Fashion Revolution Week Porto Alegre discute a cadeia produtiva da moda

Você já se perguntou quem, afinal, fez a roupa que você está usando? Para repensar a cadeia produtiva da moda surgiu o Fashion Revolution Day, evento que chega a Porto Alegre de 16 a 20 de abril. Além da Capital, a mobilização de nível mundial também terá atividades em outras 15 cidades brasileiras.

— A ideia é buscar mais informação e consequente conscientização do consumidor, para que possa escolher e valorizar roupas fabricadas a partir de processos éticos — explica a coordenadora do Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS, Evelise Anicet, uma das realizadoras do evento na cidade.

— Além disso, a ideia é difundir o conceito e a conscientização de se buscar a origem de como as roupas são produzidas, além das faculdades, dos estilistas e da indústria da moda. Queremos chegar à população em geral, às pessoas de diferentes classes sociais e idades, que precisam entender o que está por trás daquilo que cada um veste —, complementa a doutoranda Cariane Weydmann Camargo, pesquisadora do Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS, que organizou o evento e foi responsável pela articulação das atividades do Fashion Revolution Week em Porto Alegre.

Por aqui, uma das palestras principais está marcada para este domingo, junto ao Brick de Desapegos, brechó coletivo no Solar Coruja (Riachuelo, 525). Com o tema Slow Fashion na Prática, o bate-papo terá a presença das marcas sustentáveis Ada, Céu Handmade, Shieldmaiden e The Blue Crafters. Na terça, a conversa é sobre consumo consciente com profissionais e acadêmicos na Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

De onde veio?

O Fashion Revolution nasceu após uma tragédia que abalou o mundo. Em 24 de abril de 2013, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh, desabou. O prédio abrigava confecções de roupas de algumas das mais importantes grifes mundiais. O saldo do desastre foi a morte de 1.133 trabalhadores e aproximadamente 2.500 pessoas gravamente feridas. Esse foi o ponto de partida para que duas ativistas e designers de moda sustentável, Carry Sommers e Orsola de Castro, criassem o movimento Fashion Revolution e fizessem da data um marco.

De Londres, a campanha se espalhou para o mundo. Além de atividades, como palestras, desfiles e exposições, o movimento propõe uma campanha nas redes sociais. A ideia é estimular consumidores de todos os países a se vestir do lado do avesso, mostrar a etiqueta e perguntar: “Quem fez minhas de minhas roupas?”. Em 2015, a hashtag oficial #whomademyclothes foi usada 26,5 bilhões no mundo. Este ano, a campanha deve crescer ainda mais. Entre nessa mobilização e use a hashtag oficial #whomademyclothes e as adicionais #fashrev e #quemfezminhasroupas.

Veja a programação completa:

16/4 – Moda na Comunidade
Horário: 14h às 17h
Local: Alvo Cultural – Ponto de Cultura Rubem Berta (Av. Baltazar Oliveira Garcia, 2132 – área 8 – sala 84)
Organização: Moda Unisinos + Colibrii + Desperta -Moda para Mudança+ Nós -Moda na Escola + Céu Hand Made + Be More Dog
Inscrições pelo email contato@alvovirtual.com

17/4 – Moda e Durabilidade
Horário: 12h às 19h
Local: Sola Coruja
Endereço: Rua Riachuelo, 525
Organização: Brick de Desapegos
Inscrições pelo email: brickdesapegos10@gmail.com

18/4 – Moda e Ativismo: Quando a moda é uma causa?
Bate-papo: A Envido e seu processo criativo na moda ética, consciência na produção, criatividade e inspiração ativista
Oficina “Minha Roupa te Mandou um Recado”: Traga aquela peça esquecida no armário e, através de técnicas de pintura, amarração e recortes, te ajudaremos a transformá-la em uma nova e linda roupa com muita história a ser contada.
Horário: 14h às 17h
Local: Flamingo WTF e ruas do bairro Cidade Baixa
Endereço: Rua Sofia Veloso, 178
Organização: Flamingo WTF
Inscrições e informações pelo email: ola@flamingo.wtf

19/4 – Moda e Sustentabilidade
Exposição e projetos de moda sustentável e debate “Moda Sustentável no RS, qual é o teu recado?”
Horário: 17h às 21h30 – Hall e Auditório do Prédio da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
Endereço: Rua Sarmento Leite, 320, Centro, Porto Alegre
Inscrições esgotadas para o debate

20/4 – Celebrando a Revolução da Moda – Confraternização dos Participantes da Campanha
Horário: 19 às 22h
Organização: Vuelo + DesFAZ – Repensando a Moda
Local: Translab
Endereço: Rua Professor Duplan, 146

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna