DWI2017: Inspirada nos anos 70, marca gaúcha Envido traz cintura e ombros marcados como aposta para o verão

Foto: Vini Dalla Rosa, especial
Foto: Vini Dalla Rosa, especial

Sexy, minimal e, claro, plenamente consciente de sua responsabilidade com o ambiente e a produção justa. Assim é a Envido, uma das marcas autorais gaúchas escolhidas por Donna para abrir a maratona de desfiles desta quinta-feira no Donna Week Iguatemi, realização do Iguatemi Porto Alegre e da Revista Donna com apresentação da Renner.

Na passarela, as irmãs Lívia e Mariana Duda apresentaram a coleção Cookery Book, que revela um pouquinho da história da própria família. Foi a partir de moldes e instruções de costuras encontrados na casa da avó materna que a dupla criou peças inspiradas no final dos anos 70 e início dos 80.

— Demos uma  modernizada. Os tecidos todos são reciclados, orgânicos ou naturais. Tem bastante linho, algodão orgânico, nylon biodegradável. As modelagens, apesar de sexies, são bem confortáveis também — explica Mariana, responsável pelo estilo da grife.

Assista ao desfile na íntegra

As ideias da matriarca foram, claro, atualizadas: os blazer de ombros marcados, por exemplo, ganham formas mais sinuosas e leves. Permanece também a cintura marcada — um dos vestidos, que remete à camisaria, ganhou um cinto para modelar ainda mais. A cintura também vira foco em um macacão soltinho e com decote cavado. Olho também nas peças mais utilitárias, como a parka e a calça reta em linho.

Os acessórios foram cuidadosamente escolhidos para compor os looks da marca: são da Design Côté, marca que produz artesanalmente suas peças com material de descarte. Nos pés, sapatos da Ipadma, grife de Três Coroas que cria peças sustentáveis em couro. A sustentabilidade, premissa que virou marca do novo cenário de moda gaúcha, também é um dos valores da Envido, como explica Lívia Duda:

— O RS está muito inserido nesta questão de produzir moda com mais responsabilidade e consciência. Acho que vem do gaúcho essa questão de fazer o correto, de ser transparente dentro do seu processo produtivo. A gente fica muito contente porque, a cada ano que passa, surgem mais marcas, e as pessoas vão se conhecendo. O mercado está ganhando força.

Também fizeram bonito na passarela os óculos de uma parceria ainda inédita entre a Preza e a Revista Donna. Batizados de Naomi e Kate — em homenagem às supermodelos Naomi Campbell e Kate Moss — e escolhidos com a votação das leitoras pelas redes sociais, os modelos chegam às lojas em breve.

Confira algumas fotos do desfile:

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