Gordinha, alta, com busto grande ou quadril largo: o vestido de formatura ideal para cada tipo de corpo | AsPatrícias

Chegou a hora. Depois de anos de muita dedicação, é o momento de celebrar uma das conquistas mais importantes da vida de qualquer pessoa, a formatura. E um desejo pulsa na mente fashion de qualquer mulher: glamour, glamour! Ou vai dizer que qualquer vestidinho está de bom tamanho, senhorita formanda? Nananinão. Afinal, quantas oportunidades a gente tem de arrepiar os cabelos das inimigas e reverter as atenções de um universo?

Bem, mas é também nesta hora que surgem dezenas de dúvidas, principalmente relacionadas ao que veste melhor em cada tipo de corpo, já que nada adianta estar glamourosa e parecer uma embalagem de presente, não é? Calma aí. A gente vai dar uma forcinha.

Antes de tudo, quem está se formando é a estrela da festa e pequenas desproporções são permitidas. Ou seja, se você estiver a fim de vestir um longo em um clube despojado, aproveite. É agora.

Também fique atenta para uma premissa da moda cotidiana que vale por aqui: menos é mais. Ou seja, babados, brilhos, bordados, caudas, decotes não são sinônimos de elegância. Um modelo mais simples pode ser muito mais requintado e belo do que um vestido acachopado de elementos e efeitos, que só vão resultar em algo que você quer que fique bem distante: cafonice.

Vai se formar? Veja também
:: A maquiagem que dura da solenidade à festa
:: Saiba qual a pedra que representa o seu curso

Outra cosita: longos não são obrigatórios. Se você quiser usar um curto lindão, um macacão de luxo ou um conjunto singular de calça e top ou saia e blusa, use! Como em qualquer ocasião, a escolha reflete o seu estilo, que deve ser respeitado. Ou seja, não vire uma patricinha se você é uma outsider – e também não se preocupe muito com tendências, o que vale é valorizar a sua personalidade, quem você é e quer ser.

E quanto à cor? Ai. Chega. Formanda pode usar a cor que quiser. A gente só acha que branco puro é complicado porque vai parecer uma noiva, certo? Identifique seu corpo e confira as dicas – ah! Esqueça o corpo das celebrities que ilustram as silhuetas e analise os modelos em questão, tá?

Busto grande

Fundamental são os decotes alongados, ou seja, invista em Vs ou Us. Também economize em efeitos (babados, plissados, bordados) e estampas na parte superior do corpo, já que qualquer volume tende a ampliar a silhueta. Sequinho! Esta é a palavra. Cintura marcadas são bem-vindas, assim como modelos soltinhos, em uma linha H, ao estilo t-shirt de luxo – a gente adora.

formaturabusto

Braços roliços

Eis uma questão que atormenta a mulherada. A melhor fórmula para disfarçar é mesmo esconder. Simples assim. Use mangas curtas, mangas falsas, mangas longas (vale até de renda ou transparente). O bacana é que, como as fotos confirmam, vestido com mangas são extremamente chiques.

formaturabraco

Quadril largo

Aplique a regra clássica: menos na parte de baixo, mais na de cima. Se for escolher uma calça, prefira as de corte reto ou pantalonas (chiquérrimas). No caso de vestidos e saias, os de modelagem levemente evasê, que abrem em direção à barra, e os de corte reto, que jamais afunilam nas coxas, são as melhores alternativas. Pense em tecidos mais rígidos e foscos. E brinque com detalhes na parte superior do corpo: estampas, volumes, detalhes preciosos. Opte por tons fechados.

formaturaquadril

Cheinhas

Se você está acima do peso e busca alongar a silhueta, pense em adotar todos os efeitos que alongam. Invista em decotes e recortes verticais, cortes secos, estampas de fundo escuro, tons fechados, tecidos lisos (sem texturas) e mais foscos. Vestidos em dois tons, principalmente claro e escuro, com linhas verticais, também são indicados porque proporcionam a impressão de afinar.

formaturachubby

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna