Lethicia Bronstein e Patrícia Bonaldi são destaque na moda festa

Estilistas ditam a moda e criam os vestidos mais desejados do momento

Carolina Dieckmann e Marina Ruy Barbosa com vestidos Lethicia Bronstein e modelos usando Patrícia Bonaldi
Carolina Dieckmann e Marina Ruy Barbosa com vestidos Lethicia Bronstein e modelos usando Patrícia Bonaldi Foto: Divulgação

As rendas de Lethicia Bronstein e os bordados de Patrícia Bonaldi vestem atrizes, cantoras e modelos, estampam revistas e sites e invadem araras de lojas de todo o Brasil. Os vestidos das estilistas se tornaram peças de desejo e colocaram as duas no posto de donas da moda festa no país. As agendas lotadas e os planos de expansão das marcas comprovam o bom momento: todas querem quer ser noivas, madrinhas ou formandas usando modelos delas.

Lethicia Bronstein é carioca, mas há cinco anos tem seu ateliê em São Paulo. Da mistura do jeito sexy de vestir do Rio de Janeiro com a sofisticação paulista surgiu o estilo que hoje é considerado sua marca registrada: os vestidos com transparências em renda para mostrar um pedaço do colo, das costas ou dos braços.

Já na entrada do ateliê, uma parede cheia de quadros com recortes de revistas mostra algumas das fãs deste estilo. A lista de clientes fiéis tem a apresentadora Sabrina Sato e as atrizes Deborah Secco, Fernanda Vasconcellos e Giovanna Ewbank. Carolina Dieckmann é outra que adora as criações de Lethicia. Foi ela que, no ano passado, durante o lançamento da novela Fina Estampa, usou um dos vestidos mais famosos da marca. O modelo preto, com rendas em toda lateral, arrancou suspiros.

- Uma das coisas mais difíceis de conseguir em moda é uma marca registrada. Eu adoro renda, e pesquisar tipos diferentes é uma paixão. Acredito que, se você trabalha com tecido de qualidade, o vestido será eterno no seu armário. Fico feliz que as pessoas reconheçam e até copiem o meu estilo – diz Lethicia.

Lethicia Bronstein também é querida por noivas, que ocupam a maior parte de sua agenda de trabalho. Os vestidos são criados do zero e empregam uma engenharia toda especial para ficarem perfeitamente ajustados, sem sair um centímetro do lugar. Muitas vezes, as noivas chegam ao ateliê acompanhadas de mães e madrinhas também em busca do vestido perfeito. Para as que pedem imediatamente a famosa transparência como foco do modelo, a estilista aconselha:

- A transparência precisa ser limitada ao que você pode mostrar. Usar rendas na lateral, costas e braço é para poucas. Uma mãe de noiva, por exemplo, pode usar a transparência no colo ou nas mangas. Fica lindo!

Se as rendas identificam Lethicia, os bordados marcam os modelos criados por Patrícia Bonaldi. Um único vestido pode demorar até 180 dias para ficar pronto. É um trabalho tão artesanal que ela criou uma escola de bordadeiras para qualificar a mão de obra e abrir mais empregos na sua cidade, Uberlândia, Minas Gerais. Patrícia voa alto na moda e recentemente deixou de vender seus vestidos apenas em lojas multimarcas. A primeira loja própria foi inaugurada no final do ano passado nos Jardins, em São Paulo. Peças da coleção de verão foram parar nas araras da Harrods, famosa loja de departamentos de Londres.

- Aumentamos a produção, mas sempre dentro de um limite. Quem compra uma roupa de festa não quer ver outra pessoal igual no mesmo evento – brinca.

As embaixatrizes de Patrícia Bonaldi são celebridades, mas não da tevê ou cinema. Ela contratou blogueiras como modelos de sua segunda marca de roupas, a PatBo. Lalá Noleto, Thássia Naves e Camila Coutinho são as estrelas da internet escolhidas para representar uma coleção jovem, mas que mantém o mesmo cuidado e requinte da linha original.

- As blogueiras têm maior identificação com o público. A celebridade tem status, mas a blogueira realmente define vendas – aposta Patrícia.

Assim como Patrícia, Lethicia se prepara para lançar uma segunda marca e vender em todo o Brasil. Assim como Lethicia, Patrícia começa a se dedicar mais às noivas e prepara para agosto o lançamento de sua primeira coleção exclusiva para quem vai casar. Acostumadas a trabalhar para montar visuais glamourosos, elas deixam abaixo algumas dicas para quem tem festas marcadas na agenda.

O look perfeito, por Lethicia Bronstein

Preocupe-se com o todo. Um belo vestido, sozinho, não basta. Acessórios, penteado e maquiagem devem estar de acordo com a roupa.

- Já aconteceu de uma atriz trocar o sapato que foi indicado. As pessoas às vezes nem reparam, mas o estilista sabe que com outro sapato o visual teria ficado ainda melhor.

No que apostar, por Patrícia Bonaldi

Gosto de vestidos com cintura mais alta e da combinação de saia e blusa para festas.

- O vestido não pode ser uniforme, algo usado apenas em um estilo de evento. Ele precisa ser versátil e dar a opção de jogar uma jaqueta por cima e ir com ele a outro tipo de festa.

13408992

Restam apenas ingressos para a pista no show da Madonna

Matéria anterior
13403617

Baixe o volume: som alto demais prejudica a audição

Próxima Matéria