A data é alusiva ao dia em que o norte-americano Levi Strauss se associou ao alfaiate Jacob Davis em uma patente para bolsos com rebites em calças para trabalhadores mineiros. Reconheceu o nome, não é? Ele é o criador do modelo 501 button fly da Levis, claro, um dos mais famosos do mundo.

É dia do jeans!
:: 
De boyfriend a skinny: no Dia do Jeans, o ABC da peça mais democrática do armário
:: No nosso Pinterest, um board recheado de looks para quem ama jeans

Para comemorar a data, Donna te ajuda a encontrar qual o melhor modelo de calça jeans para o seu tipo de corpo. Vale lembrar que não são regras, apenas sugestões que geralmente favorecem ou disfarçam algumas características. Vem ver:

Pouco bumbum

Para aparentar dar mais volume à área, invista em modelos com detalhes na parte de trás. Vale um bolso maior, uma aplicação diferente ou um bordado. Arrisque no jeans claro e até no temido branco sem medo.

Modelo ideal: flare ou boyfriend, que aparentam mais volume

Muito bumbum

Neste caso, menos é mais. Se você quer disfarçar o volume, opte por modelos escuros e com poucas – ou quase nada – de lavagens. É exatamente o contrário das dicas aqui de cima: esqueça bolsos grandões e muitos detalhes na região.

Modelo ideal: reto, que alonga e equilibra o corpo

skinny Skinny


Barriga

Não é crime nenhum ter barriguinha, mas se o objetivo é deixar a silhueta mais longilínea, dê preferência às calças com cintura mais alta. Além de marcar o quadril, o cós baixo favorece o aparecimento dos indesejados pneuzinhos.

Modelo ideal: reto com a cintura mais alta

flare

Flare

 

Coxas grossas

Modelos com poucas lavagens na região e em tons mais escuros são os ideais. Deixe as aplicações ou detalhes para a região da cintura ou para a barra. Quanto menos destaque você der para a região que quer disfarçat, melhor. Cuidado com os jeans skinny, que podem dar a impressão de que seu quadril é maior. Se optar por esse modelo, vale investir em um bom salto ou coletes e blazers abertos na parte de cima, que afinam a silhueta. Vale combinar também com blusas ou camisas mais compridinhas e fluidas.

Modelo ideal: flare, que equilibra a silhueta. Não esqueça que a barra desse tipo de calça deve cobrir todo o sapato.

Magrinhas

Se você for magrinha e alta, a calça capri valoriza seu tipo de corpo, já que não dá a impressão de pernas curtas. Vale optar por tons mais claros e com bastante detalhe.

Modelo ideal: o boyfriend, mais larguinho. Se tiver detalhes como bolso, rasgos ou lavagens, melhor ainda.

boyfriend

Boyfriend

 

Gordinhas

Para quem está acima do peso, funcionam melhor os modelos escuros e poucos detalhes. Mas, dependendo do acompanhamento na parte de cima, não tem restrição. Se você gosta de uma silhueta mais fit, escolha uma calça reta ou até uma skinny não tão ajustada e combine com saltos e blusas mais compridas. Cuidado com a pantolana, que aparenta mais volume ao corpo.

Modelo ideal: a calça reta, que deixa a silhueta mais longilínea.

Mais inspiração? No nosso Pinterest, um board recheado de looks para quem ama jeans


Leia mais
Comente

Hot no Donna