#DonnaRetrô: relembre as tendências de moda que pegaram em 2016

Entra ano, sai ano, e a moda não para! A cada temporada, as passarelas ditam o que veremos nas vitrines e nas ruas nos meses seguintes. Em 2016, não foi diferente: vimos os saltos altíssimos e finos perderem espaço para o conforto das flatforms, o metalizado virar hit e as jaquetas bomber caírem de vez no gosto das brasileiras.

#DonnaRetrô
:: As 16 mulheres que marcaram o ano de 2016
:: Os casamentos e namoros que não sobreviveram a 2016
:: Os bebês de famosos que nasceram em 2016
:: Polêmicas e bafos que movimentaram o ano
:: As palavras que você ouviu (muito) em 2016
:: Os casamentos que marcaram 2016

Em mais uma #DonnaRetrô, separamos as principais tendências que bombaram ao longo do ano. Vem ver:

Flatforms

À primeira vista, os sapatos de plataforma causaram um certo estranhamento na maioria. Mas logo o conforto falou mais alto e as fashionistas se renderam ao modelo – que pode aparecer como um oxford, sandália, tênis, tudo nas alturas. E o que dizer dos modelos em prata, dourado e cobre, que viraram verdadeira febre nas ruas?

:: Flatform: como usar o sapato que é a tendência da temporada

00bcbce2

Metalizados

Definitivamente, o brilho não está mais restrito aos looks para festas à noite. Ainda bem, né? O que já foi considerado over agora é garantia de um toque moderninho ao look: tudo graças ao apelo fashion dos metalizados, que aparecem em sapatos (como as flatforms!), casacos, saias, bijus, camisetas, vestidos e o que mais você quiser. Desde os anos 1980, nunca se viu tanto dourado e prateado por aí à luz do dia. O melhor? A aposta segue!

:: Brilho nos pés! Sapatos metalizados seguem como tendência para o verão

00b3c4e1

 

Jaqueta bomber

Com referências esportivas, a jaqueta da vez ganha ar elegante e moderninho graças a materiais mais nobres, como seda, além de bordados e aplicações mil. Vai bem com saia e vestido, e é a companhia perfeita para dar um up na dupla jeans + camiseta. Não é à toa que virou item indispensável no closet este ano – e promete não sair de cena tão cedo.

:: As Patrícias: Como usar a jaqueta bomber, um clássico eternamente renovável

bomber

Pantacourt

Não foram poucos os olhares tortos que a calça com a barra mais curta recebeu quando surgiu nas vitrines. Mas não demorou: logo a gente acostumou o olhar e percebeu o quanto o modelo era versátil. Agora, a famigerada pantacourt já figura no armário como aquela calça que vai do trabalho (em escritório inclusive!) ao happy hour fazendo bonito – e com ar de tendencinha.

:: Não sabe como usar uma pantacourt? 4 dicas de looks para se inspirar

pantacourt

 

 

Slides

Chinelo de “tiozão”? Que nada! O modelo, que ganhou fama por aqui nos anos 1990 com a Rider, voltou de vez aos pés no último ano. Até Rihanna criou a sua versão, batizada de Fenty, que já é sucesso inclusive por aqui. Para a temporada de verão, o chinelão com uma tira só promete aparecer com força nas praias e piscinas. E você, já se rendeu?

:: Slide: como usar o chinelo cheio de estilo que conquistou famosas como Rihanna

slide

Genderless

Fazia tempo que não se falava tanto em moda sem gênero – e, ainda bem, o assunto voltou à tona em 2016. Logo no início do ano, modelos de ambos os sexos apareceram vestindo as mesmas roupas no desfile masculino da Gucci. Ao longo de 2016, vimos nascer (e ser notadas!) muitas e muitas marcas com pegada agender. E, para os próximos anos, a tendência é que o tema esteja cada vez mais em pauta. Aguardando!

genderless

 

Acessórios de acrílico

Flamingos, bananas, abacaxis, tucanos e, claro, boquinhas mil: os brincos em acrílico foram o hit do ano quando se fala em acessórios. Ainda que o ápice da modinha tenha sido durante o inverno, a expectativa é que sobrevivam ao verão, sobretudo para deixar mais fun o look na beira da praia.

:: Brincos grandes, coloridos e divertidos: tendência para o verão

brincos-yolo

Leia mais
Comente

Hot no Donna