Livro “Socorro! Com que roupa eu vou?”, de Mauren Motta, ajuda na escolha do look para qualquer ocasião

Foto: Bruno Alencastro
Foto: Bruno Alencastro

A moda está cada dia mais democrática. Regras sobre como combinar a bolsa com o sapato, por exemplo, já caíram por terra faz tempo. Mas há ocasiões em que nem a mais segura das fashionistas fica imune a dúvidas: afinal, o que eu uso quando o convite de uma festa diz “passeio completo”? Ou para o casamento black tie? Foi para responder a perguntas como essas que a jornalista Mauren Motta lança Socorro! Com que Roupa Eu Vou?, um guia ilustrado com mais de 1,5 mil imagens de peças e looks para se inspirar na hora daquele evento especial.

– Embora a internet tenha virado uma fonte de pesquisa, acaba confundindo. Cada um tem seu estilo, mas é impactado por muita coisa. A minha ideia foi fazer uma coletânea que pudesse orientar sem fugir da linguagem contemporânea, mais visual – explica Mauren. – A grande questão da democratização da moda é que agora meio que tudo pode, e as pessoas ficam perdidas. Também pensamos em como variar o que já se tem no armário e não se sabe como usar.

Foto: Bruno Alencastro

Foto: Bruno Alencastro

Para além da bagagem fashion que acumulou ao longo de duas décadas no jornalismo de moda – e que traduz nas páginas do guia –, Mauren convidou também alguns dos amigos da área para dar seus pitacos. A apresentação é assinada por ninguém menos do que Costanza Pascolato, e o livro ainda traz depoimentos do estilista Alexandre Herchcovitch, da diretora de redação da Elle Brasil, Susana Barbosa, da editora de moda Maria Prata e de bloggers como Helena Bordon.

Ao longo de 162 páginas, você encontra dicas sobre o que usar em cada ocasião – o que pode em um coquetel ou uma formatura, por exemplo – e o que significa cada termo rebuscado de dress code. Mauren também aborda o poder transformador de um acessório bacana no look, capaz de dar uma nova cara àquele pretinho básico. Longe de ditar regras, o livro ainda ajuda você a entender que modelos vestem melhor o seu tipo de corpo – incluindo um capítulo dedicado à moda plus size. Para os homens, há sugestões na hora de escolher sapato social, gravatas e lenços, além de depoimentos de nomes como o blogueiro Kadu Dantas e o editor executivo do portal Chic, de Gloria Kalil, André do Val.

Foto: Bruno Alencastro

Foto: Joana Carolina

Socorro! Com que Roupa Eu Vou? acaba de ser lançado na São Paulo Fashion Week, que rola ate sexta-feira. Ainda estão previstas sessões de autógrafos em Minas Gerais, no Minas Trend Preview, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre – esta deve ocorrer na segunda quinzena de abril.

3 dúvidas fashion para Mauren Motta escolhendo o look

♦ Como ter roupa para todas as ocasiões sem gastar muito?

Aposto muito nos acessórios. Também levo em conta o que eu já tenho no armário quando compro algo novo, para ver as combinações possíveis. Uso muita echarpe, casacos que posso jogar por cima e mudar o visual. O vestido básico vai ser um modelo em crepe mais leve, que posso usar tanto no inverno quanto no verão.

♦ Para quem quer sair do vestido clássico, o que usar?

Gosto muito de macacão, uma peça bem bacana e sofisticada, que dá para jogar com muita coisa. Calças também são interessantes. Agora vem a tendência de paetê, que é uma compra certeira para festa. Em qualquer horário, um casaqueto de paetê vai mudar um vestido mais liso.

♦ O que você considera uma mulher elegante e bem-vestida?

Quando ela é segura. Tem mais a ver com como ela leva bem a roupa do que com a roupa que usa. Tem a ver com como você conduz isso. A gente nota que a pessoa está à vontade pelo jeito que ela anda e se expressa. Às vezes, mesmo montada em grifes, não está bem.

CAPAALTA

SOCORRO! COM QUE ROUPA EU VOU?

O livro custa R$ 49,90 e está à venda no site socorrocomqueroupa euvou.com.br

Escolhendo o look

No que prestar atenção na hora de se vestir para uma festa: 

♦ Cores e modelos para você

Não é regra, mas vale ficar de olho na paleta de cores para entender a que melhor fica na sua pele. O mesmo vale para vestidos: decote em V, por exemplo, favorece quem tem mais busto.

♦ Olho no convite

Além de ficar atenta ao dress code que o convite informa, o local do evento também ajuda você a entender o ambiente onde vai estar. Salto agulha em um sítio, por exemplo, não combina.

♦ Modismos? Nem sempre

É bacana estar por dentro das tendências, mas evite usar algo que não a deixe confortável só porque está na moda. O principal é você se sentir bem com o que está vestindo.

♦ O sapato certo é fundamental

Além de combinar com o visual – sem necessariamente ser da mesma cor da roupa -, precisa ser confortável. “Um sapato errado pode acabar com a festa mais cedo para você”, alerta Mauren.

Foto: Joana Carolina

Leia mais
:: Scarpin colorido: saiba como combinar o sapato em diferentes tipos de looks
:: 5 tendências do verão que você vai continuar usando no inverno
:: Camisa romântica: três combos com a peça que é puro glamour
:: #DonnaIndica: o veludo voltou com tudo em botas, sapatos e tênis

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna