Moda + decoração: tendências em cores, formas e texturas que vestem você e sua casa

Foto: Samuel Gambohan, especial
Foto: Samuel Gambohan, especial

Minimalismo, assimetria, elementos da natureza… As tendências que se renovam a cada temporada também inspiram o décor – e vice-versa. Essa íntima relação se traduz em texturas, cores e formas que vão do look ao cenário neste editorial fotografado na Casa Cor RS, aberta a visitação até o dia 27 no Petrópole Tênis Clube. A stylist Gabriela Casartelli e a editora de Casa&Cia, Renata Maynart, percorreram a mostra e dão dicas para vestir você e sua casa.

Estruturas vazadas

Moda

Vazados e transparências seguem em alta. Não só nos sapatos e nas bolsas, como estamos acostumadas a ver desde o verão de 2015. No look ao lado, o body tira o preto básico do sério com recortes estratégicos e orgânicos, enquanto a sandália traz tramas quadriculadas mais simétricas. A geometria e os ângulos do colete e da calça pantacourt ajudam a criar o efeito de simetria e equilíbrio com ousadia na medida certa.

00c79b5b

Body Maria Pavan, pantacourt Pompéia, colete Shop Oak e sandália Verofatto

Décor

Nos projetos de interiores, as soluções com estruturas vazadas vão muito além da estética. Podem ajudar a setorizar um ambiente, dando um pouco de privacidade a um espaço, mas sem perder a iluminação natural dos cômodos que ficam logo ao lado. São várias as maneiras de tirar proveito desse efeito, e o escritório HB Interiores, das arquitetas Camila Sanguiné, Heloisa Bocorny e Juliana Carvalho, elegeu esse painel de MDF com pintura em laca preta da marca Mentha para compor uma das paredes de seu Lounge Gourmet Petit Secrets.

Minimalismo chique

Moda

Monocromático, sofisticado e com perfumes minimalistas, esse conjunto top + saia da estilista Eduarda Bastian aposta na tendência da assimetria e nos decotes nada óbvios que a gente viu nas coleções de marcas como Céline, Louis Vuitton e Saint Laurent. Tudo isso com a elegância e a leveza da tonalidade pálida de salmão. O look festa investe nos detalhes: o top, de um ombro só, é delicado e poderoso, e a saia traz um leve babado na frente e a fluidez na medida. Para completar, as peças são de produção artesanal e vegana.

00c79b4f

Saia e cropped Eduarda Bastian, sandália Verofatto e brincos Brechó By Joy

Décor

As pedras naturais com veios marcados voltaram com força nos projetos de arquitetura de interiores. No ambiente Grande Hall, o arquiteto Henrique Steyer levou essa tendência ao ápice, revestindo paredes, piso e alguns móveis com o mármore Bianco Superiore, da Qualitá Sul. O mármore ganhou a companhia de metais em tons de bronze e também de latão – este, um material bastante visto em móveis de design. O resultado? Um ambiente clean e elegante.

Geometria pura

Moda

O patchwork e o estilo geométrico ganharam novas interpretações na carona do revival dos anos 1990 e 2000. Na foto, a tendência é levada ao extremo: vestido longo de tricô, mistura de estampas gráficas, tudo ao mesmo tempo agora. Mas com o glamour que o espaço pede!

00c79b6c

Vestido Maria Pavan e brincos Lojas Renner

Décor

A geometria está no topo da moda para décor há algumas temporadas. Na área de revestimentos, a últimas coleções elegeram o sextavado como o formato da vez. No Home Office do Casal, dos arquitetos Carolina Fernandes Heck e Gustavo Heck, o modelo da linha St. Barth, da Portobello, tem uma ideia divertida. Cada caixa vem com uma série de diferentes desenhos – mantendo o mesmo padrão de cores, neste caso branco, preto e cinza – e são instalados de forma aleatória. Ou seja, cada parede ou piso sempre será personalizado.

Cor e ousadia

Moda

Desconstrução, assimetria e leveza e muita cor: a próxima temporada é sobre se importar menos e viver mais. Esse look despojado traduz a tendência que não é de moda, mas de comportamento. A blusa de um ombro só dá um toque mais ousado e feminino, em tons fortes que contrastam com a calça de lã pura com ares de alfaiataria masculina.

00c79b61

Blusa Pompéia, calça Pantacourt Qüera e brincos Brechó By Joy

Décor

Cores vibrantes e reciclagem com um toque de faça você mesma estão em alta no décor, como mostra o espaço La Terraza, das arquitetas Janynne Meneghetti e Maria Eugenia Carvalho. A começar pelas janelas selecionadas em um ferro-velho, que foram pintadas em diferentes cores para formar um descolado painel de parede. Você pode apostar nesta mesma ideia como divisória de ambiente ou tampo de mesa de centro, garantindo um belo efeito. Atenção ao detalhe: a poltrona feita com cordas náuticas da Tidelli dá um toque de textura ao ambiente.

Mais veludo, sim

Moda

O veludo – que teve seu revival no inverno passado – segue com força total. Em desfiles de marcas como Marc Jacobs e Dior, ganhou espaço em diferentes texturas, como veludo cotelê, canelado e veludo molhado. O “track suit” também é uma aposta: que tal inserir no look um elemento do bom e velho abrigo? A bomber de cetim faz com que o look esportivo-chique fique mais leve, em sintonia com a vibe urbana, industrial e jovem.

00c79b50

Calça e blusa Hi-Lo, sandália Via Mia e bomber Pompéia

Décor

A união de três tendências fica bem evidente e harmoniosa no SKY Lounge, do arquiteto Daniel Wilges. O concreto está no revestimento da parede, da loja Luiza Pilau, com placas que lembram o visual de fábricas. Assinada por Wilges, a poltrona Sky, produzida pela Brava Forma, traz duas referências para os mais antenados: tem o espaldar alto, estilo 1950, e um dos tecidos da temporada, o veludo.

Elementos naturais

Moda

Os tecidos e os processos naturais de produção não são mais o futuro da moda. São a realidade da moda hoje. Gaúcha. Made in RS. Feito localmente, mas com o pensamento e a preocupação globais, o conjunto de linho tem tingimento natural com casca de cedro e detalhamentos na lateral com favos similares aos das bombachas da nossa região. Respeito à natureza, ao consumo e à história de quem faz.

00c79b6d

Saia e cropped Qüera, sandália Bebecê e bolsa e acessórios Via Mia

Décor

A madeira em tom natural vem ganhando força nas últimas temporadas e é um dos traços marcantes no trabalho da arquiteta e designer gaúcha Rejane Carvalho Leite, autora das cadeiras que dão o toque no Studio de Design, espaço assinado pelos arquitetos Márcio Moreira e Magali Montani e a designer de interiores Ana Paula Weber. Neste ambiente, criado a partir de uma iniciativa dos cursos de Design de Interiores e de Arquitetura da Ulbra, também chama a atenção a parede revestida com peças da linha Cinética da Solarium, inspiradas em brises (o popular quebra-sol).

Direção de styling e produção de moda Gabriela Casartelli (A Imaculada)
Fotografia e tratamento de imagem Samuel Gambohan
Assistente de moda Bruna Furtado (A Imaculada)
Beauty Ana K.
Modelo Rose Valentin (Joy Model POA)
Lojas e marcas que participaram deste editorial Bebecê, Brechó By Joy, Dress IT, Eduarda Bastian, GVerri Store, Hi-Lo, Quera, Maria Pavan, Verofatto, Via Mia Iguatemi, Pompeia, Renner e Shop OAK
Agradecimento especial Carlos Xarão

CASA COR RS

O Petrópole Tênis Clube fica na Faria Santos, 451, e a visitação é de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 12h às 21h, com ingressos a partir de R$ 40.

Leia mais
:: Editorial! Aposte no tweed: a tendência atravessa gerações e ganha novas possibilidades no dia a dia
:: #Editorial: do casacão de pelo à t-shirt, vale tudo nos dias em que as temperaturas oscilam a toda hora
:: Editorial! Como usar a tendência militar em looks para o trabalho

Leia mais
Comente

Hot no Donna