#DonnaRetrô: as 10 tendências que bombaram em 2014

Aquilo que agitou a moda em 2014 - e tem tudo para continuar nos nossos closets em 2015

1.Normcore

Se 2013 foi o ano do hipster, 2014 foi o ano do normcore. Para quem não lembra, a expressão se refere à atitude de se vestir o mais elegante e despretensiosamente possível – ou, melhor dizendo, em combinações que gritem “acordei assim; chiquérrima ao natural”. Calças jeans combinadas a camisas ou t-shirts brancas, saias jeans com suéters de lã em preto ou marfim, sandálias de salto simplérrimas (e sexy), tênis, zero make, zero acessórios. Depois de temporadas e temporadas onde os excessos dos anos 1980 tomavam conta das produções, foi um respiro delicioso para que a mulher real pudesse deixar a elegância que vem de dentro falar mais alto. Só segura o normcore quem pode!

:: Por Aí: o que é o tal do normcore

 

2.Saia lápis

Que a saia lápis é um item obrigatório no guarda-roupa de qualquer mulher, todo mundo sabe. Mas somente em 2014 que a peça alcançou o patamar de peça fashion, tão camaleoa quanto um vestido pode ser. De jeans, de veludo, de couro, de linho, de lurex; com fenda, sem fenda, de cintura alta, de cintura baixa. A saia lápis virou peça-chave para formar looks, tanto para o red carpet, quanto para o dia a dia (combinadas com tênis esportivos, por exemplo).

:: O guia essencial de como usar saia lápis – para todos os tipos de corpos!

 

3.Jeans com jeans

Herança do normcore (e da década de 1990), a combinação de peças em jeans para formar um look demorou para ser aceita pela mulher brasileira, sim – mas aos poucos foi deixando de ser tendência e, em 2015, tem tudo para virar clássico. Seja mesclando diferentes tons do denim ou até mesmo tons semelhantes, o truque de styling moderniza qualquer skinny com camiseta – basta trocar a t-shirt em algodão por um modelo em modelo em jeans.

:: 90’s feelings: em editorial, o ilustre regresso do jeans com jeans
:: 3 jeitos de usar macacão jeans
:: 10 modelos de saia jeans para usar já

jeans com jeans

4.Pérolas

Outro clássico do guarda-roupa feminino que virou tendência: as pérolas. Guardadas no baú da moda “de vovó” (ou “de menina comportada demais”, se preferir), elas voltaram a ornar brincos, colares e braceletes das moçoilas mais antenadas graças ao estilista Raf Simons, da Dior. Na maison francesa, Simons trouxe pérolas nos mais diversos tamanhos, em acessórios modernos e com pegada minimalista que fizeram a cabeça de ir girls como Jennifer Lawrence, Emma Watson e Helena Bordon. Se a trend continuará forte em 2015, só o futuro dirá – mas que toda mulher deve dar uma chance às preciosidades do fundo do mar, ah, se deve…

perols

 

#DonnaRetrô
:: Os encontros e desencontros dos casais famosos em 2014
:: Os bebês de famosos que nasceram em 2014
:: As personalidades que brilharam no ano

 

5.Gola alta

Engana-se quem pensa que a tendência da gola alta foi só no inverno. E engana-se mais ainda quem pensa que elas vão desaparecer das ruas no ano que vem. Em suéters quentes, casacos de lã, regatas de algodão e até vestidos frescos, a gola rolê apareceu em todos os lugares – e não dá o menor sinal de cansaço. Em 2015, repita a dose (ou dê uma chance, se ainda não deu!).

gola alta

 

6.Macacão

Nem só de vestidos coquetel se faz uma festa. O macacão ganhou oficialmente status de peça mais versátil do mundo fashion, podendo se dividir em “looks para ir ao supermercado” (em algodão, malha, combinados com sandália rasteira); “looks para ir trabalhar quando estiver inspirada” (macacão estilo alfaiataria, combinado a um scarpin); e “looks para casamentos, formaturas e premiações (se você for uma celebridade)”. A versão mais bacana foi a última, que nos permite trocar o vestido de festa por uma peça moderna, sexy e confortável – basta encontrar o macacão com o caimento perfeito, um tecido nobre e uma boa sandália de salto alto.

:: Macacão também é alternativa para looks de festa

 

7.Comprimento mídi

Já vivemos a época da minissaia, da saia longa (estilo hippie), do comprimento no joelho… as muitas variações para o mesmo tema continuam em vigor, mas de maneira muito mais sutil que em anos passados. 2014 trouxe de volta o comprimento mídi, logo acima do tornozelo que, para a alegria do público feminino, alonga a silhueta, é confortável e extremamente elegante. Em saias (retas, lápis ou godê) e vestidos, traz graça a looks que vão do rocker ao ladylike.

:: Guia! Como usar comprimento mídi no dia a dia

 

8. Look monocromático

Lembra do color block? Pois é, esqueça-o. Este foi o ano do look monocromático, ou seja, de uma cor só. Branco, pink, azul kelin, verde-bandeira, preto, vermelho… Ufa! Escolha a sua cor favorita e coloque-a dos pés à cabeça. Nada de estampas aqui! Quem quiser quebrar a monocromia, pode trazer novos aos acessórios – sapatos, bolsas, bijoux.

monocromatico

 

9. Sandálias birken

As sandálias birken – ou ugly sandals, ou Birkenstocks, como preferir – poderiam estar dentro da tendência do normcore, mas a febre foi tanta, que elas mereceram seu próprio tópico. Polêmicas, elas lembram as pantufas da vovó – ou os chineos Rider, que fizeram sucesso nos pés masculinos em meados dos anos 1990. Há quem odeie, mas há quem ame também: agora, elas vêm em materiais nobres, e misturam couro, lantejoulas, python, plástico e o que mais você puder imaginar – tudo combinado a peças em alfaiataria, que quebram a casualidade das sandálias e deixam qualquer look confortável. E chic!

:: 20 ugly sandals que você ainda vai querer usar

ugly sandals

 

10. Cropped comportado

A tendência cropped já não é novidade para ninguém: camisetas, camisas e blusas que deixam um pedaço do abdômen à mostra têm sido febre há, pelo menos, três anos. A diferença é que, em 2014, tudo parece ter ficado mais simples e elegante. (Seria uma consequência do normcore?) Ao invés de combinar microshorts com regatas curtas, o que vimos foi uma enxurrada de looks comportados que, sim, envolviam a barriguinha de fora. Como repetir a receita em casa? Mesclando tops cropped com peças inferiores longas e elegantes, como saias mídi, longas, e até mesmo calças carrot de cintura alta.

:: Para festas: como deixar a barriga aparecendo em looks mais formais

cropped comportado

 

 Quer mais? No nosso Pinterest, mais inspirações com o que bombou em 2014

 

Follow Revista Donna’s board #DonnaRetrô: as tendências de 2014 on Pinterest.

Leia mais
Comente

Hot no Donna