Inspire-se em looks com peças que deram mais liberdade e conforto para as mulheres

A gente pode contar a história das mulheres também pelas roupas que marcaram cada década. Selecionamos sete peças-chave que fizeram diferença para trazer mais liberdade, poder e conforto, com dicas para usar, abusar e inovar no look.

JEANS (foto acima)

Clássico, confortável e durável, o jeans surgiu como uma peça exclusivamente masculina. Modelos para mulheres começaram a aparecer nos anos 1930, mas ganharam destaque na II Guerra Mundial, quando várias delas precisaram encarar trabalhos mais pesados, nos postos deixados por quem partiu para o confronto. DICA: o combo jeans com jeans é sempre uma boa ideia. Vá de lavagem escura para conquistar o efeito mais atual ou misture com peças de tecido mais nobre e delicado.

SUTIà(foto acima)

A peça libertou as mulheres da ditadura do espartilho. Queimado pelas feministas anos depois, hoje celebramos sua existência e a opção de usá-lo ou não. Modelos como o célebre sutiã de cone usado por Madonna mostraram como uma mulher pode se assumir como uma persona sexual, com orgulho de suas formas e seus desejos e sem julgamentos. DICA: aparecendo sutilmente em peças mais decotadas é garantia de sucesso.

MINISSAIA

Criada pela estilista britânica Mary Quant, a peça foi um símbolo de rebeldia e liberação em meio à revolução sexual dos anos 1960. DICA: aposte no efeito envernizado, tons metalizados e vermelho,
a cor mais quente da temporada. Não tenha medo de apostar no sapato branco, uma tendência que pode te surpreender!

0X8A7198-1

Saia e jaqueta Juliana Sanmartin, top Muy Guappa e mule Vinci Shoes. Saia Juliana Sanmartin, suéter Skazi e bota Bottero

TERNINHO

A estilista Coco Chanel foi precursora, ao lado de nomes como Kim Novak e Marlene Dietrich, que exibiram a peça em momentos marcantes do cinema. Mas foi nos anos 1980, na onda do “power dressing”, que o terninho se consagrou. Com as mulheres ganhando espaço no mercado de trabalho, foi símbolo de poder, liberdade e sofisticação, sem perder a praticidade. Por uns anos caiu no ostracismo, considerado muito conservador, mas volta a brilhar. DICA: aposte em um modelo com paletó mais oversized para arrasar.

Calça e blazer Bianza e mule Zara. Calça e top Skazi e bota Verofatto

Calça e blazer Bianza e mule Zara. Calça e top Skazi e bota Verofatto

CALÇA COMPRIDA

Historicamente masculina, a peça foi adotada pelas mulheres no fim do século retrasado. Mas ficou popular mesmo partir dos anos 1920, quando Coco Chanel introduziu a calça em suas coleções e estrelas de Holywood, como Katherine Hepburn, aderiram. DICA: nesta estação, que tal um modelo com estampa xadrez? A padronagem promete ser o hit nos próximos meses.

Body e trench coat Muy Guappa, sapatilha Vinci Shoes, lenço (usado como cinto) e óculos vintage de acervo da stylist. Vestido wrap Muy Guappa, bota Bebecê, choker e óculos vintage de acervo da stylist

Body e trench coat Muy Guappa, sapatilha Vinci Shoes, lenço (usado como cinto) e óculos vintage de acervo da stylist. Vestido wrap Muy Guappa, bota Bebecê, choker e óculos vintage de acervo da stylist

TRENCH COAT

O gabardine foi criado para militares na II Guerra Mundial, mas ganhou seu status lendário ao ser usado por divas do cinema como Marlene Dietrich e Audrey Hepburn. Por ser elegante e combinar com looks do dia a dia e até uma saída noturna, funciona em estilos diversos, sem limitações de idade ou tipo físico.
DICA: para atualizar a peça-chave, mangas de couro e lenço usado como cinto garantem um efeito especial.

Direção e styling: Roberta Weber
Fotografia: Fernando Rezende
Modelos: Raissa Santos e Yasmin Strotkamp (Joy Model Management)
Beleza: Bianca Duarte
Assistente de moda: Erica Arrué
Assistente de fotografia: Pedro Heinrich

LOJAS QUE PARTICIPARAM DESTE EDITORIAL
Bebecê, Bottero, Juliana Sanmertin, Levis, Muy Guappa, Tissat, Vinci Shoes, Zara

Leia mais:
:: Estilo vintage: inspire-se em editorial com peças de brechó
:: Vista-se da cor da pele: editorial só em tons nudes traz inspirações para o verão
:: Editorial! Looks em PB são referências de luxo e elegância em qualquer estação

Leia mais
Comente

Hot no Donna