“Não vou fingir que todo mundo que conheço é branquinho e sem bunda”, diz Emicida sobre diversidade em desfile de sua marca

Fotos: Agência Fotosite
Fotos: Agência Fotosite

Há três temporadas, Emicida e o irmão, Evandro Fióti, sacudiram as estruturas da São Paulo Fashion Week com um desfile que, como nunca, celebrou a diversidade. Pela primeira vez, uma modelo plus size subiu na passarela do maior evento de moda do país: Bia Gremion, então com 19 anos, vestia manequim 60. O casting ainda destacava os modelos negros, como nunca antes havia se visto na semana de moda. Era o início da revolução da representatividade, que a marca só reforça a cada seis meses.

Emicida

Emicida

Nesta terça-feira, a Laboratório Fantasma – ou Lab, como a grife dos irmãos foi apelidada – foi, mais uma vez, o desfile mais aplaudido até agora. Não à toa: depois de falar sobre passado e herança, a grife agora finca o discurso na liberdade. Para apresentar a coleção Avuá, Emicida e Fióti convidaram nomes como a funkeira MC Carol e a cantora pop Iza – além de um casting, como já é costume, que representa de verdade quem está nas ruas. Teve (muitos) negros, teve cabelo crespo, teve trança, teve gordo, teve careca. Teve gente de verdade. E é por isso que não há como não se emocionar.

Tudo sobre a #SPFWn44
:: Primeiro dia começa com desfile de 30 anos da Iódice
:: Os nossos looks preferidos do segundo dia de desfiles
:: #DonnaNaSPFW: veja tudo o que rola nas nossas redes sociais

Fióti

Fióti

Pouco antes do desfile começar, Donna encontrou com Emicida no backstage. No nosso papo, tópicos como a nova função do rapper na marca – sem João Pimenta, ele agora assume a direção criativa -, representatividade e a inspiração para a temporada. Confira:

Diretor criativo, mas em equipe

“Eu assumi a direção criativa, mas na Laboratório Fantasma a gente sempre teve uma criação coletiva. Não sei se é tão justo eu ser chamado de diretor criativo. Isso é um dilema. As pessoas fizeram uma eleição para definir quem seria e eu ganhei. Porém, olho para essas peças e vejo todo mundo nelas, porque todo mundo colaborou. Então eu acho injusto. Fico lisonjeado, porém é uma construção de todo mundo. A Laboratório Fantasma é um sonho de todo mundo, não é um sonho do Emicida. É o sonho de quem se identifica com a Laboratório, e é isso que a gente está fazendo. Ok. sou o diretor criativo, e isso traz uma responsabilidade. Eu amei desenhar as peças. Mas se eu não falar da Dani (Daniela Gabriel, gerente de confecção), da Marina (Marina Santa Helena, coordenadora da coleção), do Juventil (Andre Juventil, diretor de arte e ilustrador) … Do Paulo Martinez (stylist do desfile)! Se eu não falar destas pessoas que sentaram junto comigo, que a gente varou algumas madrugadas rabiscando peças… Não vamos mexer nessa manga aqui? Vamos de que tamanho até que tamanho? Não foram reflexões que eu defini sozinho. Eu sugeri coisas, eles sugeriram coisas, a gente encontrou um caminho que seria o melhor. Eu entro como diretor criativo nesse momento, mas eu acredito que essa construção foi muito mais coletiva, e é isso que está me deixando empolgado.”

LAB_n44_0006

A terceira coleção traz…

Leveza! Eu acho que o conforto é tudo. Tipo salto alto. Eu odeio salto alto! Não entendo salto alto. Plasticamente falando é elegante, mas no dia a dia é uma tortura que se coloca nos pés das meninas. Eu não quero fazer um salto alto, sacou? Eu quero que as pessoas usem roupas em que se sintam grandes, e não pequenos. Quero que as pessoas se sintam livres na roupa, e não presas. Hip hop é sobre conforto. Sobre conforto dentro de uma peça. Sobre conforto dentro de um lugar. É sobre conforto em um planeta que insiste em fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis. Talvez o que eu esteja fazendo aqui é criar uma bolha, um pique do conforto.

Veja todos os looks da coleção Avuá

 

Representatividade

Conheço várias minas foda, vários gays foda, vários gordos foda, vários pretos foda. Não vou entrar ali e fingir que todo mundo que eu conheço é branquinho e sem bunda. (risos)

LAB_n44_0008

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna