Donna 25 anos: editorial resgata moda dos anos 1990 que inspira fashionistas até hoje

Vestido Ton Âge, jaqueta Rosa Chá, bota Werner e acessórios Yolo. Foto: Eduardo Carneiro
Vestido Ton Âge, jaqueta Rosa Chá, bota Werner e acessórios Yolo. Foto: Eduardo Carneiro

Este editorial é especial: um resgate de histórias de moda contadas pelas páginas da Revista Donna durante os anos 1990, década recorrente nas inspirações do hoje. Sempre atenta a traduzir o novo, registramos as principais tendências, as peças-chaves, os estilos marcantes, os essenciais deste período tão icônico que é referência constante de grandes grifes e também de jovens talentos.

Com foco em reler o que agora novamente é desejo, este editorial traz ainda convidados especiais, a modelo Milene Zardo, uma das mais marcantes dos 90’s, e o fotógrafo Eduardo Carneiro, parceiro de longa data desta revista sempre pronta para revelar a moda daqui e de qualquer lugar.

Metalizado

Os efeitos metalizados brilharam nos anos 1990 – e seguem firme como tendência em 2018. O vestido prateado com efeito drapeado é perfeito para uma balada sofisticada, ainda mais se acompanhado de uma bota com efeito espelho, que reverte as atenções.

Total jeans

O look total jeans surgiu em diversos editoriais da Donna, com múltiplas dicas de misturas, de tons, de modelagens. A gente aponta o macacão de corte biker para brindar esta tendência que já é um clássico – e o macacão também é uma das peças primordiais desta temporada.

00ce9562

Macacão Tufi Duek, pochete Yolo Acessórios e scarpin Capodarte

Tudo vermelho

Vermelho total, ditou a revista em 1995. E o tom é eleito novamente como um dos favoritos para esta estação. O jogging, conjunto que remete aos usados para a prática esportiva, é perfeito para apaziguar a força do tom com muito estilo, ainda mais em versão glamour de veludo e combinado a bons saltos altos.

00ce9563

Jogging e bolsa Yolo, sapatos Capodarte

Minimalismo

O minimalismo, estética do menos é mais, foi uma das correntes mais marcantes dos anos 1990. Em 1995, a Donna apontava o estilo como um dos destaques, aliado aos casacos longos, chamados overcoats, exatamente como neste look, que traz outra peça que ganhou as páginas da revista há mais de 20 anos e agora volta com força, a boina. Sim.
A boina é querida desta estação do frio (invista).

00ce9564

Plástico

Em 1995, Donna era taxativa: “A moda é feita de plástico”, apresentando o vinil como desejo. E agora o material surge novamente como protagonista. Para não pesar o visual, o indicado é sempre mesclar a ousadia do vinil com peças mais comportadas ou sofisticadas, como aqui, quando ele ganha a companhia da clássica camisa branca e do blazer de veludo. Fica chique, fica cool.

00ce9565

Calça e blazer Youcom, blusa e brincos Yolo, camisa Iorane e sandálias Capodarte

Tailleur

O tailleur é dos clássicos do closet contemporâneo e surgiu diversas vezes como desejo de temporada nos anos 1990 – e neste inverno recupera a influência. Geralmente associado a visuais mais tradicionais, agora surge abusado, fashionista, incrementado por materiais diferenciados e modelagens provocativas, como neste modelo de verniz. Não tema ousar com estas duas peças.

00ce9566

Tailleur de verniz Tufi Duek, scarpin Capodarte e brincos Yolo

Religiosidade

A religiosidade, o visual gótico e o drama foram destaques dos anos 1990 e, que o confirme o baile do MET que acaba de rolar em Nova York, retornam com potência em 2018. Shapes alongados, crucifixos, veludos, sutis transparências, rendas, tons escuros e vermelhos fechados celebram esta tendência sofisticada. Rompa a sisudez com algum detalhe surpreendente, aqui foi o coturno.

00ce9568

Vestido Tufi Duek, colares Yolo e bota Capodarte

Conceito: Aspatrícias Inteligência em Moda (oipati.com.br).
Fotografia: Eduardo Carneiro
Textos e styling: Patricia Pontalti
Assistente de styling: Marciele Gottschalk
Beleza: Jonatan Nogueira – Jojo (Kapo Cabelos)
Modelo: Milene Zardo (SuperAgency)
Lojas e grifes que participaram deste editorial: Capodarte, Yolo Acessórios e Yolo Brands, Youcom, Werner, Ton Âge, Tufi Duek e Twin Set

Leia mais:
:: Donna 25 anos: 5 pessoas que tiveram suas vidas impactadas por histórias da revista
:: Martha Medeiros comenta seu primeiro texto publicado em Donna em 1994: “Para certas lutas, 24 não é nada”
:: Donna 25 anos: as capas e os temas mais marcantes da Revista desde 1993, ano a ano

Leia mais
Comente

Hot no Donna