Feira varejista RS Moda começa nesta segunda-feira e quer fortalecer o mercado de moda gaúcho

Vestido com fenda lateral Declari, camisa jeans Maria’s, colar Helen Rödel e sandália Anzetutto
Vestido com fenda lateral Declari, camisa jeans Maria’s, colar Helen Rödel e sandália Anzetutto

Não dá para negar que o Rio Grande do Sul vive um dos momentos mais efervescentes de sua história quando se fala de moda. Das (muitas) marcas com pegada sustentável às etiquetas que têm a autoralidade no DNA, não faltam talentos por aqui. No entanto, empresários do setor notaram um contrassenso no mercado: embora se produza moda de qualidade no Estado, muitos lojistas locais não compram o que é feito aqui. É justamente para fomentar as vendas “de gaúcho para gaúcho” que nasceu o RS Moda, evento idealizado por Doris Spohr, quando estava à frente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs) e que ganha sua segunda edição entre os dias 28 e 30 de maio, no Centro de Exposições da Fiergs.

– Notamos que muitos lojistas nem conhecem o que o Estado produz. Nossa ideia é mostrar o que o RS faz – explica o presidente do Sivergs, Silvio Colombo. – O objetivo é fomentar nosso comércio interno. Temos que promover o bairrismo quando se fala de moda também.

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Voltado exclusivamente para lojistas e empresários do varejo, além de estudantes e profisisionais de moda, o RS Moda conta com cerca de 45 marcas gaúchas, que vão apresentar suas novidades para a primavera/verão 2019. Entre as grifes participantes está a Sizély Luxury Underwear, que produz moda praia e lingerie dos tamanhos 40 ao 56, com foco no plus size. No RS Moda, a Sizély deve lançar a coleção que comemora os 25 anos de etiqueta.

– Nossa participação tem como objetivo tornar a marca mais forte no Estado. Vendemos muito mais para fora do que internamente e queremos ganhar visibilidade com o nosso público, de quem podemos estar mais próximos – afirma Lizele Antunes, responsável pela comunicação.

O RS Moda é também uma oportunidade para grifes independentes, como a de Juliana Fraccaro, apresentarem seu trabalho a representantes e importadores do setor.

– Por mais que a gente tenha um produto legal e diferenciado, é difícil ser uma marca pequena. O evento é uma oportunidade importante – destaca a estilista. – Acredito no consumo consciente e, valorizando e conhecendo o que temos aqui, podemos usar, sim, uma moda diferenciada.

No editorial abaixo, confira algumas das marcas participantes do evento e uma amostra da moda verão 2019 feita no Estado.

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À esquerda, vestido e anágua Dulcet, sandália Schutz e colar Eliana Colognese. À direita, top e pantacourt assimétrica Carla Carlin, jaqueta Woggal Jeans, pulseiras acervo da stylist e sandálias Nine West para Me Gusta Brechó

 

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Body Panofino, saia Mirasul, blazer Donamar, colar C&A, sapato, cinto e pulseiras de acervo

 

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À esquerda, vestido Peregrino, blazer Donamar, carteira Vuelo, sandália Vicenza e cinto e brincos de acervo. À direita, vestido e maxicolete Julianna Fraccaro e sandália Renner

 

Pantacourt Peregrino, top Lybethras, camisa jeans Maria’s e pulseiras de acervo

Pantacourt Peregrino, top Lybethras, camisa jeans Maria’s e pulseiras de acervo

 

Saia com textura Bacharel, blusa Maria’s, blazer Julianna Fraccaro e colares de acervo

Saia com textura Bacharel, blusa Maria’s, blazer Julianna Fraccaro e colares de acervo

 

Ficha técnica

Produção executiva: Queli Giuriatti (QG de Estilo)
Fotografia: Carlos Sillero (Carlos Sillero Fotografia)
Styling: Madeleine Muller
Beleza: Eduardo Sauer
Assistente de beleza: Jonatas Maggioni
Assistente de produção: Bárbara Ghidini (QG de Estilo)
Tratamento de imagem: Carlos Sillero Fotografia
Modelos: Camila Koch e Sayonara Veras (Super Agency)
Locação: Nova orla do Guaíba

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